Telefonia
Publicidade
Por , para o TechTudo


VoLTE é um ícone que pode ser visto na parte superior da tela do celular, ao lado do Wi-Fi, por usuários de Android e iPhone (iOS). Este sinal mostra que o recurso de “Voz HD” está ativo durante as ligações efetuadas no smartphone. Ou seja, é possível realizar chamadas utilizando dados móveis com tecnologia 4G, que tem o triplo de qualidade se comparada ao 3G. A tecnologia VoLTE também permite que o cliente possa utilizar o serviço de Internet em outras operações, como navegação nas redes sociais, enquanto o usuário está na chamada — algo que não era possível nas gerações anteriores.

A função também não deve gastar o pacote de dados do usuário durante a ligação, sendo cobrada apenas a tarifa comum das chamadas tradicionais. Para usufruir da experiência de voz superior, basta ter um celular compatível com a tecnologia 4G/LTE e com suporte da fabricante e operadora telefônica. O usuário também deve ativar o recurso manualmente nas configurações de rede do smartphone. Nas linhas seguintes, o TechTudo reúne tudo que você precisa saber sobre o VoLTE no celular.

Homem durante ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Homem durante ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Como melhorar a velocidade da internet de casa? Participe da conversa no Fórum TechTudo

O que significa VoLTE?

VoLTE é uma abreviação do termo em inglês “voice over long-term evolution” ou “voice over LTE” ("ligação de evolução de longo prazo", em tradução direta para o português). Trata-se de um tipo de chamada que pode ser feita utilizando a rede de dados 4G.

Anteriormente, quando se tratava de chamadas, o telefone trocava automaticamente para o sistema de dados móveis 3G ou 2G, o que poderia causar um atraso na ligação. Porém, a nova tecnologia se destaca pela velocidade e qualidade da voz do usuário, visto que ela oferece até três vezes mais capacidade que o 3G e até seis vezes mais que o 2G.

Homem fazendo ligação no Galaxy M34 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Homem fazendo ligação no Galaxy M34 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Outro benefício é o fato de a chamada não consumir todos os dados móveis do celular, sendo possível navegar na Internet enquanto se fala ao telefone. Isso não era possível utilizando as redes 3G ou 2G, nas quais tais operações não podiam ser realizadas simultaneamente. Por exemplo, durante uma ligação usando os sistemas de Internet móveis mais antigos, qualquer mensagem de texto só chegaria depois que a chamada fosse finalizada. Na rede 4G LTE, os dados funcionam simultaneamente.

Como funcionam as chamadas VoLTE?

Para realizar uma chamada VoLTE, é necessário primeiramente possuir um telefone compatível com a tecnologia 4G/LTE. Isso não deve ser um problema para os modelos mais novos, que conseguem acessar até mesmo o 5G, mas pode ser uma limitação para os aparelhos mais antigos. Além disso, é recomendado que o dispositivo esteja rodando a atualização de software mais recente e que o sistema não seja modificado. Ou seja, as configurações do celular devem estar conforme as de fábrica, fornecidas pela fabricante.

O usuário também deve conferir se a fabricante e a operadora telefônica do cartão SIM utilizado oferecem suporte para o modelo do seu celular. A compatibilidade pode ser checada na ficha técnica do smartphone e no site oficial da operadora. Para além disso, o recurso VoLTE deve ser habilitado manualmente nas configurações do celular, e ambos os telefones precisam ativar o recurso para a melhoria na qualidade de áudio.

Mulher fazendo ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Mulher fazendo ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Vale ressaltar também que, ao realizar a chamada utilizando LTE, o aparelho não vai utilizar dados extras do pacote de Internet. O usuário deve pagar pelo serviço de chamada de voz, ou seja, pelos minutos da ligação, e não pelos dados que usou. As ligações VoLTE geralmente são cobradas pela mesma tarifa que outras chamadas.

Benefícios das chamadas VoLTE

Os maiores benefícios das chamadas VoLTE estão relacionados à qualidade do áudio da ligação e à conexão mais rápida. Com o recurso habilitado, a comunicação acontece com alta qualidade de voz e ruído de fundo reduzido. Isso fez com que algumas operadoras telefônicas também comercializassem o VoLTE como “Voz HD” ou “Chamada 4G”. Além disso, também é possível utilizar os dados móveis em outras operações, como navegação e tethering, enquanto se fala ao telefone.

Vale lembrar que a voz dos usuários só deve ficar em alta definição se os dois aparelhos envolvidos na ligação estiverem com o VoLTE ativado. Somado a isso, a função também promete melhorar serviços de telecomunicações para consumidores, empresas, empresas e indústrias, visto que abrange um público maior. Isso acontece porque, para ligar para alguns países como os Estados Unidos, o recurso deve estar ativo.

Mulher em ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Mulher em ligação no iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Como ativar e desativar o VoLTE

Para ativar o padrão de comunicação VoLTE, é necessário habilitar uma configuração específica no celular. Para os usuários do sistema operacional Android, basta entrar em “Configurações” e escolher a opção “Conexões”. Na aba, role até “Redes móveis” e, em seguida, habilite o botão “Chamadas VoLTE SIM 1”.

No iPhone (iOS), entre nas configurações, toque em “Celular” e escolha o menu “Opções de dados móveis”. Por fim, selecione “Ativar LTE” e toque na opção “Voz e dados”. Em ambos os casos, um ícone VoLTE deve aparecer na parte superior da tela quando o recurso estiver ativado.

Com informações de TechFinitive, Sony, Claro , Vivo e Ericson

🎥 Veja também como ativar o chip de qualquer operadora!

Como cadastrar e ativar chip novo da TIM, Vivo e Claro? Veja tutorial

Como cadastrar e ativar chip novo da TIM, Vivo e Claro? Veja tutorial

Mais recente Próxima Vivo fora do ar hoje? Clientes da operadora relatam ausência de sinal
Mais do TechTudo