Jogos de raciocínio
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Viewfinder é um jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa que chama muita atenção por suas mecânicas de transformação do mundo por fotos e perspectiva. Os usuários precisam pensar fora da caixa para superar as fases, semelhante a jogos como Portal, Superliminal e Monument Valley, enquanto desvendam uma profunda história. O game é desenvolvido pela Sad Owl Studios e publicado pela Thunderful Publishing, com data de lançamento prevista para o dia 18 de julho para PlayStation 5 (PS5) e PC (via Steam). Uma demo está disponível para experimentar o game antes de comprar.

Em Viewfinder jogadores podem alterara a realidade e trazer fotos à vida para explorar locais e desvendar um grande mistério — Foto: Reprodução/Steam
Em Viewfinder jogadores podem alterara a realidade e trazer fotos à vida para explorar locais e desvendar um grande mistério — Foto: Reprodução/Steam

👉 Como melhorar desempenho dos jogos no PC? Descubra no Fórum do TechTudo

História de Viewfinder

Viewfinder se passa dentro de um simulador, uma tecnologia antiga criada por um grupo de cientistas que não estão mais por perto, mas pretendiam mudar o mundo com seu projeto. O jogador explora esta simulação em busca de respostas, enquanto é acompanhado do laboratório por sua colega Jessie e, no simulador, por uma inteligência artificial em forma de gato chamada Cait. Durante a jornada, será possível conhecer mundos criados pelos cientistas Mirren, Hiraya, Chi Leung e Aheron, cada qual com suas características e histórias gravadas em mensagens deixadas pelas fases.

Viewfinder desafia os usuários a pensarem fora da caixa transformando fotos 2D em caminhos 3D — Foto: Reprodução/Steam
Viewfinder desafia os usuários a pensarem fora da caixa transformando fotos 2D em caminhos 3D — Foto: Reprodução/Steam

Gameplay de Viewfinder

Em Viewfinder, o jogador pode explorar pequenas áreas 3D, as quais normalmente contêm fotos em algum lugar. De posse dessas imagens, o usuário pode segurá-las na altura de sua visão e então fundi-las com o mundo real, criando novas áreas e tornando possível entrar nos locais mostrados. É possível obter itens dentro destes universos criados, como baterias, ou acessar teletransportadores.

Algumas fotos podem ser também rotacionadas e usadas como plataformas ou escadas para acessar outras áreas. Durante o game, são introduzidas novas mecânicas, como tirar cópias das fotos em uma fotocopiadora, até que o usuário recebe também sua própria câmera estilo Polaroid para resolver os quebra-cabeças, mas com um número limitado de fotos. Se em algum momento o personagem cair dos limites do mundo ou sentir que tomou uma decisão errada na hora de usar as fotos, há um botão para rebobinar a ação até o momento que desejar e tentar de novo.

Requisitos mínimos de Viewfinder

Viewfinder é um jogo bastante leve. Talvez por isso os requisitos mínimos oferecidos pela Sad Owl Studios e Thunderful Publishing não sejam muito completos. Apenas é listado que o jogador deve ter um sistema operacional 64 Bits e 8 GB de espaço disponível. Com base na demo do game já lançada, no entanto, foi possível fazer uma medida de "benchmark" para descobrir os requisitos mínimos, que são bem baixos.

Viewfinder - Requisitos mínimos

Requisitos mínimos
Sistema operacional: Windows 10 (64 Bits)
Processador: Intel Core 2 Duo E8400
Memória RAM: 4 GB
Placa de Video: Geforce 510 ou integrada
Armazenamento: 8 GB de espaço disponível

🎥 Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos

Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos

Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos

Mais recente Próxima Ghost Trick e Story of Seasons são destaques nos lançamentos da semana
Mais do TechTudo