Jogos simuladores
Publicidade
Por , da Redação

Supermarket Simulator é um simulador de mercado com download disponível via Steam que se popularizou após aparecer nas lives do Casimiro na Twitch. O game, que tem preço de R$ 39,90, permite ao jogador gerir e transformar o próprio comércio de bairro em um grande negócio. Desenvolvido pelo estúdio independente Nokta Games para PC, o jogo ganhou o carinho da comunidade, recebendo diversos mods feitos por fãs, como os de produtos brasileiros, além de levar à popularização de títulos semelhantes para Android e iPhone (iOS), principalmente, já que não há uma versão oficial para celulares.

Mesmo com gráficos e jogabilidade simples, o game é um resgate do estilo Tycoon e tem características que podem viciar amantes do gênero. Ainda em acesso antecipado, o game promete atualizações ao longo dos próximos meses para adicionar funcionalidades inéditas, como mercado aberto 24h por dia, sistema de segurança e até furtos de produtos para desafiar ainda mais a gameplay. O TechTudo testou o Supermarket Simulator e traz a review completa a seguir. Confira:

Supermarket Simulator: conheça o jogo da live do Casimiro

Supermarket Simulator: conheça o jogo da live do Casimiro

👉 Quais são os melhores jogos de simulador? Comente no Fórum do TechTudo

Mercadinho de bairro

O jogador começa o próprio negócio com um orçamento de $ 50, suficiente para realizar as primeiras compras de produtos para a venda. Inicialmente, estão disponíveis apenas itens básicos de mercado, como cereal, pão de forma, farinha, óleo, açúcar em pó e macarrão.

Os produtos, depois de comprados, são entregues na frente da loja e devem ser estocados em duas estantes que ficam disponíveis logo de início. É importante, no entanto, lembrar de ajustar o preço correto de cada item para que eles não sejam vendidos baratos demais ou deixem de ser comercializados por estarem com valores acima da média de mercado.

Supermarket Simulator: produtos devem ser comprados antes de abrir a loja — Foto: Reprodução/TechTudo
Supermarket Simulator: produtos devem ser comprados antes de abrir a loja — Foto: Reprodução/TechTudo

No comércio, há ainda o caixa do mercado, onde as primeiras vendas serão concretizadas. Por fim, o jogador pode encontrar o computador da loja, que permite realizar empréstimos, consultar o valor médio de mercado dos produtos, comprar itens para a revenda e pagar contas. Vale destacar que, no primeiro dia, o player está livre de pagar débitos, que incluem despesas gerais e o valor do aluguel.

Primeiros clientes

Assim que o jogador decide abrir o mercado, ao apertar na placa escrito “Close”, o relógio do jogo começa a contar. O horário de funcionamento do mercado é de 8h às 21h, portanto é neste intervalo de tempo que você deve realizar as vendas.

Os clientes entrarão na loja atrás de itens de desejo, que devem estar estocados e no preço correto. É fundamental estar sempre atento a essa parte do game para não desagradar e expulsar a clientela do seu (ainda) pequeno mercado.

Uma vez aberto, o mercado vai receber clientes até as 21h — Foto: Victor Bastos/TechTudo
Uma vez aberto, o mercado vai receber clientes até as 21h — Foto: Victor Bastos/TechTudo

Outro ponto que pode zangar os consumidores é a demora na hora de finalizar as compras no caixa. Seja ágil durante o atendimento final ao cliente, que pode variar entre cartão de crédito e dinheiro. Cuidado, porém, para não errar no troco, já que o valor incorreto não será devolvido pelos clientes (falta compaixão com o pequeno negócio).

Progressão no jogo é recompensatória

Conforme os dias passam, é natural que algum dinheiro seja acumulado pelo jogador, que pode — e deve — reinvesti-lo no próprio negócio. Esse tipo de investimento ajuda a aumentar o nível do mercado, liberando melhorias para o jogador. Existem diversas formas de melhorar o comércio, como comprar licenças de venda de produtos, que permitem que novos itens sejam comercializados, por exemplo. Quanto mais cara a licença, maior será o retorno de cada venda, já que são produtos considerados premium.

Outro ponto importante é a possibilidade de aumentar o tamanho do mercado, para dispor cada vez mais itens em prateleiras, geladeiras e até freezers, conforme a necessidade do produto. Ainda, há a possibilidade de contratar funcionários para o caixa e repositores, que fazem o trabalho pesado de forma automática. Para isso é necessário desbloquear o Armazém, disponível na aba “Gerenciamento”, ao clicar na seção “Armazenamento”. Para este upgrade, o player deve desembolsar um valor de $ 800.

O estoque é fundamental para o avanço do jogo, mas requer organização para adquirir — Foto: Reprodução/TechTudo
O estoque é fundamental para o avanço do jogo, mas requer organização para adquirir — Foto: Reprodução/TechTudo

Gameplay tem dinâmicas repetitivas

A gameplay de Supermarket Simulator é simples e intuitiva. As teclas importantes do game, e suas funções, são sempre exibidas na tela, o que ajuda jogadores pouco familiarizados com jogos de PC. Um dos únicos problemas, porém, é o reestoque de produtos. O primeiro ponto é que para fazer qualquer alteração no posicionamento de um item, é necessário ter a caixa correta dele, o que não faz muito sentido na prática.

