A maquininha de cartão é uma "mão na roda" para os lojistas, pois amplia as opções de pagamento para que os consumidores continuem suas compras. Porém, existem algumas curiosidades sobre esse pequeno aparelho que nem todos sabem. Alguns modelos são capazes de imprimir comprovantes via Bluetooth ou até mesmo habilitar voz para melhor atender pessoas com deficiência visual. PagSeguro, Cielo e SumUp são algumas das alternativas que oferecem funções como essas.
A quantidade de ferramentas disponíveis nesses aparelhos vai além do pagamento no crédito e no débito. Por isso, o TechTudo preparou uma matéria com quatro coisas que você provavelmente não sabia sobre as maquininhas de cartão, mas que agora vai descobrir.
1. Enviar comprovante de venda por e-mail
As famosas maquininhas de cartão PagSeguro e de outras marcas oferecem uma função bastante interessante. Em vez de o comprador receber o comprovante direto em mãos, é possível que o lojista envie o documento para o seu e-mail, sem a necessidade de imprimir papéis. Além de ser uma medida sustentável, pode ajudar o comprador na hora de guardar os comprovantes de gastos do mês.
É importante ressaltar que algumas máquinas somente oferecem essa função como comprovante de venda. A famosa Minizinha, do PagSeguro, não imprime nenhum tipo de papel e exige que o consumidor passe algum e-mail para que a nota fiscal seja enviada. Caso ele não tenha, o comprador fica sem esse registro.
2. Aceitar Pix como pagamento
Uma curiosidade que pode ajudar a vida não só dos compradores, mas também dos empresários, é a opção de Pix pela maquininha de cartão. Hoje em dia muitas pessoas têm optado por esse meio de pagamento, pois o valor sai no mesmo instante da conta. Para ativar, basta que o lojista abra a função de gerar QR Code de cobrança e que o cliente faça a leitura com código de pagamento do seu respectivo banco.
Um ponto importante para os consumidores é que o QR Code de pagamento só pode ser gerado com acesso à internet. É preciso entrar no aplicativo do banco, o que exige que o smartphone esteja conectado no Wi-Fi do estabelecimento ou tenha dados móveis ativos. Se não tiver esse tipo de conexão, não é possível usar o método de Pix na maquininha. A Cielo e a SumUp, por exemplo, já oferecem essa função em alguns dos seus aparelhos.
3. Imprimir comprovantes por Bluetooth
A sua maquininha de cartão pode ser uma mini impressora. Alguns modelos no mercado oferecem a conectividade via Bluetooth e permitem que os empresários façam a impressão de qualquer documento por meio da máquina. Existem muitos vídeos no Instagram e no TikTok que mostram como as pessoas imprimem até mesmo fotos que estão salvas no seu celular. Vale lembrar que a função não foi criada para isso.
Caso seja necessário entregar algum comprovante para o consumidor e o documento está salvo apenas no celular, é preciso conectar sua maquininha com o smartphone e realizar o processo. Antes de comprar qualquer modelo, verifique se ele oferece Bluetooth.
4. Habilitar som na função de acessibilidade
A última curiosidade sobre as maquininhas de cartão é extremamente importante. Algumas opções no mercado, como a SumUp, oferecem a habilitação de voz para o aparelho. A função serve para atender públicos deficientes visuais, que precisam desse apoio para usar o cartão de crédito e débito. O lojista precisa disponibilizar o comando nas configurações e deixar que o cliente se comunique por meio de diálogos com a máquina.
A função representa uma parte dos investimentos em que as empresas têm apostado atualmente. A acessibilidade é extremamente importante e disponibilizar recursos do tipo em maquininhas de cartão pode ajudar não só a loja, mas principalmente o consumidor que depende desse tipo de ferramenta extra.