Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Os celulares com telas maiores devem ficar mais resistentes a pancadas com a nova geração do Gorilla Glass, o revestimento de vidro produzido pela Corning. A empresa baseada nos Estados Unidos desenvolveu uma tecnologia que suporta melhor impactos contra superfícies ásperas (como asfalto ou concreto da calçada, por exemplo), mesmo em quedas de até dois metros. Além disso, a empresa promete que os smartphones com o novo recurso estarão menos suscetíveis a riscos e arranhões.

Atualmente, diversos telefones no mercado utilizam a proteção Gorilla Glass Victus. Em seguida, a Corning lançou o Gorilla Glass Victus Plus, que está presente em aparelhos topo de linha como o Galaxy S22, por exemplo. Já o recém-anunciado Gorilla Glass Victus 2 poderá ser vistos nos próximos lançamentos de 2023.

Novo vidro da Corning resistiu a quedas de até dois metros no asfalto — Foto: Reprodução/Corning
Novo vidro da Corning resistiu a quedas de até dois metros no asfalto — Foto: Reprodução/Corning

Os desafios da Qualcomm

Um dos principais desafios que dificultam o desenvolvimento de vidros mais resistentes é o tamanho e o peso dos novos celulares. Acontece que os dispositivos ficaram, em média, 10% maiores e 15% mais pesados se comparados com os modelos de quatro anos atrás, de acordo com a Corning. Isso se deve ao fato de que os aparelhos atuais trazem mais elementos, como sensores de câmera extras e baterias de maior capacidade.

Essa diferença de peso e tamanho impacta da seguinte forma: quanto maior a superfície de contato da tela, maiores são as chances de danos em quedas; e quanto mais pesado, maior a força aplicada durante pancadas.

Em testes de laboratório feitos pela Corning, o novo Gorilla Glass Victus 2 resistiu a quedas de um metro (altura de uma mesa) no concreto irregular. Já no asfalto, ele sobreviveu a quedas de dois metros — altura superior à média de um homem brasileiro.

Novidade será vista em 2023

A Corning não informou quais smartphones vão estrear a nova proteção da empresa. No entanto, é esperado que a novidade comece a chegar nos aparelhos mais avançados a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Vale ressaltar que a tecnologia da companhia está presente em uma vasta gama de telefones de diferentes marcas, como Asus, Motorola, Samsung e Xiaomi. Além disso, a solução desenvolvida pela Corning também pode ser aplicada a outros dispositivos, como relógios inteligentes.

Com informações de Corning, GSM Arena e Techradar

Mais recente Próxima Samsung libera Android 13 para Galaxy A52S 5G e Galaxy M62
Mais do TechTudo