Câmera
Publicidade

A NASA fechou uma parceria com a fabricante de câmeras Nikon para desenvolver a Câmera Lunar Universal Portátil (HULC), um dispositivo mirrorless que será utilizado em futuras expedições à Lua. A agência espacial americana quer aprimorar a documentação visual durante as missões no espaço e, com isso, otimizar a qualidade das imagens produzidas.

A iniciativa conjunta tem como foco principal equipar os astronautas com uma câmera simples de manusear, mas que possibilite a captação de vídeos e imagens em alta resolução, apesar das condições extremas de iluminação e temperatura — características do ambiente lunar.

NASA fecha parceria com a Nikon para desenvolver a Câmera Lunar Universal Portátil (HULC) — Foto: Divulgação/ESA
NASA fecha parceria com a Nikon para desenvolver a Câmera Lunar Universal Portátil (HULC) — Foto: Divulgação/ESA

Desde os primeiros passos do homem na Lua, nas missões Apollo, a documentação visual tem desempenhado um importante papel na análise e na compreensão da superfície lunar. Segundo a própria Nikon, a missão Apollo 15, realizada em 1971, contava com uma versão modificada de uma das câmeras da marca — a Photomic FTN.

Com a tecnologia atual, espera-se que a nova câmera mirrorless HULC ofereça recursos avançados, como maior sensibilidade à luz e estabilidade de imagem, recursos que prometem ajudar na documentação mais precisa e abrangente. A Nikon incluirá ainda um design com mantas térmicas para proteger a câmera contra poeira e temperaturas extremas, além de componentes elétricos para amenizar os possíveis danos da radiação.

Jessica Wittner usando a câmera Artemis Moon, fruto da parceria entre NASA e Nikon — Foto: Divulgação/ESA
Jessica Wittner usando a câmera Artemis Moon, fruto da parceria entre NASA e Nikon — Foto: Divulgação/ESA

Com a contribuição da empresa de câmeras japonesa, a NASA busca avançar ainda mais na documentação visual das atividades humanas na Lua e abrir caminho para futuras descobertas científicas. A iniciativa já gera a expectativa de que o produto possa ser utilizado, em breve, nas missões futuras, como a Artemis III, que irá explorar o Polo Sul lunar na tentativa de encontrar de evidências de água gelada.

No momento, ainda não há informações disponíveis sobre a possibilidade de a câmera mirrorless lunar ser comercializada, mas esta não seria a primeira vez que a NASA impulsiona o avanço científico e estimula a produção de tecnologia com o potencial de se transformar em um item de consumo doméstico. Não à toa, diversos aparelhos varejistas usados no cotidiano, como fones de ouvido sem fio, purificadores de ar e câmeras, foram originados da exploração do universo.

Com informações de The Verge, NASA e Nikon

🎥 [Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

[Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

[Unboxing] GoPro Hero 12 Black: saiba detalhes sobre a nova câmera

Mais recente Próxima Binóculos em 4K permitem ver cores mesmo durante a noite
Mais do TechTudo