Roteadores
Publicidade
Por , para o TechTudo


Gateways são "portões" que permitem a passagem de dados entre dois ambientes distintos. Os roteadores Wi-Fi, que pulverizam o sinal para outros dispositivos finais, são exemplos da tecnologia. Existem diversos tipos dessa porta de entrada e, na prática, elas funcionam como um meio de conexão entre dois bancos de dados. Outra atribuição do gateway é traduzir as informações entre as linguagens distintas dos sistemas com os quais pode operar. Ou seja, ele é capaz de converter dados entre sistemas diferentes, sendo o elo para que se entendam.

Existem dois tipos principais de gateways: unidirecionais e bidirecionais. Os unidirecionais permitem que a informação flua por apenas um caminho, dele para o sistema final. Já os bidirecionais dão caminho livre entre a origem da informação e seu destino. Em redes Wi-Fi, a tecnologia é responsável por direcionar o tráfego de dados entre os dispositivos conectados à rede e a internet. Saiba, a seguir, tudo sobre gateway e as suas funções.

Gateways são portas que traduzem dados entre redes e, assim, permitem sua conexão — Foto: Freepik
Gateways são portas que traduzem dados entre redes e, assim, permitem sua conexão — Foto: Freepik

📝 Qual é o melhor Roteador Wireless? Saiba no Fórum TechTudo

Quais são os tipos de gateway e para que servem?

Existem vários tipos de gateway para cada aplicação, sendo a mais comuns divididas entre padrão, de pagamento, de internet, API e de frete. O gateway padrão é como o receptor central em uma rede, e funciona como encaminhador de pacotes. A porta fica conectada à internet e a compartilha com outros dispositivos, que consultarão a tecnologia ao acessar uma página, por exemplo.

O de pagamento, por sua vez, é um intermediário entre dados de clientes e instituições financeiras. Dessa forma, é o responsável pelas transações de pagamento e compras. Já gateway o de internet é como um roteador virtual que pode ser adicionado à VCN para fazer conexão direta com a rede. Para usar essa ferramenta, é necessário estar em uma sub-rede pública e ter IP público.

O gateway de API conecta usuários a serviços de back-end, como limitações de taxas, autenticações e fornecimento de estatísticas. Por fim, as de frete estabelecem a ligação entre plataformas de gestão de lojas online com empresas transportadoras.

Gateways de pagamento são responsáveis pelas transações entre clientes e instituições financeiras — Foto: Freepik
Gateways de pagamento são responsáveis pelas transações entre clientes e instituições financeiras — Foto: Freepik

Como funcionam em redes Wi-Fi

O gateway atua em redes Wi-Fi como uma espécie de ponto de acesso, que permite a comunicação entre a rede local e a internet. Ou seja, é o responsável por direcionar o tráfego de dados entre os dispositivos conectados. Uma atribuição importante da tecnologia, por exemplo, é a criação do seu endereço IP.

Ao criar o IP, o gateway também é responsável pelo controle de segurança da rede. Quando um dispositivo se conecta, o roteador atribui a ele um endereço IP único. Isso permite que ele se comunique com outros dispositivos conectados e também acesse a internet. O roteador tem seu endereço próprio, que é o mesmo do gateway.

Uso residencial do roteador é o mais comum e, geralmente, o que exige suporte a mais dispositivos conectados — Foto: Unsplash/Misha Feshchak
Uso residencial do roteador é o mais comum e, geralmente, o que exige suporte a mais dispositivos conectados — Foto: Unsplash/Misha Feshchak

Que funções o gateway desempenha em redes Wi-Fi?

A principal função do gateway em uma rede Wi-Fi é codificar seu endereço IP principal, além de ser o ponto pulverizador das informações que chegarão aos dispositivos. A tecnologia também atribui um IP diferente para cada aparelho conectado em sua gama de dados. Além disso, a comunicação entre os distintos endereços também será feita por meio do gateway.

Inclusive, dois números diferentes de IP não podem se comunicar entre si. Essa tarefa fundamental na conexão, portanto, é do gateway. O firewall, por exemplo, é outra tecnologia que cumpre um papel importante em redes de conexão com a internet, já que busca analisa todo o tráfego de rede para estabelecer as operações que podem ser executadas — ou não — dentro da transmissão.

A internet é grande rede de computadores, repleta de IPs — Foto: Reprodução/Freepik
A internet é grande rede de computadores, repleta de IPs — Foto: Reprodução/Freepik

Exemplos de gateways em outras redes

O Wi-Fi ou rede wireless é apenas um dos exemplos que são constituídos por um gateway. Algumas outras redes importantes são a tecnologia VoIP, a internet das coisas (IoT), as portas que trabalham em armazenamentos em nuvem e as conexões 4G e 5G.

Um gateway VoIP traduz transmissões de voz e fax de linhas fixas analógicas digitalmente. As portas de entrada que operam no sistema de IoT servem como um canal que conecta dispositivos, a rede em nuvem e os aplicativos do usuário. Porém, vale dizer que cada um dos dispositivos e redes tem seus próprios protocolos.

Um gateway de armazenamento em nuvem traduz APIs de serviço de armazenamento em protocolos baseados em interfaces ou em arquivos. Nas redes celulares, a tecnologia é responsável pela conectividade 4G e 5G, bem como por sua velocidade. Inclusive, os dados celulares são transformados em dados compatíveis com a rede local.

Tecnologia VoIP funciona com base em traduções feitas pelo gateway — Foto: Pixabay
Tecnologia VoIP funciona com base em traduções feitas pelo gateway — Foto: Pixabay

Ferramentas e vantagens

A tradução de protocolo é o recurso central de um gateway, com objetivo de suportar uma variedade de linguagens e facilitar a configuração de interfaces entre diferentes redes.

Como a tecnologia sempre está nas bordas da comunicação entre as redes, o gateway tem melhor visibilidade do tráfego que atravessa esses limites. Por isso, a ferramenta se torna ideal para o monitoramento de tráfego.

Essa visibilidade também fornece os controles necessários para a segurança. Um gateway de rede pode incluir a funcionalidade de firewall, além de transmitir ou bloquear o tráfego com base em políticas de segurança de rede corporativa.

Quais erros podem ocorrer?

Os problemas de comunicação entre um gateway e suas redes finais são raros, mas podem acontecer. É comum ver mensagens de erro sobre o gateway quando um site fica fora do ar, por exemplo. Alguns erros comuns são 502, 504 e gateway indisponível.

O erro 502 bad gateway sinaliza falha de comunicação entre os servidores. Vários fatores podem levar a esse erro, principalmente a sobrecarga de acessos a um site. Porém, vale dizer que este é um problema que não está relacionado ao computador do usuário.

Já o 504 gateway time-out ocorre quando o servidor tenta carregar uma página, mas o processo não é finalizado por falta de resposta de outro servidor. Em outras palavras, acontece devido à demora no tempo de resposta.

Quando o gateway padrão não está disponível, a conexão não pode ser finalizada. Isso acontece quando o pacote IP não encontra as regras adequadas e, assim, não chega ao destino esperado.

Erro "502 Bad Gateway" é exibido para usuários que tentam acessar a versão web do Spotify — Foto: Reprodução/TechTudo
Erro "502 Bad Gateway" é exibido para usuários que tentam acessar a versão web do Spotify — Foto: Reprodução/TechTudo

Com informações de Cisco e IBM

🎥 Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Mais recente Próxima Como configurar um roteador? Veja guia e saiba como usar internet ao máximo
Mais do TechTudo