O plot twist é um dos recursos narrativos mais celebrados no cinema. A tática usada por diretores e roteiristas é um meio para deixar espectadores surpreendidos ao se depararem com revelações inesperadas. Títulos como O Sexto Sentido (1999), Psicose (1960), Os Suspeitos (1995) e Oldboy (2003) explodiram cabeças ao redor do mundo e botou o termo no conhecimento público dos cinéfilos. E vale sempre ressaltar que diversos longas como estes estã disponíveis em plataformas como Netflix, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video.
Apesar de ser um recurso antigo do cinema, ainda hoje há quem desconheça o real significado de plot twist e seus exemplos. Se você é um desses que aidna está por fora das reviravoltas mirabolantes da sétima arte, o TechTudo preparou uma lista com informações úteis sobre tudo o que precisa saber sobre plot twists, exemplos e onde maratonar produções com esse recurso no streaming. Confira a seguir, mas tenha cuidado: há spoilers massivos sobre a trama de alguns filmes nessa matéria!
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudor
Neste guia sobre plot twist preparado pelo TechTudo, você irá aprender:
- O que é plot twist?
- Os tipos de plot twist
- Exemplos de filmes com plot twits
- 4Onde assistir a filmes com plot twist?
1. O que é plot twist?
Em tradução literal, plot twist significa "virada do enredo". Todo filme possui uma história conduzida por um roteiro onde são informados os detalhes principais: quem são os personagens, quais são suas falas, o que eles fazem, onde estão localizados e, o mais importante, o tipo de trama que o filme pretende narrar. Muitos longas costumam seguir um andamento tradicional da história, sem grande mudanças no enredo e facilmente assimiladas pelo espectador.
Por outro lado, há outras produções que optam por inserir reviravoltas surpreendentes que mudam completamente não só o enredo, como também a compreensão do público em relação à história e seus personagens. Esses recursos são os plot twists. Apesar de serem fartamente usados no cinema, eles também integram o roteiro de peças de teatro, séries, novelas e videogames.
2. Os tipos de plot twist
Quando se trata de plot twist, há diversos tipos que definem não apenas o tipo de mudança inesperada no roteiro, bem como a quantidade de vezes onde esses recursos são inseridos na obra. Por ser um recurso usado há tempos no cinema, o plot twist se diversificou e possui diferenciações que podem acontecer em diversos momentos da trama. O tipo mais usual é o plot twist clássico, onde o enredo conduz um mistério e tal enigma é solucionado ao fim do longa, como acontece quando Darth Vader releva a Luke Skywalker que é seu pai em Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca.
Mas há diretores e roteiristas que, ao invés de deixar para solucionar um mistério no fim do filme, o resolvem logo no meio, o que irá mudar completamente a trama nos atos seguintes. Quando isso acontece, se trata de um mid twist, ou reviravolta no meio, em tradução literal. É o caso de Garota Exemplar (2014), que revela, o meio do filme, que Amy está viva e armou uma cilada para que seu marido Nick fosse suspeito de um suposto assassinato.
Há, ainda, títulos que não pretendem usar uma, e sim duas ou mais reviravoltas na trama. A nomeação para esses casos é de double twist; ou reviravolta dupla, em português. É o caso De Entre Facas e Segredos (2019), que tem duas grandes viradas: Harlan, o milionário vítima de assassinato que cortou a própria garganta para proteger a enfermeira Marta, que acreditava tê-lo matado dando a medicação errada; e a revelação de que o neto Ramson trocou os remédios antes dela.
Alguns dos recursos narrativos usados como plot twist são a revelação da identidade de um vilão ou de um personagem oculto na trama; a traição de um ou mais personagens contra o protagonista ou o antagonista e a morte de um personagem tido como protagonista ou importante no meio do filme. Também há exemplos em que o plot twist é usado para mostrar a conexão entre tramas tidas como desconexas, mas que se revelam como paralelas; a descoberta de pistas para solução de um crime ou ato emblemático que conduz o enredo, entre outras situações.
3. Exemplos de filmes com plot twists
Quando se trata de um plot twist clássico, o melhor exemplo para ilustrar a categoria é o filme O Sexto Sentido (1999), uma reviravolta emblemática que mudou não apenas o cinema, como também a carreira do diretor indiano M. Night Shyamalan. A trama é focada no trabalho do psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) em ajudar Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto de nove anos que alega presenciar espíritos. Antes de conhecer o menino, Crowe foi baleado por um ex-paciente que, na infância, também sofria do mesmo problema, mas que era tratado com descrédito pelo psicólogo.
Já no fim da trama, descobrimos que Malcolm é também um espírito, pois não sobreviveu ao tiro do ex-paciente. Nesse momento, o filme usa flashbacks onde essa informação havia sido sutilmente revelada, mas que passou despercebida pelo espectador.
Em matéria de plot twist no meio e duplo, o caso mais memorável é o do filme Psicose (1960), do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Na trama, uma secretária foge com um dinheiro roubado para um hotel, cujo dono é Norman Bates (Anthony Perkins), um homem solitário que tem uma estranha conexão com a mãe.
No meio do longa, a protagonista Marion Crane (Janet Leigh) é assassinada inesperadamente por uma figura não identificada. Ao fim, descobrimos duas revelações: que o assassino é o próprio Bates e que sua mãe está na verdade morta.
Outro longa que apresenta múltiplas reviravoltas é o sul-coreano A Criada (2016), onde o diretor Park Chan-wook (Oldboy) aproveita as quase duas horas e meia de filme para inserir ao menos três grandes plot twists na paixão de época entre Lady Hideko (Kim Min-hee) e Sook-hee (Kim Tae-ri). O romance é marcado por traições, vingança, golpes e assassinatos.
O primeiro twist do longa coreano acontece quando é revelado que Sook-hee, na verdade, não é uma simples ajudante: ela é uma ladra que planeja unir forças com o Conde Fujiwara para roubar a herança de Hideko. O segundo acontece ao final do segundo ato da trama, quando é revelado que, na verdade, o Conde e Hideko armaram uma cilada para deixar Sook-hee em um hospital psiquiátrico e fugir na sequência, roubando os bens do tio abusivo da herdeira nipônica. Há, no entanto, mais um twist: quando Sook-hee admite a paixão por Hideko e conta o plano original. A princesa, no entanto, já sabia de tudo – e juntas, elas se vingam do Conde Fujiwara, do tio abusivo e ainda ficam com o dinheiro.
4. Onde assistir a filmes com plot twist?
Os curiosos em plot twist podem conferir O Sexto Sentido no catálogo do Star+, plataforma que também possui outros filmes de Shyamalan onde a reviravolta faz parte da trama, como Corpo Fechado (2001), Sinais (2002), Fragmentado (2016) e Vidro (2019). Já no Telecine (via Globoplay), é possível assistir aos filmes Psicose e A Criada. No mesmo acervo estão juntos Jogos Mortais (2003), Parasita (2019), Desejo E Reparação (2007) e Pânico (1996), filmes com enredos igualmente surpreendentes. Garota Exemplar (2014) está disponível na Netflix, Entre Facas e Segredos (2019) no Amazon Prime Video e Star Wars: Episódio V pode ser conferido no Disney+.
Com informações de Bibisco, Final Draft, Hollywood Reporter, Harper's Bazaar, Screencraft, Studio Binder
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