Tempo de resposta é uma especificação técnica importante quando o consumidor está em busca de um monitor ou uma smart TV nova. A medida em milissegundos (ms) sinaliza quanto tempo o display leva para que seus pixels alternem de cor, indicando a velocidade com que o aparelho é capaz de apresentar mudanças na imagem.
Na sequência, vamos detalhar melhor o que é o tempo de resposta em monitores, que tipos de tecnologia de telas apresentam displays mais velozes, sua utilidade prática e também as diferenças que existem entre essa especificação e o chamado input lag.
![Odyssey OLED da Samsung tem tempo de resposta em apenas 0,1 ms — Foto: Divulgação/Samsung](https://s2-techtudo.glbimg.com/INjEzTSrNLxB3jIsM0AsFxw-spA=/0x0:1920x1080/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/b/E/t593muT3mN0O8F9aPFgw/odyssey-oled-pr-dl4.jpg)
O que é o tempo de resposta?
![Baixo tempo de resposta, em monitores ou TVs, pode render melhor desempenho na hora de curtir games — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo](https://s2-techtudo.glbimg.com/ppYh6DB1Xs9FzQh6T_JBEVMfxBI=/0x0:984x554/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/w/O/8Zkb3sTFaRPvhBeUrXYQ/capa.jpg)
A definição mais direta a respeito desta especificação técnica determina que o tempo de resposta é a medida de tempo que um painel leva para mudar de cor — ou, de forma mais simples, mudar de imagem. Engenheiros e técnicos fazem essa medição contanto o intervalo — geralmente em milissegundos — que o display leva entre ir do branco ao preto e voltar ao branco.
No geral, monitores atuais terão tempo de resposta abaixo de 10 ms, enquanto os modelos mais avançados e caros podem ser rápidos o suficiente para produzir essa transição de imagem em apenas 1 ms.
É importante, no entanto, que você tenha em mente que diferentes fabricantes medem o tempo de resposta de formas diversas: não há uma metodologia universal e isso pode gerar fichas técnicas discrepantes entre o que a fabricante anuncia e aquilo que reviews e especialistas detectam em testes reais.
No geral, a recomendação é que você considere valores médios detectados em análises técnicas aprofundadas, como as produzidas pelo site RTINGS. Especializado em telas e monitores, o site aplicaa uma única metodologia para medir uma série de características das telas, inclusive o tempo de resposta.
Por que o tempo de resposta é importante?
![Comparação mostra a vantagem de uma tela com baixo tempo de resposta — Foto: Divulgação/Asus](https://s2-techtudo.glbimg.com/bHfI9gw9STkjSQvz95eYQfdQDdg=/0x0:695x391/984x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/08/26/asus1.png)
O primeiro grupo de usuários que se beneficia claramente de monitores com tempo de resposta mais baixo é o dos gamers. Telas que são capazes de trocar de imagem mais rápido contribuem para menor latência, gameplay mais ágil e fluido e em casos extremos, como jogos competitivos do mundo dos esports, pode até representar uma vantagem diante de um competidor com tela mais lenta.
Monitores com tela do tipo TN tendem a apresentar os tempos de resposta mais baixos — embora possam comprometer a qualidade de imagem e fidelidade de cor. Telas IPS e similares têm imagem e cor melhores, mas são geralmente mais lentas no que diz respeito ao tempo de resposta. Já painéis VA buscam um meio termo entre o TN e o IPS.
Além dos gamers, quem consome conteúdo com imagens mais velozes — exemplos são esportes ou filmes de ação — pode detectar artefatos em telas que tenham tempo de resposta lento demais: sombras e rastros são um detalhe que geralmente denuncia displays incapazes de realizar a transição entre imagens de forma rápida.
Dito isto, é importante que você tenha em mente que a diferença entre 1 ms e 10 ms é muito baixa e basicamente imperceptível para a maioria dos usuários. Se o seu monitor será usado apenas para produtividade, internet e consumo de entretenimento, a chance é grande que você não sinta nenhuma vantagem com um monitor excepcionalmente rápido perante um mais lento. Neste caso, faz muito mais sentido valorizar questões como resolução, frequência da tela e fidelidade de cor.
Diferença para o input lag
Uma outra medida de latência comum para monitores é o input lag. Embora seja fácil confundi-la com o tempo de resposta, ela mede um intervalo de atraso diferente: o input lag determina o tempo que o monitor leva para reagir a um comando: quanto tempo o display leva para que a tela mostre a ação que você executou no jogo — ou a interface gráfica do sistema operacional.
Já a medida de tempo de resposta é um tipo de latência interna, referente à tela em si, e que, como vimos, mede o tempo que o monitor leva para que seus pixels transitem de uma cor, ou estado, para outro.
Com informações de RTINGS (1 e 2), How-To Geek e WePC