Apps
Publicidade
Por e , para TechTudo

O aplicativo WhatsApp mudou de cor e atualizou a interface. Nesta quinta-feira (9), a Meta anunciou que está fazendo ajustes na aparência da plataforma para torná-la mais “moderna, funcional e acessível”. Algumas alterações já ocorrem gradualmente desde fevereiro para alguns usuários, como a mudança da cor, que deu o que falar. O app, predominante verde no Android, se tornou branco. Já no iPhone (iOS), os detalhes azuis ganharam o tom de verde. Havia expectativa para a empresa compartilhar um comunicado oficial com todas as novidades, o que ocorreu nesta semana. A seguir, confira as mudanças no modo escuro, nos botões e na navegação no app.

Mudanças de design do WhatsApp através dos anos. — Foto: Reprodução/WhatsApp
Mudanças de design do WhatsApp através dos anos. — Foto: Reprodução/WhatsApp

O WhatsApp adicionou novas funções e alterou o layout de dispositivos Android. O modo escuro está mais escuro para tornar a leitura mais fácil e confortável, e o modo claro ficou mais claro. Além disso, o tom de verde, marca registrada do app, também foi alterado com intuito de dar mais atenção às áreas mais importantes da tela.

Modo escuro ganhou um tom mais escuro na atualização do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp
Modo escuro ganhou um tom mais escuro na atualização do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

Os ícones e botões no Android tiveram os formatos e cores alterados. Algumas seções do app e os espaçamentos foram aumentados. Também houve mudanças na posição das abas de navegação, para facilitar o acesso. Elas ficavam na parte superior e agora estão na parte inferior da tela.

WhatsApp muda de cor e ganha  mais detalhes em branco  e preto no Android — Foto: Reprodução/TechTudo
WhatsApp muda de cor e ganha mais detalhes em branco e preto no Android — Foto: Reprodução/TechTudo

Já nos dispositivos iPhone (iOS), as cores foram as mudanças mais significativas e perceptíveis. O tom azul, que era predominante, se tornou verde, para ficar mais próximo da cor da marca. Alterações no modo em que as cores são usadas também foram feitas, com o intuito de auxiliar o usuário a focar mais nas áreas importantes da tela. Os ícones e botões também tiveram mudanças de cores e formatos, bem como os espaçamentos aumentados em algumas seções. A barra de pesquisa foi fixada na parte de cima da aba “Conversas”.

WhatsApp para iOS prioriza paleta em tons verdes da marca — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp para iOS prioriza paleta em tons verdes da marca — Foto: Divulgação/WhatsApp

“Consideramos mais de 35 opções de cores diferentes, alinhando-nos com o icônico verde do WhatsApp e optando por uma paleta que permite combinações harmoniosas de cores em todo o aplicativo. Também aumentamos o uso de cores neutras, o que nos permite ser mais seletivos sobre onde e como o verde é usado”, informou a empresa em comunicado.

Enviar fotos e vídeos no iOS também deve ficar mais fácil com um novo layout de anexo. Em vez de um menu em tela cheia, agora há uma bandeja expansível que permite ver os recursos com mais clareza antes de enviar arquivos e fazer enquetes, por exemplo.

O mensageiro mudou até o plano de fundo padrão das conversas no aplicativo, chamado doodle. A ilustração é composta por diversos ícones como casa, celular, música e calendário. A equipe do mensageiro disse ter revisado cada imagem e "explorou novas opções de estilo simples e que representavam melhor um conjunto diversificado de pessoas e objetos”.

Design do WhatsApp prioriza cores neuras no Android e iOS — Foto: Divulgação/TechTudo
Design do WhatsApp prioriza cores neuras no Android e iOS — Foto: Divulgação/TechTudo

A nova aparência inclui uma função anunciada recentemente pelo mensageiro: os filtros de conversas. No topo da tela, haverá três opções: Todas, Não lidas e Grupos. Os filtros podem ser selecionados com apenas um toque e o usuário encontra conversas mais rapidamente na caixa de entrada. A barra que permite integração com inteligência artificial também deve ser adicionada ao design quando a ferramenta estiver disponível no Brasil.

Vale lembrar que essas mudanças não são opcionais. Com o passar do tempo, serão implementadas para todos os usuários do WhatsApp. A liberação das atualizações é feita gradualmente e nem todos os usuários já possuem as alterações nos seus aplicativos. Por esse motivo, a Meta recomenda que os usuários mantenham o mensageiro sempre atualizado.

Com informações de WhatsApp ( 1 e 2 )e TechCrunch.

Veja também: Como ver mensagens apagadas no WhatsApp sem usar outro app?

Como ver mensagens apagadas no WhatsApp sem usar outro app?

Como ver mensagens apagadas no WhatsApp sem usar outro app?

Mais recente Próxima 6 aplicativos para fazer planta de casas grátis online pelo celular
Mais do TechTudo