Casas Conectadas
Publicidade
Por e , para o TechTudo

Senhas com padrões considerados fracos ou pouco seguros, como “12345” ou “admin”, não serão mais admitidas em dispositivos inteligentes do Reino Unido. A região introduziu recentemente uma lei que regulamenta novos padrões mínimos de segurança para os fabricantes de tecnologia, com o objetivo de proteger os consumidores. O novo pacote de medidas exige que mesmo a menor placa Wi-Fi passe a ter uma senha aleatória, ou que pelo menos gere uma na inicialização do usuário.

Com a nova regulamentação, os países que compõem o Reino Unido são os primeiros a banir padrões com baixo nível de segurança de produtos IoT. A Lei ainda prevê que as fabricantes que infringirem as novas regras deverão ser multadas em valores que pode chegar até US$ 12,53 milhões, o equivalente a cerca de R$ 64 milhões, ou 4% de sua receita global — o que for maior.

Senhas com padrões considerados fracos ou pouco seguros como “12345” ou “admin” não serão mais admitidas no Reino Unido. — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Senhas com padrões considerados fracos ou pouco seguros como “12345” ou “admin” não serão mais admitidas no Reino Unido. — Foto: Reprodução/Marcela Franco

📝 Lâmpada inteligente Multilaser E27 é boa? Veja no Fórum do TechTudo

Na prática, fabricantes de produtos IoT passam a ser obrigados a proteger seus dispositivos ligados à internet contra ataques de cibercriminosos. Inclusive, a partir desta medida, as fabricantes não podem fornecer senhas óbvias como padrão aos usuários, além de recomendar que qualquer bug seja reportado.

No restante do mundo, senhas pré-definidas como "admin", "password" e "12345” ainda são frequentemente usadas como padrão inicial em roteadores, e até mesmo em dispositivos de segurança doméstica, como campainhas de vídeo e alarmes. Por serem de conhecimento público, e de fácil dedução, estes padrões podem ser facilmente usados por hackers para o roubo de dados, ou até na implantação de vírus.

Cuidados na hora de criar sua senha

Enquanto não há nenhuma lei do tipo prevista para entrar em vigor no Brasil, é importante que o usuário troque todas as senhas pré-definidas de seus dispositivos inteligentes. Vale dizer que, em diversos casos, estes padrões são os mesmos em todos os produtos fabricados por uma empresa, algo que torna ainda mais fácil a dedução da senha. Por exemplo, caso duas pessoas que não se conhecem compram o mesmo roteador, as palavras-chave serão iguais caso não haja esta alteração.

Por isso, é recomendável que sejam evitados padrões óbvios, como sequências numéricas ou de letras, nomes ou datas de nascimento, para proteger a integridade e a privacidade da sua rede. No lugar disso, utilize palavras específicas que só você ou sua família sabem, e que não fariam sentido para terceiros.

Outra sugestão para aumentar a segurança é utilizar caracteres diversos em sua senha. Além de letras, o ideal é fazer uma mistura de números com sinais. Por fim, não repita o mesmo padrão em diferentes produtos IoT, já que, caso alguém consiga invadir um dos dispositivos inteligentes, as chances de invadir todos os outros pode ser menor.

Com informações de 9to5Mac e The Verge

🎥 Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Mais recente Próxima 'Alexa, bom dia': frase foi dita 65 milhões de vezes em 2023; confira dados
Mais do TechTudo