Filmes de comédia dos anos 2000 repercutem não só entre os espectadores nascidos na época, como também entre as novas gerações que acompanham os filmes pelo streaming. As tramas são obras que podem agradar variados públicos, misturando humor com romance, música e até terror. Produções clássicas do período como As Branquelas (2004), Zumbilândia (2009), Legalmente Loira (2001) e Superbad: É Hoje (2007) são facilmente encontradas em plataformas de streaming e aluguel como Amazon Prime Video, Google Play Filmes, Netflix, Max, entre outras.
Se você perdeu algum lançamento dessa década ou está curioso para saber mais sobre os lançamentos do período, o TechTudo separou 15 filmes de comédia dos anos 2000 que bombam até hoje entre fãs e crítica especializada. Em cada dica você confere informações sobre elenco, enredo e notas no IMDb e Rotten Tomatoes.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
As comédias dos anos 2000 não saem da sua cabeça? Então veja a lista de filmes da época para maratonar no streaming:
- As Branquelas (2004)
- Superbad - É Hoje (2007)
- Click (2006)
- Juno (2007)
- Todo Mundo Em Pânico (2000)
- Escola de Rock (2003)
- Legalmente Loira (2001)
- Todo Mundo Quase Morto (2004)
- Todo Poderoso (2003)
- Entrando Numa Fria (2000)
- Se Beber, Não Case (2009)
- Sexta-Feira Muito Louca (2003)
- Sim Senhor (2008)
- Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)
- Zumbilândia (2009)
1. As Branquelas (2004)
Cultuado até hoje no Brasil, As Branquelas transformou os irmãos Marlon e Shawn Wayans, ambos conhecidos por O Pequenino, em ícones nacionais. O humor da comédia dirigida por Keenen Ivory Wayans (Todo Mundo em Pânico), irmão dos protagonistas, está no clima pastelão e nas frases que são memes até hoje, como "segura meu poodle!", além da memorável cena onde Terry Crews (Brooklyn Nine-Nine) canta A Thousand Miles, de Vanessa Carlton. O longa está disponível na Netflix, Max, Telecine e Amazon Prime Video.
Os irmãos Marcus (Marlon) e Kevin Copeland (Shawn) são dois agentes do FBI que, após falharem em um caso importante, são mandados para fazer a escolta das irmãs socialites Britany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek) até um evento. Um imprevisto acontece no caminho e as garotas decidem não ir ao local, complicando o trabalho da dupla. Agora, resta a eles se disfarçarem das irmãs Wilson e entrar no mundo dos ricos de Nova York. Odiado pela crítica, mas amado pelo público, o longa tem nota 5,8 no IMDb e 15% de aprovação no Rotten Tomatoes.
2. Superbad - É Hoje (2007)
Michael Cera (Barbie), Jonah Hill (Certas Pessoas) e Christopher Mintz-Plasse (Kick-Ass: Detonando Tudo) interpretam três amigos que fazem de uma noite de festas uma odisseia repleta de baderna em Superbad - É Hoje. Com direção de Greg Mottola (Paul: O Alien Fugitivo) e com Seth Rogen (Invencível) no elenco e roteiro, Superbad possui fãs que até hoje compartilham memes do McLovin. O longa está disponível no Prime Video, Netflix e Max.
Evan (Cera) e Seth (Hill) são dois adolescentes nada populares na escola onde estudam. Prestes a saírem do colegial e entrarem na faculdade, os amigos querem encerrar essa fase com uma festa desregrada. Eles contam com a ajuda de Foggel (Mintz-Plasse), um outro nerd que usa uma falsa carteira de identidade para comprar bebidas. Mas o trio não está preparado para a noite de confusões que terão pela frente. O longa possui nota 7,6 no IMDb e aprovação de 88% no Rotten Tomatoes.
3. Click (2006)
Entre as diversas comédias protagonizadas por Adam Sandler (O Astronauta), Click se destaca por oferecer mais que humor, colocando em pauta reflexões sobre família, amadurecimento e satisfação pessoal. A obra tem direção de Frank Coraci (The Ridiculous Six) e ainda conta com o elenco de Kate Beckinsale (Anjos da Noite), Christopher Walken (Duna 2), David Hasselhoff (S.O.S. Malibu) e Jennifer Coolidge (The White Lotus). As médias são de 6,4 no IMDb e aprovação de 34% no RT.
