Séries de época parecidas com Bridgerton são uma ótima opção para maratonar antes da estreia da terceira temporada do sucesso da Netflix. De cenas quentes de romance até inúmeros escândalos e fofocas, vários outros dramas históricos apresentam muitos dos elementos encontrados na série de Shonda Rhimes. Seriados como The Crown (2016), As Leis de Lidia Poët (2023) e The Great (2020) são alternativas de entretenimento tão boas que até Lady Whistledown aprovaria. Diversos seriados estão disponíveis em streamings como Apple TV+, Amazon Prime Video e Globoplay em si, além da Netflix.
Pensando em ajudar quem não vê a hora de assistir a nova leva de episódios de Bridgerton, o TechTudo preparou uma lista com outras séries de drama histórico que podem te conquistar com suas tramas repletas de confusões e romance. O critério de seleção levou em conta a repercussão das obras no IMDb e Rotten Tomatoes. Confira mais informações de cada um dos títulos, como enredo, repercussão e onde assistir, a seguir.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar essas 8 séries de época parecidas com Bridgerton:
- Rainha Charlotte (2023)
- The Crown (2016)
- As Leis de Lidia Poët (2023)
- The Great (2020)
- The Buccaneers (2023)
- Downton Abbey (2010)
- Sanditon (2019)
- Outlander (2014)
1. Rainha Charlotte (2023)
Spin-off da própria série Bridgerton, essa produção de época da Netflix antecede os acontecimentos do projeto original de Shonda Rhimes e conta a história de amor entre a rainha Charlotte e o rei George. Com India Amarteifio (Line of Duty) e Corey Mylchreest (Sandman) nos papéis principais, respectivamente, e direção de Tom Verica (Programa de Proteção Para Princesas), a minissérie foi um grande sucesso entre o público. Outros nomes presentes no elenco são Golda Rosheuvel (Duna) e Adjoa Andoh (The Witcher). No agregador IMDb possui nota 7.5 e no Rotten Tomatoes conquistou 95% de aprovação da crítica, além de um selo "Fresh" no tomatômetro.
2. The Crown (2016)
Outro grande sucesso da Netflix é The Crown! Aqui, a série britânica acompanha a vida pessoal da rainha Elizabeth II desde o começo do seu reinado, bem como os bastidores de seu governo. Com Imelda Staunton (Escritores da Liberdade) e Elizabeth Debicki (Tenet) no elenco principal, a série foi criada e roteirizada por Peter Morgan (A Outra). Com uma legião de fãs, o programa foi um dos mais caros produzidos pelo streaming vermelho e conquistou 81% de aprovação da imprensa no Rotten Tomatoes e nota 8.6 no agregador IMDb.
3. As Leis de Lidia Poët (2023)
Estrelada por Matilda De Angelis (The Undoing), a produção italiana tem seis episódios ao todo e é inspirada em uma história real no país. A trama segue a personagem-título que mesmo proibida de advogar por causa do machismo, se torna a primeira advogada italiana ao investigar assassinatos misteriosos. Além de Matilda, a série conta com Eduardo Scarpetta (Anjos Ignorantes) e Dario Aita (Noi) no elenco. Criada por Guido Iuculano (Alaska) e Davide Orsini (O Fascínio), a obra da Netflix conquistou uma boa recepção tanto pelo público quanto pela crítica especializada. No IMDb tem nota 7.4 e no RT atingiu 100% de aprovação da imprensa.
4. The Great (2020)
Vencedora do Emmy, a minissérie é recheada com humor ácido e sarcasmo ao acompanhar a ascensão ao poder de Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia durante a segunda metade do século XVIII. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video (via MGM), a produção americana foi criada por Tony McNamara (Pobres Criaturas) e é estrelada por Elle Fanning (Por Lugares Incríveis) e Nicholas Hoult (Meu Namorado é um Zumbi). Sucesso entre o público e aclamada pela crítica, a obra possui nota 8.2 no IMDb e 96% de aprovação da imprensa no RT.
5. The Buccaneers (2023)
Com uma pegada mais jovial, a série britânica da Apple TV+ é baseada no romance inacabado de mesmo nome da romancista americana Edith Wharton e tem como showrunner Katherine Jakeways (O Incrível Sr. Blunden). A trama segue um grupo de jovens americanas ricas que viajam para o outro lado do mundo em busca de um marido inglês e aristocrata. Estrelam o projeto Kristine Froseth (Quem é Você, Alaska?) e Alisha Boe (13 Reasons Why). Já sobre a repercussão, a obra recebeu críticas positivas. No agregador IMDb atingiu nota 6.5, enquanto no Rotten Tomatoes angariou 76% de aprovação da imprensa.
6. Downton Abbey (2010)
A série inglesa Downton Abbey é um drama histórico inglês lançado originalmente em 2010 e criado pelo cineasta vencedor do Oscar Julian Fellowes (Assassinato de Gosford Park). Aclamada pela crítica especializada, a produção tem em seu elenco nomes como Hugh Bonneville (Um Lugar Chamado Notting Hill) e Maggie Smith (Harry Potter) e acompanha a vida da família Crawley e seus empregados na sociedade aristocrática inglesa do início do século XX. No momento, o seriado britânico está disponível na Netflix e possui aclamação da crítica, com nota 8.7 no IMDb e 87% de aprovação dos especialistas no RT.
7. Sanditon (2019)
Gosta de adaptações literárias? Então essa série pode te conquistar. A obra é baseada no romance homônimo de Jane Austen e está atualmente disponível na Globoplay. A trama, estrelada por Rose Williams (Reign), segue uma jovem recém-saída do interior que se muda para a cidade de Sanditon, onde se vê confrontada com as intrigas e flertes locais. Além de Williams, a série conta com as atuações de Theo James (Magnatas do Crime) e Charlotte Spencer (Cinderela). Com Andrew Davies (House of Cards) como showrunner, o projeto recebeu críticas positivas. No agregador IMDb conseguiu nota 7.7. e no RT angariou 82% de aprovação dos especialistas.
8. Outlander (2014)
Por fim, temos Outlander, atualmente presente no Star+ e Netflix. Baseada na franquia de livros homônima de Diana Gabaldon, a produção tem no elenco nomes como Caitriona Balfe (Belfast) e Sam Heughan (Bloodshot). Já a trama acompanha uma enfermeira que acaba acidentalmente viajando no tempo e tendo uma paixão proibida. A partir disso, a moça passa a correr riscos que ela desconhece. A produção britânica-americana foi desenvolvida por Ronald D. Moore (Jornada nas Estrelas) e é um sucesso de audiência. Possui nota 8.4 no IMDb e 90% de aprovação da crítica no RT.
Com informações de Harper's Baazar, Glamour, IMDb, Rotten Tomatoes e TV Guide
Mais lidas da semana
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época