O Nintendo Switch conta com diversos jogos multiplayers em seu catálogo. Os títulos disponíveis para o console portátil podem ser uma ótima escolha para jogar em modo cooperativo com amigos, principalmente localmente, no conforto de seu sofá. Há muitos minigames estranhos em séries como Snipperclips e WarioWare, além de aventuras em franquias icônicas da empresa como Kirby and the Forgotten Land e Super Mario Bros. Wonder. Separamos uma lista com 12 dos melhores games multiplayer cooperativos para jogar no Nintendo Switch com seus amigos.
🎮 Qual o melhor jogo para celular em 2024? 20 games que você precisa baixar
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
Uma grande vantagem que o Nintendo Switch possui em relação a outros consoles quando o assunto é multiplayer é que os dois controles de fábrica, os Joy-con, já vêm incluídos, funcionando como joysticks simples quando separados da tela. Eles podem ser usados em jogos que não exigem muitos botões, já que contam com um analógico em cada, quatro botões de face e mais dois nos ombros. No entanto, para os games mais completos é possível que cada jogador precise de um par de Joy-cons extra ou um controle Pro do Nintendo Switch por usuário.
12. Snipperclips Plus: Cut it out, together
Um dos jogos de lançamento do Nintendo Switch é, até hoje, uma ótima opção para jogadores que buscam uma divertida experiência cooperativa. Snipperclips é um game sobre criaturinhas feitas de papel que podem cortar pedaços de si mesmos quando se sobrepõem, o que permite usar as formas de seus próprios corpos para resolver uma série de quebra-cabeças de física.
Os desafios e possibilidades de múltiplas soluções tornam o game incrivelmente viciante e convidativo para jogadores, além de contar também com modos competitivos e fases para até quatro pessoas. A edição Snipperclips Plus: Cut it out, together conta com ainda mais conteúdo em relação ao jogo no lançamento.
11. Minecraft
Em matéria de multiplayer poucos games oferecem uma experiência tão versátil quanto Minecraft, game independente de sobrevivência e construção em blocos que se tornou um fenômeno na última década. Até quatro jogadores podem se aventurar em um grande mundo aberto enquanto coletam recursos, obtém comida, lutam contra inimigos e constroem abrigo para sobreviver à noite repleta de monstros.
Uma das vantagens do jogo é que cada usuário pode se dedicar ao que achar mais interessante como explorar, cultivar, lutar ou progredir na campanha, mas também podem se unir para lutar juntos quanto necessário. Vale lembrar que o game também possui crossplay com outras plataformas e multiplayer online.
10. WarioWare: Get It Together!
A franquia WarioWare é conhecida por seus bizarros "microgames", minigames que duram apenas poucos segundo em que o jogador precisa descobrir rapidamente o que fazer para completá-los. A série ganhou este novo capítulo com foco em multiplayer cooperativo no qual dois jogadores podem participar da campanha contra mais de 200 microjogos. Estes games de segundos podem ter vários tipos de objetivos simples como destampar o ralo de uma banheira, derrubar maçãs de uma árvore, espremer um tubo de pasta de dente, cutucar um nariz e mais.
A história começa quando Wario e sua equipe criam um novo game, porém são sugados para dentro dele por causa de bugs e precisam consertá-los para conseguir sair. Quanto mais fases o jogador completa, mais personagens são liberados, como Ashley, Jimmy T ou Mona, cada um com habilidades diferentes para encarar os microgames. Há também modos extras cooperativos e competitivos para até quatro jogadores.
9. Vampire Survivors
Um game independente que virou sensação nos últimos anos, Vampire Survivors é um viciante jogo em que o desafio é sobreviver a hordas de inimigos extremamente numerosas. Ao derrotar seus oponentes, os jogadores recebem pontos de experiência e podem subir de nível para obter novas armas e acessórios que aumentam suas chances de sobrevivência.
Em uma de suas atualizações o game recebeu um modo cooperativo no qual até quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo. No entanto, há menos armas e um sistema em que os novos e acessórios são oferecidos alternadamente entre cada participante, o que demanda novas estratégias. Apesar do visual simples, Vampire Survivors é um jogo incrivelmente viciante e repleto de segredos para manter o interesse de usuários. O game chegou a ganhar o prêmio de "Melhor Jogo" em 2023 pela premiação da academia britânica BAFTA Game Awards.
8. Cuphead
Neste simpático jogo de ação com visual de desenho animado dos anos 30, os usuários irão encarar difíceis batalhas contra chefões que exigirão muito treino, dedicação e sorte para vencer. O game conta a história de duas crianças xícaras que perderam suas almas em uma aposta e agora precisam trabalhar para o Diabo cobrando almas de outros devedores.
Além de aprender as estratégias necessárias para derrotar cada chefão, é possível também obter diferentes armas e artefatos que alteram levemente a jogabilidade e seus golpes especiais, o que permite experimentar diferentes formas de jogar. O modo cooperativo pode tornar as batalhas um pouco menos árduas, principalmente por permitir que um jogador ressuscite o outro ao morrer, desde que o acerte com um golpe certeiro.
7. Pokémon Let’s Go, Pikachu! & Pokémon Let’s Go, Eevee!
Um remake da clássica série Pokémon do Game Boy, mais precisamente de Pokémon Yellow, em Pokémon Let’s Go é possível reviver a primeira aventura da saga quando haviam apenas 151 monstrinhos com novos visuais 3D. Algo que muitos jogadores não sabem é que o game conta também com um modo cooperativo no qual duas pessoas podem explorar ao mesmo tempo.
