Um táxi dirigido por Inteligência Artificial (IA). Essa é a ideia da Zoox, empresa que exibiu o seu veículo autônomo na CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo que ocorre em Las Vegas, Estados Unidos. Assim como acontece em aplicativos de transporte, como Uber e 99, o passageiro solicita suas viagens via app e indica o local de partida e destino. A diferença fundamental do serviço da Zoox é que, quando o veículo chega para buscar você, ele não tem um motorista. Na feira, foi possível entrar no "táxi robô" — que infelizmente estava estacionado — e conhecer os seus recursos tecnológicos de perto.
Em entrevista ao TechTudo, a Zoox revelou que pretende levar o serviço para outros países além dos Estados Unidos. Nas linhas a seguir, confira detalhes sobre o interior e o exterior do carro autônomo e saiba se já é possível pedir uma corrida pelo aplicativo da empresa.
Zoox: conheça o carro 'Uber' autônomo exibido na CES 2024
📝 Quanto custa um PC gamer? Veja respostas no Fórum do TechTudo
Como o “Uber” autônomo é de perto?
O táxi autônomo tem um visual compacto e bonito. Do lado de fora, o que chama a atenção são as grandes janelas, além das câmeras e sensores de movimentos localizados em cada umas das extremidades do veículo. Os dados capturados por esses gadgets são lidos por uma Inteligência Artificial, que conduz o carro. A Zoox garantiu ao TechTudo que o automóvel é capaz de transportar passageiros em segurança em diferentes trânsitos — inclusive em cidades como o Rio de Janeiro.
Dentro do carro a experiência foi agradável. A cabine é espaçosa, e o que se destaca ao primeiro olhar é a ausência — óbvia — do banco do motorista. O veículo tem quatro lugares disponíveis, com duas filas de duas poltronas. A posição delas foi idealizada para que os passageiros possam conversar.
As poltronas do modelo exposto na CES não eram exatamente confortáveis. Por isso, eu não recomendaria que o transporte fosse usado em uma viagem longa. Outro aspecto curioso é a ausência de bagageiros, o que indica que o veículo deve ter sido idealizado para uso em trajetos mais curtos. O carro elétrico tem uma bateria de 133 kWh e promete energia para dirigir o dia todo.
No veículo, o passageiro tem acesso a diferentes recursos tecnológicos. Há quatro carregadores sem fios para celulares, que funcionaram perfeitamente nos nossos testes, e quatro displays sensíveis ao toque, localizados ao lado de cada um dos bancos. As telas trazem informações sobre a corrida e ainda permitem escolher músicas e ajustar a luz e a temperatura do carro.
Já é possível pedir um táxi autônomo?
Como passageiro comum, ainda não é possível baixar o aplicativo da Zoox e solicitar o seu carro. Os veículos já até circulam em cidades da Califórnia, nos Estados Unidos, mas estão disponíveis apenas para funcionários da empresa. Alguns testes também acontecem em Las Vegas. Segundo a fabricante, o plano é que o “Uber” autônomo seja disponibilizado para o público geral norte-americano em breve. A empresa, no entanto, não especificou datas para o lançamento. Questionada sobre a chegada da tecnologia ao Brasil, a Zoox contou que tem planos de levar seus serviços para outros países.
*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da LG.