O HyperX Cloud III é o mais recente headset gamer da linha Cloud da marca americana HyperX. O modelo apresenta novidades importantes em relação aos fones anteriores, principalmente no conforto e nos novos controles. Embora o design permaneça praticamente o mesmo, a linha ganhou um novo microfone removível, que conta com cancelamento de ruído e um filtro de malha integrado para reduzir sons de fundo. Além disso, usuários de PC poderão contar com um sistema que mapeia a localização de som de forma precisa, com o objetivo de criar um palco de som 3D virtual.
Por outro lado, o produto segue com funcionamento apenas por fio, sem adaptação para o Bluetooth. Mesmo assim, promete entregar um foco na experiência acústica do usuário gamer, com um valor justo em comparação a outros concorrentes. O TechTudo testou o headset por cerca de dois meses, e descreve a seguir o que achou da experiência. Confira, a seguir, o review completo do HyperX Cloud III, que está disponível na Amazon por valores a partir de R$ 399.
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Design robusto, mas confortável
O HyperX Cloud III é um modelo muito semelhante a fones anteriores em questão de design. A mistura do preto da carcaça com os detalhes em vermelho é uma identidade quase padrão da marca americana. Diferentemente do que se espera de um produto gamer, o headset não apresenta luzes fortes, o que agradou quem escreve este review. É simples, bonito e confortável, como deveria ser.
A carcaça do fone é robusta, e exerce uma pressão na cabeça do usuário para evitar que escorregue ou até mesmo caia. Porém, não machuca, devido ao estofado da haste superior e às almofadas laterais — ambos pontos positivos do fone. A estrutura interna das hastes e do aro são de alumínio, contribuindo para que o produto não seja tão pesado. Não à toa, o aparelho completo pesa cerca de 320 g.
As conchas são no estilo over the ear, que entregam conforto e podem ajudar no isolamento acústico do headset. Ambas as partes são construídas de um material sintético que remete ao couro, além de uma espuma de memória na parte interior. O dispositivo não dá indícios que vai se desfazer a médio prazo, principalmente na região das earcups.
Ao longo da estrutura das almofadas auriculares existem pequenos furos, que devem ajudar na adaptação do usuário, mas sem esticar demais o material — o que contribuiria para uma desgaste mais acelerado. É um projeto que pensa na durabilidade, o que torna o foneainda mais interessante — e vantajoso.
Por último, a haste permite esticar o fone em até 5,5 cm, sem quebrar. O headset mede inicialmente 17,5 cm de altura, mas pode ser aumentado para 22 cm no maior ajuste possível. Este ponto é importante para se adequar da melhor maneira na cabeça de todos os tipos de usuário. No entanto, está na haste também um dos pontos negativos do fone.
Transportá-lo pode ser uma tarefa complicada, já que as hastes não são dobráveis e as conchas grandes, devido a já mencionada estrutura over the ear. Ainda, a HyperX não envia nenhuma case ou bolsa extra para carregá-lo de forma segura.
A estrutura parruda permite levar o headset de um lado a outro sem o perigo de quebrá-lo, mas ele vai ocupar um grande espaço, principalmente em uma mochila, por exemplo. Este problema é antigo, e também acontece no HyperX Cloud II, modelo anterior.
Qualidade de som
O HyperX Cloud III é um headset gamer, então é esperado que entregue uma qualidade de áudio boa, principalmente nos jogos em que a questão sonora é importante. A empresa diz, em material de divulgação, que os drivers do fone foram desenvolvidos justamente para destacar sons dinâmicos em games. Entretanto, enquanto a frequência desta versão é de 10 Hz — 21.000 Hz, a do HyperX Cloud II é maior e varia entre 10 Hz — 23.000 Hz. Vale destacar que uma frequência maior não significa que o som no geral também será superior, mas indica que houve um downgrade de um fone para outro.
Ao colocar o fone, o som externo é bem abafado, mesmo que esta não seja uma das grandes promessas do headset. Com sons limpos e equilibrados, o HyperX Cloud III é, sem sombra de dúvidas, uma boa alternativa para gamers, principalmente em jogos de tiro, por exemplo.
Para mim, é fundamental que eu consiga ter uma noção 3D apenas com o fone, e foi o que ocorreu durante meu período de teste, com uma ótima precisão. Com drivers de 53 mm de diâmetro, o fone consegue entregar sons encorpados e bem definidos, além de criar uma área sonora boa o suficiente para escutar passos de inimigos em jogos FPS.
