O histórico de links do Facebook registra todos os endereços que o usuário acessou no app disponível para Android e iPhone (iOS). A ferramenta promete facilitar a navegação online ao manter os links armazenados para acesso no futuro. Por outro lado, a ferramenta também gerou polêmicas a respeito da privacidade dos usuários. Especialistas apontam, por exemplo, que há uma falta de transparência na coleta de dados e no nível de controle dos usuários sobre as informações coletada. A seguir, saiba mais a respeito desta ferramenta e como desativar, se julgar necessário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/5/P/zgL8KZQImv6DgfKUpT7g/techtudo-173-m.jpg)
📝Instagram: Como inserir links em postagens? Saiba no Fórum do TechTudo
O que é o histórico de links do Facebook?
O histórico de links do Facebook é uma nova configuração que cria um registro de todos os links que um usuário clica no aplicativo do Facebook. Indisponível no navegador, essa configuração permite que a plataforma armazene e acompanhe as URLs visitadas pelos usuários. O usuário pode desativar a função, se assim preferir.
O que o Facebook diz sobre o histórico de links?
O representante da Meta afirma: “Quando você permite o histórico de links, podemos usar suas informações para melhorar seus anúncios em tecnologias da Meta”. Isso indica que o Facebook considera a funcionalidade como uma forma de melhorar a experiência do usuário e que aproveita os dados para aprimorar os serviços de publicidade.
Falando em publicidade, é importante lembrar que o Facebook usa uma variedade de métodos para coletar dados dos usuários, mesmo quando estão desconectados, a fim de melhorar a conversão de seus anúncios. Entre esses métodos, estão os cookies de rastreamento, que são pequenos arquivos armazenados nos celulares que registram a atividade online. Além disso, a rede social obtém dados de terceiros, como desenvolvedores de aplicativos e anunciantes.
Os tipos de dados coletados pelo Facebook incluem uma ampla gama de informações, como conteúdo criado pelos usuários (como postagens, comentários e mensagens de áudio), histórico de pesquisa e mensagens enviadas e recebidas. A rede social também utiliza metadados sobre conteúdo e mensagens, tipos de conteúdo visualizados ou interagidos, informações do dispositivo e detalhes sobre amigos, seguidores, grupos e páginas com os quais os usuários interagem.
Ao analisar esses dados, a plataforma pode criar perfis detalhados e segmentá-los com anúncios direcionados, aumentando a eficácia de suas campanhas publicitárias e melhorando a conversão dos anúncios exibidos.
Como desativar o histórico de links do Facebook?
Passo 1. No Android ou no iPhone (iOS), abra o aplicativo do Facebook. Na página inicial, localize um post com link e clique nele.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/O/h/wnIHJbT72paoT2DPsRRQ/1.jpg)
Passo 2. Com o link aberto, selecione os três pontinhos no canto superior direito da tela, em seguida, clique na opção “Ir para configurações”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/E/n/So3LlVTi244S3L5faOrQ/2.jpg)
Passo 3. Por fim, procure a opção “Permitir histórico de links” e desative-a, caso esteja acionada, tocando na barra azul. Após desativar o histórico de links, a Meta pode levar até 90 dias para finalizar o procedimento de exclusão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/w/H/r1D3AzS7qC7y5W8B0xBA/3.jpg)
Com informações de All About Cookies, Wired, Malwarebytes Labs, Facebook, The u.s Sun, The Verge e Gizmodo.
Veja também: Como saber se meu celular foi clonado ou hackeado? Veja guia

Como saber se meu celular foi clonado ou hackeado? Veja guia