Placas
Publicidade
Por , para o TechTudo


As placas-mãe com chipset H61 são alternativas para abrigar processadores Intel Core de segunda ou terceira gerações compatíveis com o soquete 1155. Com suporte a módulos de memória DDR3, as placas podem oferecer suporte a funções como dual channel e capacidade para abrigar até dois módulos com frequências de até 1.600 MHz.

O chipset H61 lançado em 2011 já foi descontinuado, mas ainda existem muitos usuários que utilizam processadores mais antigos em máquinas para tarefas mais simples, que podem precisar de uma nova placa-mãe. Para te ajudar a entender o que uma placa com chipset H61 pode oferecer, o TechTudo apresenta mais informações do que os modelos disponíveis no mercado prometem entregar.

Placa-mãe H61 é uma opção de entrada para processadores Intel Core de segunda ou terceira geração — Foto: Divulgação/BrazilPC
Placa-mãe H61 é uma opção de entrada para processadores Intel Core de segunda ou terceira geração — Foto: Divulgação/BrazilPC

📝 Como escolher um cooler e como configurá-lo? Veja no Fórum TechTudo

Ficha técnica da placa-mãe H61

  • Processador: Soquete 1155 – Intel Core segunda e terceira geração
  • Chipset: Intel H61 Express
  • Gráfico: conectores 1x VGA/ 1x HDMI
  • Memória: suporte para até 16 GB, 2 slots DDR3, suporte 1.066/1.333/1.600 MHz, Dual Channel
  • Slot de expansão: 1x PCI Express x16, 1x PCI Express x1
  • Armazenamento: 4x SATA 4 Gb/s
  • Áudio: 6-channel HD Audio Codec onboard
  • LAN: 10/100 Mb/s
  • Portas USB: 8x USB 2.0 (4x painel traseiro, 4x na placa)
  • Portas painel traseiro: 1x teclado PS/2, 1x Mouse PS/2, 1x HDMI, 1x VGA, 1x LAN RJ45, 4x USB 2.0 e 3x áudio

Como o modelo já foi descontinuado, placas com chipset H61 acabam tendo uma compatibilidade bem restrita com o soquete 1155 da Intel. Os modelos utilizam ainda módulos de RAM DDR3, que não são os mais modernos e muito menos os mais eficientes do mercado.

As placas contam ainda com conectores PS/2 para mouse e teclado, sendo esta uma conexão praticamente inexistente em periféricos modernos. O número de portas SATA também é limitado e evidentemente, não há compatibilidade com unidades de armazenamento M.2 ou NVMe.

Processadores

A placa-mãe é compatível com os processadores Intel Core de segunda ou terceira geração, o que faz com que, a não ser que você já possua um processador compatível, dificilmente vai encontrar um modelo novo disponível no mercado.

Entre os processadores compatíveis aparecem soluções como o Intel Core i5 3470, que é uma solução com quatro núcleos e frequências que podem chegar aos 3,2 GHz, tendo ainda vídeo integrado Intel HD 2500.

Chipset

O chipset H61 foi introduzido no primeiro trimestre de 2011, sendo descontinuado pela Intel em 2018. A litografia de 65 nm (nanômetros) evidencia uma certa obsolescência do chipset, que atualmente não tende a ser muito eficiente com sistemas e softwares modernos.

O H61 é compatível com gráficos integrados e tem suporte para até dois monitores. A interface PCI Express é de versão 2.0, com número máximo de seis linhas de comunicação. O chipset oferece ainda suporte a USB 2.0 e compatibilidade com até quatro portas SATA.

Placa-mãe H61 pode ser considerada obsoleta — Foto: Reprodução/Mercado Livre
Placa-mãe H61 pode ser considerada obsoleta — Foto: Reprodução/Mercado Livre

Conexões

A placa-mãe H61 oferece suporte para até dois módulos de RAM DDR3 com suporte para até 16 GB com frequências de até 1.600 MHz., tendo ainda slot PCI Express x16 e um slot PCI Express x1 — o básico para uma experiência satisfatória.

Os modelos com chipset H61 contam com quatro portas SATA, porta Fast Ethernet, quatro conectores USB, conector para teclado e mouse PS/2, saída VGA e HDMI, além de três conectores de áudio. São duas conexões de energia ATX, sendo uma de quatro e outra de 24 pinos.

Dimensões, portas e interfaces

A placa conta com dimensões convencionais para soluções ATX, tendo 210 x 170 mm, o que faz do modelo uma solução compatível com praticamente qualquer gabinete ATX de tamanho médio. Ela oferece conector para painéis frontais, porta COM e saídas de áudio para painéis, o que vai permitir que você utilize dispositivos de áudio conectados ao painel frontal do gabinete.

Preços e concorrentes

No varejo online, você pode encontrar placas com chipset H61 por valores a partir dos R$ 148, o que faz das placas soluções bem acessíveis, apesar de, como mencionado, encontrarmos modelos que atualmente tendem a não oferecer um desempenho tão interessante.

Além disso, é preciso considerar que encontrar processadores e módulos de RAM compatíveis tende a não ser uma tarefa tão simples. Uma alternativa concorrente que pode oferecer um desempenho equivalente é a plataforma AM3+ da AMD, que é compatível com os processadores AMD FX, que também já foram descontinuados e foram muito populares há pouco mais de dez anos.

AM3+ é usado pela AMD nas placas com suporte para processadores FX — Foto: Divulgação/Asus
AM3+ é usado pela AMD nas placas com suporte para processadores FX — Foto: Divulgação/Asus

🎥 Como escolher a placa de vídeo certa para o PC

Como escolher a placa de vídeo certa para o PC

Como escolher a placa de vídeo certa para o PC

Mais recente Próxima RX 6600 vs RTX 4060: compare as placas de vídeo AMD e Nvidia
Mais do TechTudo