Placas
Publicidade

Por Igor Nishikiori, para o TechTudo


A Intel Iris Xe é uma placa de vídeo integrada para notebooks e que está disponível a partir da 11ª geração de processadores da empresa, também chamada de Tiger Lake. Em termos técnicos, a Iris Xe é uma evolução em relação às placas anteriores da empresa, como a Intel UHD Graphics e a Iris Plus. Tanto que é possível até rodar alguns jogos recentes em 60 FPS na qualidade mínima, como FIFA 22 e Fortnite.

No entanto, seu foco é no usuário mais casual, que não precisa de uma máquina poderosa para fazer tarefas mais simples do dia a dia, como gerenciar planilhas ou acessar as redes sociais. Confira a seguir mais detalhes sobre a ficha técnica da GPU integrada Intel Iris Xe.

Placa integrada Iris Xe foi lançada com a 11ª geração de processadores da Intel, chamada Tiger Lake — Foto: Divulgação/ Intel
Placa integrada Iris Xe foi lançada com a 11ª geração de processadores da Intel, chamada Tiger Lake — Foto: Divulgação/ Intel

Ficha técnica Intel Iris XE

  • Lançamento: setembro de 2020
  • Clock: 300 a 1.450 MHz
  • Núcleos: 80 e 96 unidades de execução / 640 e 768 unidades de sombreamento
  • Memória RAM: compartilhada
  • Velocidade de memória: não divulgado
  • Interface de memória: não divulgado
  • Largura de banda: não divulgado
  • TDP: 35 W
  • Preço: não pode ser adquirida separadamente

Especificações

Os detalhes técnicos da placa de vídeo integrada Iris Xe variam de acordo com o modelo do processador. Mas, em geral, é possível separar a GPU em dois tipos: nos processadores Core i5, o Iris Xe conta com 80 unidades de execução (UE) e 640 unidades de sombreamento. Já os processadores Core i7 contam com 96 unidades de execução e 768 unidades de sombreamento.

Enquanto isso, o clock máximo varia bastante, indo de 1,10 GHz até 1,35 GHz nos processadores de 11ª geração (Tiger Lake). Nos processadores de 12ª geração (Alder Lake), o clock máximo pode ir até 1,45 GHz. Já o clock base varia entre 300 MHz a 400 MHz em ambas as gerações.

Intel Iris Xe é fabricado em litografia de 10 nm+ SuperFin — Foto: Divulgação/Intel
Intel Iris Xe é fabricado em litografia de 10 nm+ SuperFin — Foto: Divulgação/Intel

De resto, todos os modelos são compatíveis com DirectX 12.1 e OpenGL 4.6, e chegam à resolução máxima de 7680 x 4320 pixels a 60 Hz (DisplayPort) e 4096 x 2304 pixels a 60 Hz (HDMI). Fora isso, todos são fabricados usando uma microarquitetura de 10 nm+ SuperFin, que é considerada a mais eficiente da empresa.

Já na questão da memória VRAM, por ser uma placa integrada, a Iris XE precisa usar uma parte da memória RAM da máquina para funcionar.

Desempenho

É muito difícil avaliar a capacidade gráfica de uma placa integrada, já que a performance depende das configurações do notebook. Além disso, não apenas o processador precisa ser potente e ter memória RAM disponível, como a gestão do calor interno precisa ser bem feita para que a GPU funcione em todo seu potencial.

De acordo com o site NotebookCheck, a placa integrada da Intel pode ser capaz de rodar alguns jogos recentes, como FIFA 22 e Fortnite, em qualidade mínima e com uma resolução de 720p e 60 FPS.

Intel Iris Xe consegue rodar games mais leves e antigos, como Rocket League — Foto: Reprodução/Rocket League
Intel Iris Xe consegue rodar games mais leves e antigos, como Rocket League — Foto: Reprodução/Rocket League

Em jogos mais antigos, como Rocket League, CS:GO e GTA 5, em alguns casos, é possível jogar em Full HD a 60 FPS. Games que exigem de uma placa de vídeo mais potente, como Cyberpunk 2077 ou God of War, dificilmente vão rodar de maneira satisfatória, independentemente dos recursos da máquina.