Michael Newman (Sandler) é um pai de família dedicado mais ao trabalho do que sua esposa e filhos. Um dia, ele recebe de presente do misterioso cientista Morty (Walken) um controle remoto com habilidades extraordinárias. Michael usa o aparelho para alavancar sua carreira, sem desconfiar que o avanço trazido pelo objeto irá afetar seu relacionamento com todos aqueles que ama.
4. Juno (2007)
A obra do diretor Jason Reitman (Ghostbusters: Mais Além) e roteirista Diablo Cody (Garota Infernal) ascendeu as carreiras dos então iniciantes Michael Cera e Elliot Page (Umbrella Academy). Juno é uma comédia adolescente com charme de filme indie que saiu do tradicional em sua época, focando em temas e personagens pouco usuais no cinema. Disponível no Prime Video, o longa obteve nota 7,4 no IMDb, 94% no RT e um Oscar de Melhor Roteiro Original para Cody.
Juno MacGuff (Page, antes da transição de gênero) é uma adolescente de 16 anos que engravida do melhor amigo de escola, o ingênuo atleta Bleeker (Cera). Sabendo que não tem condições para ser mãe do bebê, ela conta com a ajuda dos pais para entregá-lo à adoção direta. Os primeiros candidatos são Vanessa (Jennifer Garner) e Mark Loring (Jason Bateman), um jovem casal que passa por uma crise no relacionamento.
5. Todo Mundo Em Pânico (2000)
Além de As Branquelas, os irmãos Wayans satirizaram todos os sucessos do cinema da década de 1990 em Todo Mundo em Pânico, um filme paródia que pode ser visto no Paramount+ e Telecine. A trama é similar ao do filme Pânico (1996), onde um grupo de adolescentes é perseguido por um assassino mascarado. No entanto, a jornada de sobrevivência é substituída por piadas sobre filmes como Bruxa de Blair (1999), O Sexto Sentido (1999), Os Suspeitos (1995) e Matrix (1999).
Além dos Wayans, o elenco conta com Anna Faris (O Ditador), Jon Abrahams (A Casa de Cera) e Regina Hall (Viagem das Garotas). O longa obteve nota 6,3 no IMDb e aprovação de 51% no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que o longa rendeu cinco continuações e que o sexto filme da franquia está em desenvolvimento, com previsão de estreia para 2025.
6. Escola de Rock (2003)
O ator e músico Jack Black (Super Mario Bros. - O Filme) levou sua paixão pelo rock n' roll para as telonas com o filme Escola de Rock, que pode ser alugado no Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e Microsoft. A comédia do diretor Richard Linklater (trilogia Antes do Amanhecer) não só repercutiu bem nos cinemas, gerando notas de 7,2 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, como também gerou um musical na Broadway e um seriado spin-off na Nickelodeon. Junto com Black estão no elenco Joan Cusack (Shameless), Miranda Cosgrove (iCarly) e Sarah Silverman (Detona Ralph).
O guitarrista e cantor Dewey Finn (Black) é um músico frustrado que mora de favor no apartamento de um amigo que é professor. Desesperado por dinheiro, Dewey assume uma vaga de professor substituto em uma escola infantil se passando pelo colega de quarto. Ao conhecer os seus novos alunos, Dewey deixa de lado a didática regrada e monótona da instituição e mostra para as crianças quão importante o rock pode ser para suas vidas.
7. Legalmente Loira (2001)
Legalmente Loira é um dos títulos mais lembrados entre as comédias protagonizada por socialites adolescentes, ao lado de As Patricinhas de Beverly Hills (1995) e Meninas Malvadas (2004). A trama, que é baseada no romance homônimo de Amanda Brown, conta com Reese Witherspoon (Big Little Lies), Luke Wilson (Idiocracia), Selma Blair (Hellboy), Matthew Davis (Diários de um Vampiro) e Jennifer Coolidge. Disponível no Prime Video, o longa tem aprovação de 71% no Rotten Tomatoes e 6,5 no IMDb.
A patricinha Elle Woods (Witherspoon) namora o garoto mais bonito de sua escola, Warner Huntington III (Matthew Davis). Ela sonha em se casar com ele, mas antes de entrar na faculdade de Direito o rapaz termina o namoro com Elle, alegando que ela é "fútil" demais. Decidida a reatar o namoro, Elle entra na mesma universidade que o ex. Mas ao conhecer o ambiente acadêmico, seu interesse passa a ser o de mostrar que também é uma pessoa dotada de inteligência.
