A Xiaomi anunciou o lançamento do carro elétrico SU7 na última sexta-feira (29) O modelo vem com o sistema operacional HyperOS, o mesmo dos celulares e tablets da marca, e chega para concorrer com outras gigantes do segmento como BYD e Tesla. Seu preço inicial sugerido é de 215.900 Yuan, cerca de R$ 150.968 — de acordo com a conversão direta da moeda chinesa, sem os impostos.
Em termos de tecnologia de ponta, o veículo é equipado com console central com tela de 16,1 polegadas de tamanho e 3K de resolução. Além disso, o carro tem integração total com os dispositivos mobile da marca, criando o que eles chamam de “ecossistema”. Para que isto tudo funcione, o carro tem um processador Snapdragon 8295 da Qualcomm com capacidade de inteligência artificial (IA). Confira, a seguir, mais detalhes sobre o Xiaomi SU7.
Xiaomi lança carro elétrico com sistema de celular; veja o vídeo #viral
📝 Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Veja no Fórum TechTudo
De acordo com a divulgação oficial, a interação do usuário com a “cabine inteligente” do veículo é similar à utilização dos tablets da marca que já possuem o HyperOS, o que tende a facilitar o aprendizado e o aproveitamento dos recursos. O sistema também dá suporte ao CarPlay da Apple com direito a apoio para iPad.
Assim como os automóveis da Tesla, o Xiaomi SU7 também tem capacidade de direção autônoma. Para isso, conta com dois chips Nvidia Orin com IA, sensores para percepção de obstáculos, além de 11 câmeras de alta definição e radares, que podem ajudar também no mapeamento das estradas e estacionamento.
O Xiaomi SU7 é um sedan esportivo completo, com proposta ecológica e design muito similar à um veículo da marca Porsche. Inclusive, o carro tem um preço menor do que o Tesla Model 3, o modelo mais barato da montadora de Elon Musk, que é vendido na China pelo preço sugerido a partir de 245.900 Yuan (R$ 172.220).
Segundo a declaração do CEO da Xiaomi, Lei Jun, durante a apresentação oficial, o veículo elétrico inteligente recebeu mais de 50 mil pedidos nos primeiros 27 minutos da abertura de pré-venda. Porém, não há qualquer previsão de lançamento no Brasil.