Os filmes sobre gastronomia são sempre uma boa pedida para cinéfilos com fome de boas produções. Diversos títulos da temática estão presentes em streamings como Netflix, Star+ e Max (antiga HBO Max), que sempre têm opções para aqueles que desejam experimentar algo diferente. Títulos como O Menu (2022), Pegando Fogo (2015) e Tomates Verdes Fritos (1991) são excelentes pedidas para quem não abre mão de novas sugestões.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 10 filmes sobre gastronomia que prometem dar água na bola. Vale lembrar ainda que o critério de seleção levou em conta a performance das obras nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes. A seguir, confira mais detalhes de alguns dos melhores filmes gastronômicos para deleitar seus olhos (e seu estômago também!).
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes 10 filmes sobre gastronomia:
1. O Menu (2022)
A entrada dessa lista não poderia ter outra opção que não fosse O Menu. Disponível no Star+, o longa de terror refinado tem direção de Mark Mylod (Succession) e é estrelado por Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), Nicholas Hoult (Meu Namorado é Um Zumbi) e Ralph Fiennes (Harry Potter). A trama segue um jovem casal que viaja em grupo para uma ilha remota para conhecer um famoso e exclusivo restaurante. O cardápio do lugar, no entanto, está repleto de muitas surpresas – algumas delas bem amargas para o gosto dos protagonistas. A obra possui nota 7.2 no IMDb e 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
2. Flaming Hot (2023)
A trama segue a inspiradora história de Richard Montañez, um simples faxineiro mexicano que transforma a empresa americana Frito-Lay em uma das maiores do ramo alimentício com a criação do Flamin 'Hot Cheetos, destinado ao mercado latino. Com direção de Eva Longoria e estrelado por Jesse Garcia (A Mãe), o filme biográfico ainda recebeu uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Canção Original e se destacaou entre a imprensa, tendo nota 6.7 no IMDb e 69% de aprovação dos especialistas no RT. O filme pode ser visto no Star+.
3. Pegando Fogo (2015)
E é aqui que a alta gastronomia ganha espaço na telinha. Estrelada por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela) e disponível no Amazon Prime Video e Telecine (via Globoplay), a trama do longa segue um antigo e respeitado chefe de cozinha que perde sua reputação por conta do abuso de álcool e drogas. Após seu tratamento, ele tenta reconquistar o prestígio, além de uma terceira estrela do Guia Michelin para seu atual restaurante. Com direção de John Wells, Pegando Fogo tem nota 6.6 no IMDb e aprovação de 28% da crítica no Rotten Tomatoes.
4. Julie & Julia (2009)
Estrelado pela renomada atriz Meryl Streep (O Diabo Veste Prada), esse filme é uma comédia dramática que usa da gastronomia para evocar memórias afetivas com a comida. Aqui, a trama gira em torno de uma jovem que embarca em uma jornada desafiadora de preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child, sua grande inspiração. Dirigido por Nora Ephron, o longa venceu o Globo de Ouro 2010 na categoria de Melhor Atriz de Comédia ou Musical para Streep e possui nota 7 no agregador IMDb e 78% de apropvação da crítica no RT. A obra pode ser alugada no Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube.
5. Ratatouille (2007)
Esse clássico da Pixar marcou a infância de muita gente ao contar a história de Remy, um jovem ratinho que sonha em se tornar chef de cozinha e, para isso, forma uma aliança com o lixeiro de um conceituado restaurante parisiense. Presente no catálago do Disney+, a animação tem direção de Brad Bird e Jan Pinkava e em seu elenco de vozes tem Lou Romano (Os Incríveis) e Patton Oswalt (Sandman). Popular entre o público, o filme se destaca com nota 8.1 no IMDb e 96% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes.
6. Wonka (2023)
Nesse spin-off do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, a trama revive o passado do personagem Willy Wonka como um inventor excêntrico e obstinado a mudar o mundo vendendo “o melhor chocolate do universo". Com o astro Timothée Chalamet (Até os Ossos) e Hugh Grant (Simplesmente Amor) no elenco, o longa ainda tem direção de Paul King (As Aventuras de Paddington). Sucesso de bilheteria, a obra agradou a crítica e possui nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente, nota 7 e 82% de aprovação da imprensa. O filme pode ser assistido na Max.
7. First Cow (2019)
Com uma pegada mais histórica, esse drama de faroeste disponível na Mubi se passa nos Estados Unidos de 1820, época da Marcha para o Oeste. Aqui, a trama segue um cozinheiro habilidoso que viaja pelo país sem rumo até que ele conhece um imigrante chinês, com quem logo cria uma amizade verdadeira. Estrelado por John Magaro (Operação Overlord) e Orion Lee (Red: Crescer É uma Fera) e com direção de Kelly Reichardt, a obra foi aclamada pela crítica e conquistou nota 7.1 no agregador IMDb e 96% de aprovação da imprensa no RT.
8. Tomates Verdes Fritos (1991)
Um verdadeiro clássico do cinema (e da cozinha), esse longa do cineasta Jon Avnet acompanha a história de Evelyn, uma dona de casa que após visitar uma casa de repouso faz amizade com outra senhora e, juntas, elas se unem por meio de histórias do passado. Disponível no Amazon Prime Video e com Kathy Bates (Um Sonho Possível) e Jessica Tandy (Os Pássaros) no elenco, a obra cinematográfica conquistou nota 7.7 no IMDb e 76% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, além de um selo "Fresh" no tomatômetro.
9. Chocolate (2000)
Disponível para aluguel no Apple TV+ e Google Play Filmes, o longa dramático do diretor Lasse Hallström acompanha a história de uma mulher e sua filha, que se mudam para uma vila remota e, lá, abrem uma loja de chocolate que passa a agitar a rotina dos moradores locais. Com Juliette Binoche (O Sabor da Vida) e Alfred Molina (Rango) no elenco, a obra teve uma performance positiva, visto que possui nota 7.2 no agregador IMDb e 63% de aprovação da imprensa no RT.
10. Comer, Rezar e Amar (2010)
Por fim, temos esse longa que é uma verdadeira viagem gastrônomica pelo globo. Baseado no romance autobiográfico de Elizabeth Gilbert e estrelado por Julia Roberts (Uma Linda Mulher) no papel de Liz, a adaptação segue uma mulher que, apesar de ter “a vida perfeita”, se sente extremamente frustrada. Para reverter a situação, ela decide, então, viajar em busca de uma culinária de qualidade, maior espiritualidade e um grande e verdadeiro amor, tendo como destino Itália, Índia e Bali, respectivamente. O filme tem nota 5,8 no IMDB e aprovação de 35% da crítica no Rotten Tomatoes e está disponível na Netflix, Max e Amazon Prime Video.
11. Estômago (2007)
Por fim, chegamos ao representante brasileiro dessa lista gastronômica. Na trama de Estômago, Raimundo Nonato (João Miguel) é um nordestino recém chegado na cidade de São Paulo que começa a trabalhar como cozinheiro em um boteco em troca de moradia. Contudo, conforme ele se destaca na cozinha, Nonato vai chamando a atenção de poderosos do área, incluindo um chef de um restaurante italiano. O elenco também tem nomes como Fabíula Nascimento (Segundo-Sol) e Babu Santana (Tm Maia). Considerado uma obra-prima do cinema nacional, o longa tem nota 7,8 no IMDb e pode ser assistido na Netflix e no Globoplay.
Com informações de Collider, Eater, IMDb, Movie Web e Rotten Tomatoes
Mais lidas da semana
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