Consumo

Assim como outras placas de vídeo integradas, a Iris Xe consome pouca energia — Foto: Divulgação/Intel
Assim como outras placas de vídeo integradas, a Iris Xe consome pouca energia — Foto: Divulgação/Intel

Uma das vantagens das placas de vídeo integradas é que elas consomem pouca energia. Funcionando na potência máxima, a Intel Iris Xe tem TDP de somente 35 W. Só para efeito de comparação, uma placa de vídeo dedicada de alto desempenho, como a Nvidia GeForce RTX 3080 Ti Mobile, tem TDP máximo de 150 W.

Tipos de uso

Placas de vídeo integradas, como a Intel Iris Xe, levam vantagem no quesito mobilidade — Foto: Divulgação/Intel
Placas de vídeo integradas, como a Intel Iris Xe, levam vantagem no quesito mobilidade — Foto: Divulgação/Intel

Desenvolvida para notebooks, a placa integrada Intel Iris Xe é voltada para quem busca algo bom e barato, e não faz questão de ter um laptop gamer para rodar jogos em qualidade máxima. Como notebooks com GPU integrada costumam ser mais leves e finos, esses produtos são ideais para quem precisa levar o aparelho de um lugar a outro, como quem trabalha em coworking, por exemplo.

O fato de ter especificações superiores aos da placa integrada Intel UHD Graphics deve permitir também a realização de algumas tarefas de edição de imagens, de som e até de vídeo. De qualquer maneira, tanto para rodar jogos quanto para aplicativos mais pesados, vale sempre procurar o modelo do processador para conhecer melhor suas especificações técnicas.

Preço e concorrentes

Como a GPU Iris Xe está disponível apenas em notebooks, e não é possível comprá-la em separado, os preços variam. Um Lenovo IdeaPad 3i com Core i5 custa cerca de R$ 3.230 no mercado brasileiro. Já um Acer Swift 3 com Core i7 sai por a partir de R$ 8.690 na Amazon. Por isso, antes de ir às compras, vale avaliar as suas necessidades e quanto você se dispõe a gastar com uma máquina nova.

Quanto aos concorrentes, a própria Intel conta com outros modelos de GPUs integradas. A Intel Iris Plus Graphics G4 e G7 estão disponíveis na 10ª geração de processadores (Comet Lake) e possuem, respectivamente, 48 UE e 64 UE. Já a UHD Graphics Xe G4 está disponível na 11ª geração (Tiger Lake) e possui 48 UE. Em termos de performance, ambas ficam atrás do Iris Xe.

Notebook Swift 3 da Acer conta com Intel Core i7 e Iris Xe  — Foto: Reprodução/Amazon
Notebook Swift 3 da Acer conta com Intel Core i7 e Iris Xe — Foto: Reprodução/Amazon

Além deles, há também a Iris Xe Max, que é uma placa dedicada para notebooks da Intel. Ela conta com interface de memória de 128 bits, 96 unidades de execução, clock máximo de 1.650 MHz e 4 GB de memória VRAM LPDDR4X-4266. Além disso, tem largura de banda de 68 GB/s e velocidade de 4.267 Gb/s, e ainda conta com a tecnologia Intel Deep Link para trabalhos com inteligência artificial.

Por fim, vale mencionar ainda a nova placa de vídeo dedicada Intel Arc, que chegou ao mercado em março de 2022. Segundo a Intel, os modelos da GPU têm compatibilidade com Ray Tracing, memória GDDR6 e capacidade de rodar jogos em 4K. Alguns modelos de notebook já foram lançados com a tecnologia e, até o final do ano, a empresa espera lançar a versão em desktop da placa de vídeo.

Intel Arc é a mais nova placa de vídeo dedicada da empresa — Foto: Divulgação/Intel
Intel Arc é a mais nova placa de vídeo dedicada da empresa — Foto: Divulgação/Intel

Com informações de NotebookCheck, PC World e Intel

No vídeo abaixo, veja dicas para evitar problemas na hora de vender um notebook usado

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de setembro de 2022.

Mais recente Próxima
Mais do TechTudo