Usar o notebook no calor pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. As máquinas costumam ficar mais quentes, causam incômodo às mãos e o sistema começa a responder de forma mais lenta. Isto acontece porque os aparelhos têm uma faixa de temperatura ideal entre cerca de 10°C e 35°C e, quando ultrapassam este valor, começam a apresentar problemas. Por isso, é necessário evitar atitudes que possam estar ajudando no superaquecimento do laptop durante o verão.
É recomendado que os usuários não utilizem o notebook durante longos períodos de tempo e, caso seja necessário, que existam intervalos de “descanso” para a máquina. Também é essencial não usar o aparelho em camas ou no colo, visto que estas superfícies podem cobrir as saídas de ar, mantendo o calor dentro do computador. Em especial, é necessário tomar cuidado com a bateria do dispositivo, que pode estufar ou até explodir em caso de superaquecimento. Nas linhas seguintes, o TechTudo compilou uma série de cuidados para ter com o notebook durante as ondas de calor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/g/F/y538t4TtaQVonVR65EMg/windows-4jobbwz5vfi-unsplash.jpg)
📝 Quais são as melhores marcas de notebook para comprar? Saiba no Fórum TechTudo
1. Evite o sol
Uma das dicas mais importantes para preservar a vida útil dos notebook é tomar cuidado com o local onde ele vai ser armazenado. O calor normalmente é acompanhado de uma incidência de luz solar mais intensa. Deixar o computador no sol pode aquecer o dispositivo e causar queimaduras nas mãos ao tocar no aparelho. Além disso, as altas temperaturas diminuem o desempenho do sistema, já que o calor pode deixar o dispositivo mais lento, ou até causar danos permanentes à placa de vídeo e bateria.
Dessa forma, é recomendado que o uso do notebook aconteça apenas em espaços protegidos, sendo ideal a utilização de uma toalha ou tecido para proteger o aparelho quando possível. Vale lembrar que a luz solar se move durante o dia, então é indicado estar atento à possibilidade dos raios solares podem chegar até o local onde o notebook está guardado em algum momento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/F/1/mB5VF1ScaaBeWoyvpD9A/676.jpg)
2. Cuidado com a umidade
A umidade também é uma grande vilã para os usuários de notebook. O clima muito úmido pode aumentar o efeito de condensação, que é quando a água passa do estado gasoso para o físico ao redor do computador. No geral, quando a umidade do local ultrapassa o nível de 80%, as pessoas já devem se tornar mais cautelosas, pois o nível de curto-circuito do dispositivo também tende a aumentar.
Apesar de não ser possível que o “ar vire água” dentro do notebook, devido a quantidade de umidade relativa ser menor dentro do aparelho, espaços muito úmidos ainda podem causar danos aos usuários. O excesso de umidade dentro e ao redor da máquina pode ativar o sensor de danos causados por líquidos, o que muitas vezes anula a garantia em caso de problemas técnicos. Vale pesquisar quais são as configurações de umidade estabelecidas pela fabricante na ficha técnica de cada dispositivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/b/k/nPzKfTT5KBKMQAF7R2OA/acer-aspire.webp)
3. Libere as saídas de ar
As saídas de ar do notebook é por onde a ventilação do aparelho dissipa o calor. Não à toa, o dispositivo tende a ficar mais quente se essas saídas são obstruídas pela cama ou colo do usuário. Para resolver este problema, é indicado trocar o local de uso ou utilizar um suporte com dissipação de calor ou cooler externo. Essa ferramenta permite que o quente saia da máquina e garante um resfriamento mais efetivo devido à maior circulação de ar.
Já em casos de obstrução das saídas por sujeira, tirar o excesso de poeira da parte traseira do notebook pode resolver o problema.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/i/r/CauQG5SRiOMI0YvUkxhw/sincerely-media-ylverpz8l1s-unsplash.jpg)
4. Desative apps que usem muita bateria
Desativar os programas e aplicativos que consomem mais bateria também é uma boa opção para impedir o superaquecimento das máquinas. Em geral, no caso dos notebooks, o brilho mais alto da tela pode gastar mais energia e fazer com que o item fique mais quente.
Logo, caso seja possível, é recomendado diminuir o brilho e habilitar a opção de economia de energia do laptop para reduzir o calor gerado. Além disso, alguns dispositivos também ficam mais quentes quando estão conectados na tomada pelo carregador. Neste caso, é melhor utilizar o aparelho fora de uma fonte de energia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/7/n/vjydJRRTKUBw6AG3Ms1w/2016-02-18-ajustar-o-brilho-da-tela-do-pc-manual-e-automaticamente-1.jpg)
5. Adquira um cooler externo
Coolers externos são máquinas de ventilação ideais para posicionar os notebooks em uma altura mais confortável, com o objetivo de controlar a temperatura do dispositivo e evitar o superaquecimento. Essas ferramentas estão disponíveis em diferentes formatos e faixas de preço, podendo variar de opções mais simples até produtos avançados, indicados para jogadores profissionais.
Entre eles, o Cooler Master CMC3, se destaca pela simplicidade e custo benefício. O item tem uma ventoinha única 200 mm no centro com capacidade de até 700 RPM. Ele é indicado para laptops de até 15 polegadas e deixa o computador em uma altura fixa, o que permite que o aparelho seja apoiado em superfícies planas ou nas pernas. No Mercado Livre, o produto pode ser comprado por valores a partir de R$ 89.
Outra opção de cooler externo é o Vinik CN200. O aparelho é um modelo avançado com seis ventoinhas, sendo três de 110 mm e outras três de 70 mm, que podem chegar a uma velocidade que varia entre 1.000 e 2.100 RPM. Somado a isso, ele também suporta máquinas de até 19 polegadas, e oferece sete tipos de construções diferentes para ajustar a altura do notebook. O produto está disponível por preços a partir de R$ 238 na Amazon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/X/9/Eg5EmkTeqaBDDlwFGAwQ/9658.png)
6. Desligue quando não estiver usando
O uso contínuo do notebook inevitavelmente vai exigir mais da máquina e fazer com que ela sofra mais calor. Em dias muito quentes, o indicado é que os usuários diminuam o tempo de tela na máquina e, se possível, façam algumas pausas de 5 a 15 minutos ao longo do dia. O tempo de “descanso” do dispositivo é essencial para que ele se resfrie e poupe energia para quando for ligado novamente.
Além disso, para o caso das pessoas que estão viajando entre lugares com faixas de temperatura muito diferentes, também é recomendado desligar o computador. O notebook deve se ajustar à nova temperatura ambiente antes de ser utilizado novamente. Geralmente, após 15 minutos em um ambiente mais fresco, é possível ligá-lo com segurança dentro dos limites operacionais térmicos estipulados na ficha técnica da máquina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/C/B/U4SB1KTA6OvqhCh2iRiA/arnav-singhal-dbhcxj-tyna-unsplash.jpg)
7. Ligue o ar-condicionado
Em períodos de altas temperaturas, o ideal é utilizar os notebooks em ambientes climatizados. Nesse quesito, espaços com ar-condicionado são os mais indicados para o uso das máquinas sem se preocupar com o aquecimento do aparelho.
Porém, nem todos os usuários têm acesso a ambientes refrigerados, mas ainda é possível tomar outras atitudes para evitar o calor, como usar o dispositivo durante a noite. Essas situações nem sempre vão ser possíveis, mas podem ajudar a preservar os computadores.
Com informações de Apartment Therapy e Lifewire
🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de maio de 2024.