Programas para fazer plantas de casas grátis são uma boa alternativa para planejar residências pelo computador e até mesmo pelo celular, já que algumas plataformas oferecem versões em aplicativos. Os usuários podem desenhar cômodos, fazer plantas baixas, reproduzir decorações ou planejar a posição de móveis pelo PC (Windows, macOS ou Linux) ou no celular Android e iPhone (iOS). Os softwares podem se diferenciar pela quantidade de recursos disponíveis: alguns permitem fazer tours simulados pela planta, enquanto outros dão a opção de conferir as projeções em 2D ou 3D.
A lista a seguir traz 12 opções de programas gratuitos para desenhar plantas. Todos os aplicativos são em português, e alguns oferecem planos pagos com mais funcionalidades. Descubra abaixo o melhor software para fazer desenhos de casas de acordo com a sua necessidade.
📝Como recortar fotos no Photoshop? Descubra no Fórum do TechTudo
Melhores programas para fazer plantas de casas: veja as opções
- Sweet Home 3D
- SketchUp
- pCon Planner
- Planoplan
- Mooble
- MagicPlan
- Cedreo
- Planner 5D
- 3Dream
- Floor Plan Creator
- RoomStyler
- Home by Me
- HomeStyler
- Roomle
1. Sweet Home 3D
O Sweet Home 3D exige um rápido cadastro para acessar a plataforma online ou baixar o programa para desktop. O principal requisito para o funcionamento da aplicação é ter a versão 6 ou superior do Java Web Start instalada no PC.
Com recursos para planejar imóveis do zero ou reformular modelos de projetos já cadastrados, o aplicativo apresenta simultaneamente dois ambientes: o primeiro em 2D, para edições, e outro em 3D para simulação em tempo real.
Sweet Home 3D tem comandos intuitivos e recursos variados, fornecendo dezenas de tipos de partes de imóvel, bem como centenas de desenhos para inserir na planta. O usuário também tem a opção de criar seus próprios modelos de estamparias para móveis.
O programa permite imprimir os projetos, importar bibliotecas de móveis e texturas de bancos de dados online, exportar a planta em diferentes formatos e criar diversos tipos de vídeos que simulam visitas e maquetes tridimensionais.
2. SketchUp
SketchUp é uma ferramenta de desenho de casas com modelagem 3D disponível como programa para desktop ou plataforma online para navegadores. A interface intuitiva abriga um painel de instruções com uma série de explicações didáticas sobre cada recurso da aplicação.
O tutorial do SketchUp está totalmente em português e o software auxilia leigos e profissionais com uma série de exemplos de dimensões, recursos variados e variedade de opções para desenhos.
O SketchUp fornece uma biblioteca de projetos em que os usuários podem compartilhar os modelos criados, apresentando um repositório gratuito com vários modelos 3D para experimentar.
O programa oferece teste grátis e quatro tipos de licenças pagas: pessoal, ensino fundamental e médio, ensino superior e profissional. Cada espécie inclui planos com serviços de nuvem e recursos extras diferentes, de acordo com o nível de experiência do usuário.
3. pCon Planner
pCon Planner é um programa para desktop com todos os recursos disponíveis em português. A interface exibe ambientes que reproduzem diferentes ângulos e perspectivas do projeto, destacando melhor o posicionamento e as dimensões de cada objeto.
Os recursos são exibidos em abas e ícones com breves instruções, facilitando em parte o entendimento dos usuários quanto aos comandos. No entanto, a ausência de tutoriais acaba exigindo mais tempo para que os leigos se acostumem com as funcionalidades.
As opções de construção e decoração do pCon Planner são bem simples, e usuários cadastrados têm vantagem com um serviço de navegação por bibliotecas com centenas de plantas. O programa permite importar imagens externas ou até criar os seus próprios objetos de móveis e decoração, podendo exportá-los para o repositório dos desenvolvedores.
4. Planoplan
Com versão para desktop e para navegadores, o Planoplan é um modelador intuitivo, prático e versátil. A interface organizada exibe os recursos em abas e ícones, e possui ainda um buscador de funcionalidades e itens. O programa tem um editor bidimensional que ajuda a planejar os ambientes e a decorar os espaços, e a alternativa 3D é como ferramenta de renderização que dá forma e acabamento às plantas.
A opção 3D também aciona a simulação de visitas tridimensionais do Planoplan, permitindo fotografar, filmar e interagir com os ambientes para melhorar a apresentação e edição das plantas.
A plataforma não requer muito da conexão com a Internet ou da memória do PC, porém a versão gratuita é bem limitada. Somente usuários do plano Pro podem ativar os tours, o modo de fotografia da simulação e os recursos de cálculos de custos.
