Carros Smart
Publicidade
Por , para o TechTudo

Os carros elétricos da Ford poderão, no futuro, ajudar a manter o ar-condicionado da casa em horários de pico de consumo para, entre outras vantagens, reduzir o valor da conta de luz do usuário. A nova tecnologia chamada EV-Home Power foi desenvolvida em parceria com a empresa Resideo, responsável pelos termostatos inteligentes que podem viabilizar esta solução inédita. Não há previsão de quando a novidade pode chegar ao Brasil, nem expectativa de preço.

O projeto continua em caráter de desenvolvimento e deve ganhar força em 2024, sendo que o primeiro veículo da parceria é o F-150 Lightning, modelo de picape muito popular nos Estados Unidos. Além de diminuir a conta no final do mês, a tecnologia também deve aliviar a pressão no sistema elétrico na totalidade, que costuma ter picos enormes de consumo no verão, e até mesmo manter a casa climatizada quando houver queda de energia.

Veículo elétrico poderá fornecer energia para funcionamento de ar-condicionado — Foto: Divulgação/Ford
Veículo elétrico poderá fornecer energia para funcionamento de ar-condicionado — Foto: Divulgação/Ford

📝 Ar-condicionado que gasta pouca energia? Veja dicas e opções no Fórum do TechTudo

O termostato inteligente Honeywell Home T9 da Resideo será instalado nos veículos para, segundo o site The Verge, usufruir do sistema de carregamento bidirecional da picape F-150 para analisar o potencial da bateria e, ao mesmo tempo, servir de apoio para a energia doméstica quando for necessária.

De forma automatizada, esse termostato seria capaz de entender o quanto de energia a bateria do carro ainda pode prover e acioná-la quando perceber que o consumo do ar-condicionado está muito alto, aliviando a rede elétrica da residência.

Conforme o site The Verge, outras montadoras de veículos como Nissan e a Kia também estão se movimentando para incluir termostatos inteligentes em seus veículos elétricos, principalmente de marcas conhecidas na América do Norte como Ecobee e Nest, que também prometem trabalhar em apoio a demanda de consumo da casa.

Vale lembrar que, para esta tecnologia funcionar, o carro elétrico deve ter função bidirecional V2H, a sigla em inglês para “do veículo para casa” (vehicle to home). Dentro deste cenário, a GM já anunciou que todos os seus veículos elétricos estarão adaptados com estas ferramentas automatizadas em 2026.

Com informações de Ford, Nasdaq e The Verge

🎥 Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Mais recente Próxima Tudo que sabemos sobre o carro voador que será fabricado no Brasil
Mais do TechTudo