Usuários do iPhone (iOS) podem aproveitar o show da Madonna, no próximo sábado (4), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com maior segurança ao fazer ajustes disponíveis nativamente no dispositivo. Algumas ações, como a de desinstalar aplicativos sensíveis, ativar a biometria e ocultar aplicativos, ajudam a evitar problemas maiores em caso de roubos, furtos ou perdas do aparelho celular. A seguir, confira configurações de segurança que os usuários devem ativar no dispositivo iPhone antes de sair de casa.
🔎Proteção 'anti-ladrão' no iPhone: conheça nova função do iOS 17.3
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 iPhone sem notificações do WhatsApp: como resolver? Veja no Fórum TechTudo
1. Desinstalar aplicativos de banco
Para evitar o acesso não autorizado aos seus dados bancários durante o show da Madonna em Copacabana, é recomendável desinstalar os aplicativos de banco. No iPhone, além da opção de desinstalação, os usuários podem ocultar os aplicativos movendo-os para a biblioteca, mantendo-os visíveis apenas nesse local.
2. Ativar o Buscar iPhone
O recurso Buscar iPhone ajuda os usuários a localizarem um dispositivo perdido ou roubado através do aplicativo “Buscar”. Para localizar o dispositivo em um mapa, é necessário que o celular esteja com acesso a uma rede móvel. Para cadastrar o aplicativo, o login pode ser feito na conta Apple por meio de um dispositivo ou site. Já para ativar o recurso, é preciso acessar “Ajustes”, tocar no nome presente no dispositivo, selecionar “Buscar” e “Buscar iPhone” para manter a função ativada. Por outro lado, caso a internet esteja desativada, basta visualizar a localização do aparelho com o recurso “Rede do app Buscar”, função que pode ser ativada em “Ajustes”, nome do dispositivo, “Buscar” e “Rede do app Buscar”.
3. Ativar a Proteção de Dispositivo Roubado
O recurso de Proteção de Dispositivo Roubado é uma possibilidade para usuários com o iOS a partir da versão 17.3. A função exige o reconhecimento facial ou biometria para consultar senhas ou chaves de acesso salvas no iCloud e apagar configurações. O recurso também ajuda a identificar os lugares seguros e mais frequentados pelos usuários para ativar configurações de segurança adicionais em ambientes desconhecidos. A função pode ser acessada em “Ajustes” e, em seguida, em “Face ID e Código”. Após isso, basta encontrar a seção “Proteção de Dispositivo Roubado” e tocar em “Ativar proteção”.
4. Desinstalar apps de e-mail
Usuários também podem tomar outra medida de segurança ao desinstalar aplicativos de e-mail, local em que são concentrados arquivos pessoais e sensíveis. A desinstalação pode ser feita de forma temporária. Basta pressionar o aplicativo e tocar em “Remover app” para excluí-lo durante aquele momento. Após o evento, basta reinstalar o aplicativo.
5. Ocultar apps com dados sensíveis
Aplicativos com dados sensíveis podem ser ocultados com o aplicativo Atalhos, que permite esconder os aplicativos mediante alteração de nome, símbolo e cor dos ícones dos apps. A ação contribui para que os arquivos selecionados não sejam facilmente encontrados por terceiros, o que reforça a segurança do aparelho. Para realizar a ação, basta acessar o aplicativo “Atalhos” e tocar no ícone de “+”, na parte superior direita da tela. Em seguida, siga para “Adicionar Ação”, “Scripts” e “Abrir App”. Por fim, é preciso tocar na palavra “App” e escolher o aplicativo que deseja renomear e camuflar. É importante reforçar que para utilizar o atalho do aplicativo, basta tocar em “Adicionar à Tela de Início”.
6. Ativar a biometria
Ativar a biometria significa utilizar o reconhecimento facial ou impressão digital para ações como desbloqueio do aparelho, autorização de compras e pagamentos e início de sessão em aplicativos com segurança. A medida dificulta o acesso de terceiros ao dispositivo. Para realizar a ativação, basta ir em “Ajustes” e logo em seguida tocar em “Touch ID e Código” para concluir o procedimento.
7. Realizar o backup do iCloud
Usuários podem realizar o backup do iPhone no iCloud para manter mais seguras as informações salvas no dispositivo. A cópia de segurança fica armazenada na nuvem e pode ser recuperada sempre que necessário. Para fazer o backup, abra os ajustes do celular e toque no seu nome. Em seguida, é necessário clicar na aba “iCloud” e em “Backup do iCloud”. Após isso, basta tocar em “Fazer Backup Agora” para concluir a ação.
8. Remover cartões virtuais do Wallet
É importante remover os cartões de crédito e débito virtuais do Wallet da Apple para evitar pagamentos não autorizados por aproximação, especialmente em caso de golpes. Para fazer isso, abra o aplicativo Wallet, toque no cartão que deseja remover e toque no botão “Mais”, representado por três pontos. Em seguida, vá para “Dados do Cartão”, arraste a tela para baixo e clique em “Remover Cartão”.
Veja também: Como rastrear um iPhone desligado, roubado ou perdido pelo iCloud
Como rastrear um iPhone desligado, roubado ou perdido pelo iCloud