O headset foi testado ainda para escutar música e ver séries, e não desapontou. O fone se destaca nos médios, mas também apresenta graves e agudos equilibrados. No entanto, caso o usuário deixe o volume alto, é possível que se torne um pouco estridente aos ouvidos. Portanto, é necessário aprender a dosar na medida certa para extrair o máximo deste aparelho.
Conectividade e recursos
O HyperX Cloud III funciona por fio, que mede 1,2 m, e tem entrada nativa para conector de 3,5 mm (P2). Porém, a empresa envia um extensor, de 30 cm, o qual é também um conversor para entradas USB-A e USB-C. Portanto, o headset está equipado para se conectar em praticamente qualquer tipo de dispositivo, como PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch, PC e celulares Android.
Em relação aos recursos, o HyperX Cloud III apresenta grandes novidades em relação ao modelo anterior. Na carcaça do fone, existem dois novos botões. O primeiro é um anel giratório de volume, que permite ao usuário gerir a altura do som de forma precisa, sem precisar sair do jogo para isso.
O segundo é o botão de mutar o microfone. Assim que ele é ativado, uma luz vermelha é acesa na ponta do acessório, que indica que ele não está operante naquele momento. Apesar de cumprir com o que promete, a funcionalidade está em uma posição muito alta da concha esquerda, e requer um tempo para se tornar familiar. Além disso, ao ser pressionado, o botão faz um barulho alto, que não deveria existir em um headset topo de linha.
Falando em microfone, o objeto sofreu uma grande modificação em relação ao modelo anterior, o que foi ótimo. Além do já citado LED que indica o mudo, o modelo tem cancelamento de ruído e conta com um filtro de malha integrado para reduzir sons de fundo. Ainda, ele é mais alongado e tem uma câmara revestida em metal, diferente — e melhor — do não agradável pop filter do Cloud II. Definitivamente, foi um grande acerto da marca americana.
Mais uma surpresa para os usuários do fone é a ativação vitalícia do DTS Spatial Audio, que é um serviço que ajuda a criar um efeito espacial de áudio com uma localização de som precisa e palco de som 3D virtual. Ela pode ser ativada, no entanto, apenas pelo HyperX NGENUITY, software da marca disponível para PC.
O que é HyperX NGENUITY?
HyperX NGENUITY é o software da marca que permite personalizar produtos da marca, como definir vinculações de botões, programar e armazenar macros e personalizar a iluminação. No caso do HyperX Cloud III, no entanto, é usado para habilitar o DTS Spatial Audio e controlar os níveis de graves e agudos, por exemplo. Apesar de parecer interessante, vale destacar que o programa não funciona muito bem, e parece não ter a atenção que deveria da gigante americana.
Ficha técnica do HyperX Cloud III
HyperX Cloud III
Driver | dinâmico, 53mm com imãs de neodímio |
Fator de forma | over-the-ear |
Frequência | 10 Hz - 21.000 Hz |
Impedância | 64 Ω |
Construção | alumínio e plástico |
Almofadas | espuma viscoelástica e material que remete ao couro |
Microfone | condensador unidirecional com cancelamento de ruído |
Conexão de áudio | 3,5 mm e USB ou USB-C |
Som surround virtual incluído | DTS Spatial Audio |
Peso | 308 g (sem microfone) / 320 g (com microfone) |
Tamanho do fio | 1,2 m / 1,5 m (com dongle USB) |
HyperX Cloud III vale a pena?
O HyperX Cloud III é um headset ideal para aqueles gamers que querem unir um ótimo áudio e conforto a um bom preço. O aparelho funciona muito bem em jogos FPS, e pode ser um grande aliado em modos competitivos. Mesmo que não se destaque pela grande qualidade de microfone e isolamento acústico, o fone permite que o usuário tenha uma boa imersão e ótima experiência em chamadas por áudio via Discord, por exemplo.
Toda a minha experiência anterior com o Cloud II me permitiu observar, com honestidade, que o modelo mais moderno se destaca, principalmente, por novos recursos e design mais sóbrio. No meu primeiro headset HyperX, o estofado descascou ao longo do tempo e tive problemas com a conexão do microfone com o fone. No entanto, no Cloud III me parece que estes problemas estruturais não só foram resolvidos como aprimorados, e devem garantir uma sobrevida interessante ao aparelho.
Em minha avaliação, percebo que o Cloud III é uma boa opção para quem ama videogames e quer a melhor experiência sensorial possível. Portanto, hoje o modelo pode ser considerado um dos melhores headsets custo-benefício do mercado gamer no Brasil.
Excelente custo benefício
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