8. Todo Mundo Quase Morto (2004)
No mesmo ano em que, nos EUA, Zack Snyder reativou o interesse por zumbis com Madrugada dos Mortos, no Reino Unido o diretor Edgar Wright (Homem-Formiga) e o ator e roteirista Simon Pegg (franquia Missão Impossível) trocaram o horror do subgênero pela comédia em Todo Mundo Quase Morto. A celebração trash ainda conta com Kate Ashfield (Hangman), Nick Frost (Heróis de Ressaca) e Bill Nighy (Questão de Tempo) no cast. O longa pode ser alugado no Google Play Filmes, YouTube e Apple TV.
Shaun (Pegg) é um trabalhador de eletrônicos que leva uma vida medíocre junto com seu melhor amigo Ed (Frost). Após ser chutado por sua namorada Liz (Ashfield), ele tenta reatar a relação. No entanto, justamente nesse momento, a Inglaterra está tomada por um enxame de zumbis. Agora, resta a Shaun e Ed salvar Liz de todo esse absurdo. A trama conquistou 92% de aprovação no RT e nota 7,9 no IMDb.
9. Todo Poderoso (2003)
Jim Carrey (O Show de Truman), Morgan Freeman (Despedida em Grande Estilo), Jennifer Aniston (Friends) e Steve Carell (The Office) em O Todo Poderoso. A "divina comédia" do diretor Tom Shadyac (O Professor Aloprado) obteve um ótimo resultado nos cinemas, o que favoreceu uma sequência estrelada por Carell. Com médias de 6,8 no IMDb e aprovação de 48% no Rotten Tomatoes, o longa pode ser visto no Star+.
Bruce Nolan (Carrey) é um repórter de TV que sente que sua carreira não evoluiu nos últimos anos. Outro problema é sua vida amorosa com a professora Grace Connelly (Aniston), que é muito mais resiliente que ele sobre os problemas da vida. Insatisfeito, Bruce joga a culpa de todos os seus fracassos em Deus (Freeman). Mas o jornalista não esperava que o próprio responderia pessoalmente todas as suas frustrações lhe passando todos os seus poderes.
10. Entrando Numa Fria (2000)
Ben Stiller (Zoolander) e Robert De Niro (Os Bons Companheiros) são genro e sogro em pé de guerra na comédia romântica Entrando Numa Fria. O trabalho do diretor Jay Roach (franquia Austin Powers) é um remake de um filme independente homônimo lançado em 1992. Teri Polo (A Invasão), Blythe Danner (Um Homem de Sorte) e Owen Wilson (Loki) são outros astros presentes nesse filme disponível no Star+. A comédia possui nota 7 no IMDb , aprovação de 85% no Rotten Tomatoes além de duas sequências.
Gaylord "Greg" Focker (Pinto, na dublagem brasileira) é um enfermeiro que namora Pam Byrnes (Polo), uma professora do ensino fundamental. Antes de Pinto pedir a mão de Pam em casamento, ele deverá conhecer primeiro os pais da companheira. Ao contrário do esperado, a recepção de Pinto na família Byrnes se torna um martírio, pois Jack (De Niro), ex-agente da CIA e pai de Pam, não simpatizou com o genro (principalmente com seu nome) e fará de tudo para que a filha desista do matrimônio.
11. Se Beber, Não Case (2009)
Outro longa da lista que virou uma trilogia cultuada foi Se Beber, Não Case. Com Bradley Cooper (Maestro), Ed Helms (The Office), Zach Galifianakis (Um Parto de Viagem) e Ken Jeong (Podres de Ricos) no elenco, essa obra do diretor Todd Phillips (Coringa) está disponível no Max e Amazon Prime Video. O primeiro filme da trilogia possui nota 7,1 no IMDb e aprovação de 79% no Rotten Tomatoes.
Dois dias antes de se casar, Doug Billings (Justin Bartha) decide fazer uma despedida de solteiro ao lado dos amigos Phil Wenneck (Cooper), Alan Garner (Galifianakis) e Stu Price (Helms). No entanto, a noite foi tão intensa que, no dia seguinte, três deles acordam em condições lastimáveis e sem a presença de Doug. Agora, resta aos outros três amigos relembrarem detalhes da despedida e encontrar o noivo a tempo do casamento. O primeiro filme da trilogia possui nota 7,1 no IMDb e aprovação de 79% no Rotten Tomatoes.