Outro problema é que elas, muitas vezes, não podem ser colocadas no chão, devido a um bug do jogo. Durante os testes tive problemas com isso, por exemplo, e precisei basicamente descartar os produtos na lixeira para poder dar continuidade ao game. Existem ainda alguns pequenos bugs visuais, mas nada que atrapalhe a experiência do usuário. No geral, é uma gameplay clara, e que tem em sua simplicidade o principal ponto positivo.

Reestoque de produtos é um dos problemas da gameplay do jogo — Foto: Reprodução/TechTudo
Reestoque de produtos é um dos problemas da gameplay do jogo — Foto: Reprodução/TechTudo

Os mods... Ah, os mods

Assim como outros jogos indies, Supermarket Simulator tem um grande suporte para modificações dentro do game. Os mods podem ser usados para preencher algumas lacunas de gameplay, como agilizar o processo de precificação de produtos, resolver bugs ou até mesmo para simplesmente adicionar marcas 100% brasileiras no jogo. O TechTudo já fez uma lista dos 10 melhores mods do Supermarket Simulator, que vale a pena conferir.

A criação de mods costuma ser alimentada por fãs de games como Supermarket Simulator que querem adicionar novidades ao jogo — Foto: Reprodução/Nexus Mods, DefaltBR
A criação de mods costuma ser alimentada por fãs de games como Supermarket Simulator que querem adicionar novidades ao jogo — Foto: Reprodução/Nexus Mods, DefaltBR

Gráficos e Desempenho

Os gráficos de Supermarket Simulator são simples e não apresentam um grande nível de detalhamento. Além disso, não existe grande variedade na aparência dos clientes que frequentam as lojas, o que pode ser incomodo principalmente em mercados maiores, onde o mesmo NPC aparece inúmeras vezes ao longo do dia. No entanto, a atenção dada pelos desenvolvedores a embalagem de produtos deve agradar à maioria dos jogadores.

Já o desempenho do jogo foi um ponto positivo. Durante os testes, o game não apresentou quedas de fps ou travamentos no geral, mesmo em um PC que não atinge os requisitos mínimos do game. Apesar de ainda estar em fase de testes, o game apresenta uma performance geral madura, que não desestimula o jogador a continuar jogando.

Supermarket Simulator tem bom desempenho e não apresenta quedas de fps com frequência — Foto: Victor Bastos/TechTudo
Supermarket Simulator tem bom desempenho e não apresenta quedas de fps com frequência — Foto: Victor Bastos/TechTudo

Requisitos mínimos de Supermarket Simulator

Requisitos mínimos

Sistema Operacional Windows 10
Processador Intel Core i5 3550 / Ryzen 5 2500X
Memória 4 GB de RAM
Placa de vídeo Nvidia GTX 1050 / AMD R9 270X
DirectX Versão 11
Armazenamento 5 GB de espaço disponível

Requisitos recomendados

Sistema Operacional Windows 10
Processador Intel Core i5 7600K / Ryzen 5 2600x
Memória 8 GB de RAM
Placa de vídeo Nvidia GTX 1060 / AMD RX 480
DirectX Versão 11
Armazenamento 5 GB de espaço disponível

Supermarket Simulator é ótimo, mas pode ser ainda melhor

Supermarket Simulator é um jogo ainda comercializado em acesso antecipado, então a expectativa é de que novos conteúdos sejam ainda adicionados ao longo dospróximos meses. No entanto, neste momento, é válido dizer que, apesar de ótimo, o game pode se tornar entediante a longo prazo, e pede por novidades logo.

Isso porque o título fica repetitivo com o tempo, trazendo features maçantes de organização e precificação de produtos, por exemplo. O fato de todo produto comprado no jogo simplesmente aparecer na porta da loja e ter que ser organizado um a um no estoque, sem uma automatização específica, desanima. Eu, por exemplo, perdi o interesse no jogo assim que minha loja ficou maior.

Supermarket Simulator vale a pena, mas precisa manter comunidade ativa para se manter vivo — Foto: Victor Bastos/TechTudo
Supermarket Simulator vale a pena, mas precisa manter comunidade ativa para se manter vivo — Foto: Victor Bastos/TechTudo

São prometidas melhorias no game, com a adição de ferramentas de segurança, furtadores de loja, entre outras. No entanto, seria fundamental para um jogo que se propõe a simular uma experiência de gestão de mercado que eventos acontecessem aleatoriamente. Black Friday, aumento exponencial de clientes ou até concorrência direta em mercados próximos são sugestões que certamente aumentariam o interesse vivo no game e a dificuldade — e isso é bom.

A popularidade de Supermarket Simulator vai muito além do hype de uma live. É um bom jogo, que vale o investimento, mas deve ser otimizado o quanto antes para não se tornar mais um título indie promissor esquecido entre tantos outros.

8.6

Surpreende por maturidade mesmo em acesso antecipado

Supermarket Simulator é um jogo de simulação de mercado inteligente, mas que ainda pede por novidades para se tornar completo
Diversão
9
Inovação
10
Gameplay
8.5
Gráficos
7
Performance
8.5

Com informações de Steam

Mais recente Próxima Curtiu Supermarket Simulator? 9 simuladores que você vai amar conhecer
Mais do TechTudo