Inteligência Artificial
Publicidade
Por , para o TechTudo


O aplicativo do Gemini Google foi liberado para usuários do Brasil recentemente. A ferramenta de inteligência artificial (IA) apresenta algumas funcionalidades do Google Assistente, mas também permite a criação de textos, imagens e muito mais através de prompts de comando. Os usuários podem solicitar que a nova ferramenta auxilie na realização de tarefas, como escrever um e-mail, fazer uma pesquisa ou até mesmo gerar uma imagem.

Disponível para celulares Android, ainda não há uma versão do app para iOS. Os usuários do iPhone podem acessar o site oficial da ferramenta (gemini.google.com) para aproveitar os recursos. A ferramenta possui um layout simples e intuitivo e, para acessá-la, basta fazer o download e realizar o login com uma conta do Google. Nas linhas a seguir, confira três coisas que você pode fazer com o novo “ChatGPT do Google” no celular.

Confira ferramentas presentes no Gemini, app de inteligência artificial do Google — Foto: Reprodução/Google
Confira ferramentas presentes no Gemini, app de inteligência artificial do Google — Foto: Reprodução/Google

1. Criar imagens personalizadas

O aplicativo Gemini pode gerar diferentes tipos de imagens por meio de inteligência artificial. Para isso, basta digitar um prompt de comando como “crie a imagem de um urso brincando com os seus filhotes” para a plataforma entregar os resultados em alta resolução. A foto poderá ser baixada e utilizada em qualquer lugar.

Vale destacar que, embora o aplicativo esteja em português, o recurso de criar imagens só será ativado utilizando prompts de comando em inglês. Uma dica é usar o Google Tradutor para realizar a tradução, copiar o texto para a área de transferência do telefone e, por fim, colar no Gemini para gerar os resultados.

Através de prompts de comando, o aplicativo Gemini utiliza inteligência artificial para gerar as imagens que o usuário solicita — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
Através de prompts de comando, o aplicativo Gemini utiliza inteligência artificial para gerar as imagens que o usuário solicita — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Para criar uma imagem, basta abrir o aplicativo, inserir o prompt de comando no campo “Digite, fale ou coloque uma foto” e tocar no ícone de “avião de papel”. Aguarde o processamento para receber os resultados e, se preferir, você poderá tocar em “Gerar mais” para visualizar novas opções de fotos. Para salvar a sua preferida, toque sobre a imagem e selecione o ícone de download, na parte superior direita da tela.

2. Escrever e-mails

Outro recurso interessante do aplicativo Gemini é a possibilidade de usar prompts de comando para gerar rascunhos de e-mails. O usuário pode pedir para a plataforma gerar um convite para uma festa de aniversário ou uma apresentação para um possível contato empresarial. Outra possibilidade é a de solicitar que um rascunho pronto seja resumido ou que se torne mais formal ou conciso, por exemplo.

Para usar a função, basta acessar o Gemini, tocar no campo “Digite, fale ou coloque uma foto” e digitar um comando como “Escreva um e-mail para convidar um amigo especial para a minha festa de aniversário”. Em seguida, toque no ícone de “avião de papel” e aguarde o processamento do comando. Depois disso, basta editar as informações como nome, data e horário, copiar a mensagem e colar em qualquer plataforma de e-mail. O usuário também pode tocar no ícone de três pontos, abaixo do texto gerado, e criar um rascunho diretamente no Gmail.

Gemini pode criar rascunhos de e-mail do zero ou aperfeiçoar textos prontos, com o objetivo de torná-los mais formais ou concisos, por exemplo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
Gemini pode criar rascunhos de e-mail do zero ou aperfeiçoar textos prontos, com o objetivo de torná-los mais formais ou concisos, por exemplo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Tirar dúvidas sobre variados assuntos

O chatbot do Google é uma ótima alternativa para tirar dúvidas sobre os mais variados assuntos. A plataforma reúne informações encontradas em diversos sites da web e as transforma em uma resposta simples e concisa, que o usuário poderá compreender facilmente. O recurso pode ajudar, por exemplo, pessoas que estão em período de provas ou que sempre tiveram dificuldades para entender um determinado tema.

Para fazer perguntas, basta abrir o aplicativo e digitar a dúvida no campo “Digite, fale ou coloque uma foto”. Em seguida, envie a questão tocando no ícone de “avião de papel” e espere a resposta surgir na tela. Vale destacar, contudo, que o próprio site oficial do Gemini afirma que essa IA generativa é nova e, portanto, ainda pode cometer erros, fornecendo informações imprecisas. Uma maneira de auxiliar no aperfeiçoamento é enviando feedbacks clicando nos ícones de aprovação ou não abaixo de cada resposta.

Novo chatbot de inteligência artificial do Google responde dúvidas sobre os mais variados temas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
Novo chatbot de inteligência artificial do Google responde dúvidas sobre os mais variados temas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

O que ainda pode ser liberado no app?

O novo app do Google deverá substituir o Google Assistente em diversas frentes. A ativação, inclusive, é a mesma da plataforma mais antiga, iniciando através do botão liga/desliga ou através do comando “Ok, Google”.

O Gemini pode ter me breve a opção de definir temporizadores, fazer chamadas e controlar dispositivos inteligentes. Além disso, conforme o portal Android Authority, existem rumores de que o Google estaria testando um recurso de upload de PDF na nova plataforma, visando fazer resumos sobre os conteúdos presentes nesse tipo de arquivo.

Existem indícios de que o Google também estaria trabalhando em uma ferramenta chamada “modo conversa” para o aplicativo. Ainda não se sabe ao certo do que se trata, mas algumas teorias afirmam que será possível ter conversas contínuas na plataforma, sem precisar ativar o modo de escuta. Outra teoria é que o “modo conversa” pode ter a ver com traduções simultâneas, um recurso que já está presente em outras plataformas de inteligência artificial. Espera-se que o Google anuncie quais serão os novos recursos do Gemini no dia 14 de maio, data em que ocorrerá o Google I/O 2024, principal evento da empresa que anuncia as atualizações para desenvolvedores.

Veja também: Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Mais recente Próxima Inteligência artificial: conheça termos e exemplos para entender a IA
Mais do TechTudo