12. Sexta-Feira Muito Louca (2003)
Foi preciso apenas um bolinho da sorte para que as vidas de Jamie Lee Curtis (franquia Halloween) e Lindsey Lohan (Pedido Irlandês) virassem do avesso em Sexta-Feira Muito Louca. A comédia do diretor Mark Waters (E Se Fosse Verdade) é a terceira adaptação do romance da escritora Mary Rodgers. Vale lembrar que o longa, que está no catálogo do Disney+, tem uma sequência confirmada que ainda está em produção. As médias são de 6,3 no IMDb e aprovação de 88% no RT.
A psiquiatra Tess Coleman (Curtis) possui uma personalidade completamente diferente da filha Anna (Lohan), uma adolescente rebelde que toca numa banda de rock. Após receberem um biscoito da sorte com uma mensagem enigmática, Tess e Anna acordam no outro dia com os corpos trocados. Sem saber o que fazer, as duas vivem a vida uma da outra até encontrarem um modo de reverter a troca.
13. Sim Senhor (2008)
Sim Senhor é mais um dos filmes de Jim Carrey que obteve sucesso nos anos 2000. Desta vez, o astro está acompanhado de Zooey Deschanel (500 Dias com Ela), Bradley Cooper e Terence Stamp (Noite Passada em Soho) no elenco. Com direção de Peyton Reed (O Colecionador), a obra está no catálogo do Max. Os índices são de 6,8 no IMDb e aprovação de 46% no Rotten Tomatoes.
Sempre disposto a dizer não para tudo, Carl Allen (Carrey) acaba se tornando um homem monótono, ranzinza e sem experiências marcantes. Sua vida muda quando ele participa de um programa de autoajuda onde deve ser mais receptivo aos pedidos dos outros. Inicialmente, as decisões afirmativas de Allen trazem benefícios importantes, como melhores promoções de emprego e até uma nova namorada. Mas aos poucos ele percebe que ser positivo demais tem seus custos.
14. Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)
Adam Sandler esteve em alta com outra obra dos anos 2000 que foi a comédia romântica Como Se Fosse a Primeira Vez. Aqui o comediante divide o protagonismo com Drew Barrymore (Donnie Darko). Disponível no Max, o enredo é focado em Henry Roth (Sandler), um veterinário marinho mulherengo que se apaixona por Lucy Whitmore (Barrymore), uma moça com um passado trágico. Devido a um acidente de trânsito, ela sofre de perda de memória recente, esquecendo coisas que acabaram de acontecer. Logo, Henry precisa conquistá-la todos os dias.
Outros nomes do elenco são Rob Schneider (Gigolô Por Acidente), Sean Astin (trilogia Senhor dos Anéus) Lusia Strus (O Pintor), Blake Clark (O Rei da Água) e Dan Aykroyd (Os Caça-Fantasmas). Como Se Fosse A Primeira Vez tem nota 6,8 no IMDb e aprovação de 45% no Rotten Tomatoes.
15. Zumbilândia (2009)
Para encerrar a lista, mais um filme de comédia com zumbis. A obra da vez é Zumbilândia, título dirigido por Ruben Fleischer (Uncharted: Fora do Mapa) e que conta com Woody Harrelson (Jogos Vorazes), Jesse Eisenberg (A Rede Social), Emma Stone (Cruella), Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine), entre outros artistas no elenco. O longa está no catálogo do Max e possui nota 7,6 no IMDb e aprovação de 89% no RT. Vale lembrar que o filme possui uma sequência, intitulada Atire Duas Vezes (2019).
O estudante universitário Columbus (Eisenberg) só quer voltar para a sua cidade natal durante um surto de zumbis infectados. Durante o trajeto ele conhece Tallahassee (Harrelson), um cara durão com jeito de cowboy. Posteriormente, os dois conhecem as irmãs Wichita (Stone) e Little Rock (Breslin), que juntas lutam contra os mortos-vivos em sua cidade. Resta ao grupo sobreviver o quanto podem enquanto presenciam todo o tipo de maluquice.
Com informações de Collider, Cosmopolitan, IMDb, One 37pm, Rotten Tomatoes
Mais lidas da semana
🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época