Inteligência Artificial
Publicidade
Por , para o TechTudo

O ChatGPT divulgou ontem (13) uma atualização em seu modelo premium de inteligência artificial (IA) que agora o permitirá "conversar" com os usuários, assim como o sistema operacional do filme Her (ou Ela, em português). Segundo anúncio da OpenAI, a versão GPT-4o é capaz de entender e utilizar textos, áudios e imagens simultaneamente em suas interações — e até reconhece expressões faciais. Logo, diálogos com a ferramenta se tornarão mais fluidos e semelhantes à experiência humana, já que o chatbot leva cerca de 320 milissegundos para entender e responder às falas dos internautas.

A atualização será liberada gradualmente aos usuários, mas estará disponível primeiro para um grupo restrido de desenvolvedores. Abaixo, confira os vídeos divulgados pela OpenAI com o funcionamento do ChatGPT com o novo modelo GPT-4o e entenda como os recursos da novidade funcionam.

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

📝 Tem como ganhar dinheiro com inteligência artificial? Saiba mais no Fórum do TechTudo

GPT-4o: entenda os novos recursos do ChatGPT

O ChatGPT, principal ferramenta da empresa OpenAI, agora conta com o novo modelo GPT-4o, que promete ler expressões faciais dos usuários e traduzir a linguagem falada em tempo real — assim como acontece no filme Her (2013). No longa, um escritor solitário interpretado por Joaquin Phoenix desenvolve uma relação de amor especial com uma IA do seu computador. Vale lembrar, contudo, que o ChatGPT não tem sentimentos apesar das melhorias.

No filme Her, um usuário se apaixona por uma IA interativa que interpreta expressões — Foto: Reprodução/Warner Bros
No filme Her, um usuário se apaixona por uma IA interativa que interpreta expressões — Foto: Reprodução/Warner Bros

A ideia da atualização é que o chatbot evolua para ficar mais rápido e, assim, consiga manter diálogos parecidos com os dos humanos. Em média, o GPT-4o consegue interagir com as reações por áudio dos internautas em 320 milissegundos. A novidade será liberada gradualmente aos usuários, mas o potencial dela já foi divulgado pelos membros da OpenAI. No perfil da empresa no X (antigo Twitter), @OpenAI, é possível encontrar diferentes vídeos com interações distintas com o ChatGPT, como resolver operações matemáticas, cantar canções de ninar, jogar "Pedra, Papel ou Tesoura" e mais.

Em um dos exemplos, o testador abre a câmera do celular e pede que o assistente virtual interprete o que ele está sentindo naquele instante. Em outro, variações de voz do chatbot foram testadas, com os usuários pedindo para que a tecnologia fosse dramática ao contar uma história e, logo em seguida, que mudasse para uma voz mais robótica.

GPT-4o é inspirado na IA do filme Her?

Inevitavelmente, chama atenção o fato de a voz padrão do GPT-4o ser bastante semelhante à da atriz estadunidense Scarlett Johansson — que interpreta a IA de Her. O enredo do filme gira em torno de um homem que desenvolve uma relação pessoal com o sistema operacional do seu computador. Assim como a novidade do ChatGPT, a IA do longa tinha voz feminina e era capaz de ler as expressões faciais e compreender o tom da voz.

Além disso, logo depois do evento do anúncio do GPT-4o, o CEO da OpenAI, Sam Altman, fez uma publicação bastante objetiva e sugestiva no X, em que escreveu apenas “her”. Logo, internautas levantaram a hipótese: a novidade do ChatGPT foi inspirada no filme? Em resposta ao The Verge, contudo, a diretora técnica da OpenAI, Mira Murati, afirmou que o assistente não foi projetado para soar como Scarlett Johansson e enfatizou que a empresa "já conta com essa voz há algum tempo".

Quando o GPT-4o será lançado?

O GPT-4o estará disponível para todos os usuários, inclusive os não assinantes. Quem paga o plano "ChatGPT Plus", contudo, terá um limite maior de usos do modelo. Além disso, a OpenAI já explicou que começou a liberar a novidade desde ontem (13) e que ela deve chegar para um grupo restrito de desenvolvedores primeiro.

Com informações de The Verge e G1.

Veja também: Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs 'estilo' Sora

Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs 'estilo' Sora

Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs 'estilo' Sora

Mais recente Próxima Sobremesa para Dia das Mães: IA exibe receitas com qualquer ingrediente; veja
Mais do TechTudo