Times
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo

O portal Esports Charts divulgou, na última quinta-feira (18), uma lista com as dez equipes mais populares do cenário competitivo de Valorant, FPS da Riot Games. Entre os esquadrões, a LOUD aparece na terceira colocação no critério de média de espectadores, com cerca de 231 mil pessoas acompanhando seus jogos no Valorant Challengers Brazil (VCT Brazil) e nos Valorant Masters realizados em 2022. A equipe brasileira também figurou a quarta colocação levando em consideração o critério de horas assistidas, chegando a 13,2 milhões de horas no total.

A equipe com a maior média de espectadores é a ZETA DIVISION, do Japão, que chegou a mais de 271 mil espectadores durante a temporada de 2022. Na segunda colocação, está a OpTic Gaming, time que foi o algoz da LOUD tanto no Masters Reykjavík como no Masters Copenhagen. Os norte-americanos tiveram uma média 265 mil espectadores no ano e mais de 26 milhões de horas assistidas, quesito este que eles acabaram por liderar.

LOUD está entre as equipes mais populares do cenário competitivo de Valorant — Foto: Divulgação/Valorant Brasil
LOUD está entre as equipes mais populares do cenário competitivo de Valorant — Foto: Divulgação/Valorant Brasil

👉 Valorant font: onde baixar a fonte que imita a do jogo? Participe no Fórum do TechTudo

Média de espectadores

Vale destacar que a LOUD é a única equipe tanto do Brasil quanto de toda a América Latina a figurar a lista de popularidade do Valorant no Esports Charts. Apesar de não ter nenhum esquadrão no Top 3, a região de EMEA (Europa, Oriente Médio e África) é aquela com o maior número de representantes no Top 10, enquanto a América do Norte aparece logo atrás.

Destaca-se também a presença da Sentinels, uma equipe que fez uma boa temporada em 2021, mas que nem sequer figurou nas competições internacionais de 2022. Acredita-se que a contratação do astro Michael "shroud" Grzesiek tenha impactado bastante nos números da equipe. Confira a lista completa na tabela abaixo:

Valorant – Equipes Mais Populares (Média de Espectadores)

Colocação Equipe Região Média de Espectadores
ZETA DIVISION Japão 271.7 mil
OpTic Gaming América do Norte 265.2 mil
LOUD Brasil 231.1 mil
Sentinels América do Norte 221.9 mil
FunPlus Phoenix EMEA 173.1 mil
Fnatic EMEA 166 mil
Paper Rex Ásia-Pacífico 162.9 mil
The Guard América do Norte 160 mil
Team Liquid EMEA 159.2 mil
10° G2 Esports EMEA 145.8 mil

Horas assistidas

O Esports Charts também fez uma lista separada tendo como base as horas assistidas de cada equipe. É importante destacar que esse critério faz toda a diferença para times que jogaram mais partidas durante o ano e, consequentemente, acumularam mais horas. A líder OpTic Gaming foi a campeã do Masters na Islândia e ainda chegou à terceira colocação no Masters da Dinamarca. Somado ao tempo assistido na liga norte-americana, era esperado que um time que já é bastante popular por si só ficasse com a liderança. Nesse quesito, a LOUD acabou caindo uma posição principalmente por conta da queda precoce no Masters da Dinamarca.

Em comparação com o Top 10 de média de espectadores, há somente um novo integrante na lista: a DRX, da Coreia do Sul. O time apareceu na sexta colocação da nova lista, enquanto a G2 Esports, de EMEA, acabou ficando de fora. Confira o ranking das equipes com base nas horas assistidas:

Valorant – Equipes Mais Populares (Horas Assistidas)

Colocação Equipe Região Horas Assistidas
OpTic Gaming América do Norte 23.34 milhões
ZETA DIVISION Japão 18.3 milhões
FunPlus Phoenix EMEA 14.47 milhões
LOUD Brasil 13.21 milhões
Paper Rex Ásia-Pacífico 12.34 milhões
DRX Coreia do Sul 11.8 milhões
Team Liquid EMEA 11.41 milhões
Fnatic EMEA 10.11 milhões
Sentinels América do Norte 9.97 milhões
10° The Guard América do Norte 9.32 milhões

Conheça a LOUD

A organização LOUD entrou para o cenário de Valorant somente na temporada de 2022. Tendo como base os ex-jogadores da Team Vikings Gustavo "Sacy" Rossi e Matias "Saadhak" Delipetro, a equipe chamou Erick "Aspas" Santos, Felipe "Less" Basso e Bryan "pANcada" Luna, além do treinador Matheus "bzkA" Tarasconi, para a disputa do VCT Brazil. O time dominou sem grandes dificuldades o cenário brasileiro e por muito pouco não trouxe a primeira taça internacional para o país durante o Masters Reykjavík 2022. O esquadrão terá outra oportunidade de conquistar um título internacional no Valorant Champions 2022, que começa no dia 31 de agosto.

Vale lembrar que a LOUD já era uma organização bastante famosa e respeitada nos esportes eletrônicos antes de sua entrada no Valorant. Fundado por Bruno "PlayHard" Bittencourt, o time conquistou uma grande base de fãs graças à produção de conteúdo e ao seu desempenho nos torneios de Free Fire no Brasil. Eventualmente, a LOUD optou por se expandir para jogos como League of Legends e Fortnite, antes de se aventurar no FPS da Riot Games.

Além do Valorant, LOUD também aparece com fortes equipes em jogos como Free Fire e League of Legends — Foto: Divulgação/Valorant Champions Tour
Além do Valorant, LOUD também aparece com fortes equipes em jogos como Free Fire e League of Legends — Foto: Divulgação/Valorant Champions Tour

Com informações de Esports Charts

Confira no vídeo as skins mais caras de Valorant

VALORANT: confira as quatro skins de arma mais caras do game

VALORANT: confira as quatro skins de arma mais caras do game

Mais recente Próxima Fluxo no CS:GO: org anuncia time com felps e WOOD7 e mira no Major do Rio
Mais do TechTudo