Grandes vazamentos acontecem no mundo dos games, revelando antes da hora conteúdos muito aguardados pelos fãs. Foi o caso de GTA 6 e Wolverine, por exemplo, títulos com leaks recentes que acabaram adiantando algumas informações preciosas de produção. Outros games também foram alvo desses vazamentos, como Fallout 4 e The Last of Us 2, com vídeos, dados e até detalhes completos da história disponibilizados na Internet antes da hora. Em alguns casos há indícios de hacks, enquanto outros acontecem por puro descuido de alguma parte envolvida. Pensando nisso, o TechTudo separou os oito maiores vazamentos recentes da indústria dos games.
👉 GTA 6: o que esperar do próximo capítulo? Opine no Fórum do TechTudo
1. GTA 6
GTA 6 ainda nem foi lançado, mas seus vazamentos são constantes. Em setembro de 2022, diversos elementos de jogabilidade foram divulgados por um hacker, incluindo vídeos de gameplay. Este tipo de vazamento entregou que o jogo seria protagonizado também por uma mulher, algo que vimos confirmado pouco mais de um ano depois.
Com GTA 6, várias outras informações foram divulgadas antes da hora também por conta de rumores que partiram de partes internas da produtora Rockstar. Recentemente, uma conta no X, antigo Twitter, informou ainda que o servidor da empresa foi atualizado com dados futuros, o que indica que teremos mais do game em breve.
2. Fallout 4
O site Kotaku foi o responsável por divulgar as primeiras informações de Fallout 4, bem antes de ser lançado. Foi o site que relatou, por exemplo, que o jogo se passaria em Boston, pela primeira vez. Isso fez com que a Bethesda incluísse o site em uma espécie de “blacklist”, uma lista de “sites não recomendados” para divulgação de informações ou lançamentos futuros.
Os primeiros rumores começaram em 2013, mas em 2015 o Kotaku recebeu um documento com vídeos e detalhes da jogabilidade "confirmando" as informações. Os textos originais ainda estão no ar até hoje, mas vídeos e imagens foram removidas por conta da confusão.
3. Xbox e Activision Blizzard
A compra da Activision Blizzard pela Microsoft levou 20 meses para ser concluída. Somente em outubro de 2023 ela foi formalizada. Porém, este processo levou a uma série de vazamentos por conta de documentos apresentados em tribunais que avalariam a aquisição. Informações sobre planos futuros da Microsoft e suas plataformas estavam disponíveis.
Detalhes sobre planos para o Xbox Game Pass, títulos exclusivos e planos da Microsoft de lançar uma loja mobile estavam presentes nos documentos. Os vazamentos, neste caso, não foram tão graves e com consequências inesperadas, mas ainda tivemos informações que podem ser sensíveis perante o mercado.
4. Wolverine e Insomniac Games
Esse talvez seja o caso mais grave e lamentável de toda a lista. No final de 2023 a Insomniac Games foi alvo de um grande ataque hacker, que roubou dados de jogos futuros por mais de 10 anos, incluindo o título do Wolverine, já anunciado, além de outros que ainda não haviam sido mencionados, como Venom e X-Men.
O roubo incluiu até mesmo partes completas de jogabilidade em vídeo de Wolverine, detalhando lutas, exploração, controles, entre outros. Foi a partir deste vazamento que hackers obtiveram acesso a uma versão PC de Spider-Man 2, nunca anunciada – o que rendeu a adaptação do jogo para computadores, de forma não-oficial.
5. The Last of Us Part 2
The Last of Us 2 foi alvo de um imenso vazamento de dados em 2020. O jogo já estava anunciado e em produção, mas vários detalhes da história foram publicados na Internet na época, deixando os fãs apreensivos sobre o futuro de alguns personagens.
Os vazamentos revelaram o destino trágico de Joel e a evolução de Ellie, por exemplo, no segundo título da saga. As informações davam conta de que o vazamento se deu por um ex-funcionário que estava descontente com alguns rumos que a produtora Naughty Dog havia tomado com a produção.
Em 2011, uma versão completa e jogável de Gears of War 3 caiu na Internet. A produtora na época, Epic Games, emitiu um comunicado informando que a versão era completa e estava disponível em sites de Torrent, mas alertou aos fãs que haviam alguns riscos de segurança.
A versão vazada acompanhava a campanha completa e algumas opções de multiplayer, mas extremamente "bugada", segundo a Epic. O vazamento se deu por razões desconhecidas, mas deixou alguns fãs conheceram o game antes de seu lançamento, que viria meses depois, no mesmo ano.
7. CD Projekt Red
Em 2021 a produtora CD Projekt Red, de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, sofreu um ataque hacker que roubou diversos dados de seus servidores, incluindo versões completas e decodificadas dos jogos mais populares, além de planos futuros.
Os invasores obtiveram os códigos completos de The Witcher 3, Cyberpunk 2077 e do game de cartas Gwent. Os hackers também pediram dinheiro pelo resgate dos dados, mas a produtora colaborou com as autoridades para encontrar os responsáveis.
8. Half-Life 2
Esse é um caso mais antigo, pois data do início dos anos 2000. Poucos dias antes do lançamento de Half-Life 2, um hacker alemão invadiu os servidores da Valve e roubou uma cópia do jogo que estava armazenada.
O mais curioso é que o hacker se sentiu mal pelo ato e, pouco tempo depois, enviou um e-mail para o diretor do Steam e presidente da Valve, Gabe Nwell, pedindo desculpas e uma vaga de emprego na empresa. É dito que o culpado nunca foi preso ou oficialmente responsabilizado pelo caso.
Com informações de Inside-Gaming, HumbleBundle
GTA 6: saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game