GTA 5 é um dos maiores sucessos da Rockstar Games desde 2013 e está disponível para PlayStation 3 (PS3), PlayStation 4 (PS4), Xbox 360, Xbox One e PC. O jogo também tem previsão de lançamento para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S em 11 de novembro de 2021. A mídia física do game pode ser adquirida por preços a partir de R$ 101 na Amazon. Além de possuir um modo online que até hoje recebe atualizações, o jogo é cheio de easter-eggs e polêmicas, como estereótipos de todos os tipos e cenas de tortura que alguns dos seus jogadores não conhecem. A seguir, conheça sete curiosidades relacionadas à história de GTA 5.
GTA V RP: configuração do PC é suficiente? Comente no Fórum do TechTudo
Prólogo se passa em 2004
Lançado em 2013, GTA 5 conta uma história que se passa em dias atuais, mas que tem origens em um período mais antigo. O prólogo do jogo se desenrola em 2004, numa região diferente do estado fictício de San Andreas onde o restante da trama se desenvolve.
No prólogo, o jogador conhece a história do assalto fracassado da quadrilha de Michael e Trevor, cujas consequências acabam tendo impacto no restante do game. Por trás da operação que causa a morte de um dos integrantes do grupo, Michael fez um acordo com um agente corrupto do FIB (o FBI da série). Quando Trevor descobre a mentira, promete se vingar do seu antigo comparsa.
O jogo tem 79 missões, embora conte apenas 69
Na ponta do lápis, se o jogador contar tudo, a campanha single-player de GTA 5 oferece um total de 79 missões diferentes divididas entre os três protagonistas. Entretanto, o jogo e o site da Rockstar, usado para checar seu progresso nelas, contam apenas 69 delas para completar o game.
Não há uma razão clara para a conta omitir tantas missões. É possível que a Rockstar tenha decidido somar 69 delas porque na prática é impossível jogar todas dentro de um mesmo save.
Não é possível jogar todas as missões de uma vez
Como o item acima explicou, GTA 5 tem 79 missões, mas considera 69 delas para registrar 100% de jogo. Uma das razões para a discrepância está no fato de que o game oferece ao jogador a possibilidade de fazer algumas escolhas durante diversos pontos da narrativa. Para conhecer todas as 79 missões da história, é preciso jogar no mínimo duas vezes, tendo o cuidado de fazer escolhas diferentes.
Dependendo da abordagem que adotar para um assalto, por exemplo, o player pode seguir um caminho com um conjunto diferente de missões e passos para serem concluídos do que na opção que não escolheu, já que cada uma tem níveis de complexidade distintos.
Script tem 3.500 páginas e 160 mil linhas de diálogo
O script integral do jogo soma 3.500 páginas e chega perto de 160 mil linhas de diálogos diferentes. É verdade que nem todo esse conteúdo é representativo na história – há muito no script relacionado a interações com a população de Los Santos, eventos aleatórios e missões opcionais – mas ainda assim o volume impressiona.
Comparando com o cinema, longas-metragens costumam oscilar entre 70 ou 120 páginas, considerando que, em geral, cada página de script equivale a aproximadamente 1 minuto de cena. Isso significa que GTA 5 poderia ser transformado em um filme de 58 horas para dar conta de mostrar todos os diálogos, cenas e variações de conversas criadas para o game.
Apresentador Lazlow Jones aparece durante uma missão
Lazlow Jones é um apresentador de programa de entrevistas americano que aparece em basicamente todos os GTA desde o terceiro título da franquia. No quinto game da série, ele interpreta um apresentador de TV que se envolve com Tracey, a filha de Michael De Santa em uma das primeiras missões do jogo.
Na ação, Tracey participa de uma audição de um programa de TV fictício na série. Ela aparece executando uma dança erótica e o personagem de Lazlow acaba se aproveitando da situação em poses sugestivas. Quando vê a cena pela TV, Michael perde o controle e vai com Trevor para o estúdio, o que leva a uma perseguição e um final humilhante para o apresentador.
Não é o primeiro GTA com múltiplos finais
GTA 5 é o primeiro jogo da série com mais de um protagonista jogável dentro da história, mas curiosamente não é o primeiro com mais de um desfecho para a campanha. GTA 4, de 2008, contava com apenas um personagem, mas terminava com uma missão em que o jogador precisava escolher entre risco e cautela: qualquer uma das escolhas levava à morte de um personagem importante.
Em GTA 5, a situação é parecida, mas se desdobra em três finais diferentes, a depender do que o jogador decidir: se elimina Michael, Trevor ou se opta por uma saída em tese mais honrosa, porém mais arriscada e potencialmente suicida.
Cenas de tortura foram alvo de crítica e polêmica
Não falta polêmica em GTA 5: de cenas de sexo explícito até a forma como usa estereótipos raciais, de gênero e de classe para definir personagens. Contudo, a que mais gerou burburinho perto de seu lançamento foi uma cena de tortura na missão By the Book. Nela, controlando Trevor, o jogador pode torturar um informante a respeito do paradeiro de um suposto terrorista.
As críticas foram pesadas porque as cenas são explícitas e a tortura se desdobra por vários estágios, com choques, afogamento, espancamento com uma chave inglesa e até arrancamento de dentes com um alicate. Se a vítima fica desacordada, o jogador pode injetar adrenalina para que ela volte à consciência e a tortura prossiga.
Com informações de GTA Wiki, Looper, ScreenRant, IGN e GamesReviews
GTA 5: veja como mudar a mira das armas
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.