5. Mooble
Produzida por desenvolvedores brasileiros, a ferramenta de modelagem Mooble é fácil e prática de usar. A interface exibe botões de edição e abas para montar a planta de imóveis, pintar paredes ou escolher pisos e decorar espaços com móveis.
Ideal para criar modelos tanto em 2D quanto em 3D, a plataforma oferece recursos para calcular orçamentos, gravar vídeos de tour, tirar fotografias, salvar em diferentes formatos de arquivos ou compartilhar projetos por mensageiros ou redes sociais.
O Mooble também disponibiliza um enorme repositório online de projetos compartilhados por outros usuários, permitindo visualizar as plantas, bem como comentar, importar e até personalizá-las. A versão Pro da ferramenta permite fazer simulações de tours tridimensionais, com suporte para realidade virtual, permitindo também ativar notificações de acessos a projetos ou criar plantas de acesso privado.
6. MagicPlan
Para usar o MagicPlan, basta enquadrar os cantos de cada ambiente e fotografar tudo com o programa. Quando terminar de marcar todas as quinas, o programa cria um modelo do cômodo, que pode ser somado às demais partes do imóvel, dando a noção das dependências e do espaço da casa.
7. Cedreo
O Cedreo é um programa para projetar casas online em 3D indicado para construtoras, arquitetos, profissionais de reforma e designers de interiores. A plataforma oferece um plano gratuito, além de outros três tipos de assinatura: pessoal (para a realização de apenas um projeto específico e com pagamento pontual), profissional e empresarial.
Na opção gratuita, é possível cadastrar um usuário para fazer um projeto. Este projeto pode ser renderizado (processado) até cinco vezes. Além disso, o programa oferece móveis e materiais limitados, catálogo completo de mobiliário e símbolos para os cômodos e renderizações em aquarela (somente para uso pessoal). Os planos pagos adicionam outros benefícios, como projetos ilimitados, mais renderizações, suporte, download da planta baixa e outros.
8. Planner 5D
O Planner 5D oferece soluções de planta baixa em 2D e 3D e deve ser mais adequado para amadores. Isso porque a plataforma é capaz de facilitar todo o processo e pode, inclusive, transformar um desenho no papel em uma planta em 2D com ajuda da inteligência artificial. Está disponível em português e permite iniciar um projeto do zero ou trabalhar em cima de modelos editáveis.
9. 3Dream
O 3Dream é mais uma ferramenta gratuita onde você pode fazer planta de casas de modo rápido e fácil, segundo a plataforma. Depois de se cadastrar no site, será possível começar a construir e montar ambientes inteiros, escolhendo os materiais, a cor e as texturas. A versão gratuita oferece dois projetos, 25 fotos e 10% do catálogo de objetos disponíveis. Para ter acesso ilimitado às funções do programa é necessário assinar a versão paga. A ferramenta está em inglês, por isso, a busca por objetos e outras ferramentas deve ser feita nesta língua.
10. Floor Plan Creator
O Floor Plan Creator está disponível para uso no navegador ou em aplicativo para dispositivos Android. A plataforma traz modelos para visualização em 2D e 3D, também está em inglês, mas promete uso intuitivo. A versão gratuita permite fazer apenas um projeto. Para ter acesso a todas as funcionalidades, é preciso assinar um plano pago. O programa já mostra formatos de ambientes e todas as ferramentas disponíveis logo na página inicial.
11. Home by Me
O Home by Me é uma ferramenta para fazer plantas de casas pensada para uso amador ou profissional. Além da planta baixa em 2D, é possível adicionar a mobília da casa em um modelo 3D. Estão disponíveis mais de 20 mil móveis e peças de decoração.
Intuitivo, o usuário inclui ambientes a partir do seu formato para, depois, inserir detalhes como janelas, portas e paredes É possível criar novos andares. O plano gratuito permite criar três projetos e três renderizações. Também estão disponíveis pacotes pagos.
12. Roomle
Por último, o Roomle promete ser um programa para fazer planta com uso simplificado, mas não oferece muitas opções de objetos e móveis para serem utilizadas. Pode ser uma boa escolha para quem deseja fazer uma planta rápida e simples, para indicações mais diretas, como mostrar o local onde as mobílias serão colocadas. Com o projeto concluído, o usuário escolhe o tipo de visualização 3D que deseja: uma mais simples e leve, de carregamento mais rápido, e outra um pouco mais elaborada, que demora mais para finalizar.
Veja também: assista ao vídeo a seguir e confira como denunciar ligações de telemarketing
Como denunciar ligações de telemarketing ao Ministério da Justiça