Internet
Publicidade
Por , para o TechTudo


Um youtuber decidiu criar seu “clone” usando uma impressora 3D e viralizou na web. Em uma sequência de vídeos publicados no seu canal do YouTube em julho deste ano, Ivan Miranda gravou toda a estruturação da impressora, onde ele produziu algumas peças do zero e fez várias adaptações para que a cópia, em tamanho real e rica em detalhes, ficasse pronta.

Até o momento, os conteúdos postados por Ivan acumulam mais de 550 mil visualizações e cerca de 25 mil curtidas. A seguir, veja mais detalhes sobre o experimento inusitado e entenda como ele criou uma cópia de si usando os recursos da impressora 3D.

Ivan Miranda, criador de conteúdo, desenvolveu uma cópia de si mesmo usando uma impressora 3D; veja — Foto: Reprodução/YouTube
Ivan Miranda, criador de conteúdo, desenvolveu uma cópia de si mesmo usando uma impressora 3D; veja — Foto: Reprodução/YouTube

Quem deixou de utilizar impressora? Participe no Fórum do TechTudo

A impressora 3D criada por Ivan tem uma altura de 2,2 metros e um volume total de impressão de cerca de 2,5m³. Para concluir o seu projeto, ele usou vigas de alumínio e algumas peças projetadas com a ajuda de outras impressoras do mesmo tipo. Foram utilizadas 4.375 camadas e a impressão levou 76 horas. Ao todo, o processo durou 108 horas para ficar pronto.

O criador de conteúdo também relatou cinco falhas, sendo duas delas críticas. O problema mais perceptível parece ter acontecido na altura da cintura do protótipo. Isso porque um defeito no eixo do motor causou um erro na impressão de uma das camadas — o que atrasou o projeto, já que Ivan precisou de algumas horas para consertá-lo.

Ivan conseguiu criar um clone de si mesmo com uma impressora 3D; confira detalhes — Foto: Reprodução/YouTube
Ivan conseguiu criar um clone de si mesmo com uma impressora 3D; confira detalhes — Foto: Reprodução/YouTube

Vale destacar que outras falhas na impressão também resultaram em espaços sem filamento. No entanto, o fato ocorreu porque ele tentou agilizar o processo. Demais falhas foram corrigidas após o homem aumentar o tempo de impressão quando a impressora atingiu a altura do peito do seu “clone”.

O mais impressionante na cópia em 3D são os detalhes: o movimento da blusa, as particularidades no tênis e as dimensões com profundidades em seu rosto. De acordo com ele, sua cópia ficou com 1,75 m de altura — comprimento similar ao seu — e cerca de 6,2 kg. O youtuber afirmou que esse foi o seu maior projeto até o momento e que ele acredita ter a maior impressora caseira do mundo.

Com informações de YouTube (1/2)

Veja também: como funciona uma impressora 3D

Veja como funciona uma impressora 3D

Veja como funciona uma impressora 3D

Mais recente Próxima Transfermarkt: como ver estatísticas de times e jogadores de futebol
Mais do TechTudo