A aventura fica um pouco limitada já que o movimento fica por conta de um jogador enquanto o segundo usuário apenas o acompanha, porém, os dois podem participar das batalhas. Devido às limitações, o modo cooperativo de Pokémon Let’s Go parece ser voltado para jogadores mais jovens ou usuários com menos experiência em games que não se incomodariam de participar da jornada sem ter total controle de seu personagem.
6. Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order
A famosa série de RPG de ação Marvel Ultimate Alliance teve seu terceiro capítulo desenvolvido exclusivamente para o Nintendo Switch pela equipe Team Ninja da Tecmo Koei, mais conhecidos por títulos das séries Ninja Gaiden e Nioh.
Neste game os usuários poderão montar uma equipe de super-heróis composta por integrantes das principais super equipes da Marvel como Os Vingadores, Guardiões da Galáxia, X-Men, entre outros, com Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Capitã Marvel, Homem-Aranha, Wolverine e mais. Até quatro jogadores podem controlar os heróis através de fases de ação contra hordas de inimigos enviados por Thanos e sua Black Order.
5. Luigi’s Mansion 3
Em sua terceira aventura solo, o irmão medroso de Mario mais uma vez se envolve em uma caçada aos fantasmas. Mas desta vez em um hotel assombrado no qual cada andar guarda uma surpresa diferente. Uma novidade do terceiro game é que Luigi não precisa explorar esses tenebrosos locais sozinho.
Tanto no modo single-player quanto em multiplayer cooperativo o encanador pode contar com a ajuda de Gooigi, uma espécie de clone dele mesmo feito com uma estranha gosma. Gooigi é capaz de fazer tudo que Luigi faz, como sugar itens e fantasmas com seu aspirador Poltergust, além de alcançar locais inacessíveis para o personagem de carne e osso.
4. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
O mais recente jogo das Tartarugas Ninja é uma ótima pedida para fãs nostálgicos dos personagens pois remete aos clássicos games de fliperama dos heróis nos anos 90, completos com visuais 2D de alta qualidade e multiplayer cooperativo para quatro pessoas (ou seis online).
Jogadores podem escolher entre as quatro tartarugas: Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo, além de seu Mestre Splinter, a repórter April e personagens extras secretos ou comprados por DLC. Juntos os jogadores podem encarar vários ninjas do Clã do Pé através de várias fases estilo beat'em up e encarar também vilões clássicos como Bebop, Rocksteady, o Destruidor e mais.
3. Super Mario 3D World + Bowser's Fury
Originalmente lançado no Nintendo Wii U, Super Mario 3D World é um game de plataforma 3D que expande ideias de Super Mario 3D Land do Nintendo 3DS ao introduzir multiplayer para até quatro pessoas no controle de Mario, Luigi, Toad e a Princesa Peach. As fases misturam trechos lineares com partes mais abertas, repletas de segredos, novas ideias e power-ups, como Cat Mario, que não deixam a jogabilidade ficar monótona.
O game ainda inclui uma segunda aventura totalmente original chamada Bowser's Fury, no qual Mario e Bowser Jr. se unem para ajudar o vilão Bowser que foi acometido por uma fúria incontrolável. Neste modo, Mario pode explorar de maneira mais livre, semelhante ao Super Mario Odyssey, e um segundo jogador pode auxiliá-lo no controle de Bowser Jr., filho do vilão que utiliza um pincel mágico para se defender, porém com menos liberdade de ação que Mario.
2. Kirby and the Forgotten Land
Os games da série Kirby sempre foram ótimas oportunidades para jogar multiplayer cooperativo com amigos e Kirby and the Forgotten Land não é exceção. No game o fofo personagem rosa se aventura em fases 3D de uma terra esquecida para resgatar Waddle Dees que foram capturados por um inimigo misterioso, mas se surpreende ao encontrar ruínas de um civilização antiga, parecida com a Terra.
Durante a campanha os usuários podem pedir pela ajuda de um segundo jogador que controlará Bandana Waddle Dee, um companheiro Waddle Dee de Kirby que utiliza uma lança para atacar e pode ajudar durante os combates. Caso a aventura em 3D seja muito complexa, os jogadores podem dar preferência a capítulos com jogabilidade 2D mais simples como Kirby Star Allies e Kirby Return to Dreamland Deluxe.
1. Super Mario Bros. Wonder
Uma das mais recentes adições à biblioteca de clássicos do Nintendo Switch é também um de seus melhores games para jogar cooperativamente. Super Mario Bros. Wonder é um game de plataforma 2D que remete ao clássico Super Mario World do Super Nintendo, mas utilizando o poder dos atuais consoles para realizar várias surpresas em cada fase.
Até quatro jogadores podem se aventurar juntos por fases tradicionais da série Mario que a qualquer momento podem se tornar completamente diferentes graças às Wonder Flower, itens que mudam as regras de um estágio temporariamente. O game também introduz novos power-ups, entre eles o mais notável, uma maçã que transforma Mario e seus amigos em pesados elefantes.
Nintendo Switch: vale a pena comprar o console?
- Cuphead
- Jogos
- Jogos casuais
- Jogos de RPG
- Jogos de arcade
- Jogos de aventura
- Jogos de ação
- Jogos de raciocínio
- Jogos de tiro
- Kirby Star Allies
- Kirby and the Forgotten Land
- Luigi’s Mansion 3
- Marvel
- Marvel Ultimate Alliance
- Marvel Ultimate Alliance 3
- Minecraft
- Ninja Gaiden
- Nintendo
- Nintendo 3DS
- Nintendo Switch
- Nintendo Wii U
- Nioh
- Pokémon
- Pokémon Let’s Go
- Pokémon Yellow
- Super Mario 3D Land
- Super Mario 3D World
- Super Mario Bros. Wonder
- Super Mario Odyssey
- Super Mario World
- Super Nintendo
- Team Ninja
- Tecmo Koei
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
- Vampire Survivors
- Videogames