Fallout 4 é o penúltimo jogo da série de RPGs da Bethesda e uma boa porta de entrada para o mundo devastado de Wasteland. O game retomou sua popularidade após o lançamento da série Fallout, do Amazon Prime Video, chegando a um aumento de 7.500% nas vendas na Europa. Além disso, o título figurou entre os cinco mais jogados no Steam, com 164 mil jogadores simultâneos.
Descubra os melhores mods que transformam a região da Commonwealth, onde se passa o jogo, saiba como construir personagens com builds estratégicas e explore mapas detalhados repletos de segredos. O guia do TechTudo reúne tudo o que você precisa saber para jogar. Confira nas linhas a seguir.
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
História de Fallout 4
Lançado em 2015, Fallout 4 se passa em uma Boston pós-apocalíptica, em 2287 — nove anos antes da série do Prime Video. O protagonista é um homem que acaba de acordar de um sono criogênico de mais de dois séculos. Agora ele deve deixar o abrigo e enfrentar os perigos de Wasteland para encontrar o paradeiro do filho sequestrado e os responsáveis pelo assassinato de sua esposa.
Gameplay de Fallout 4
A gameplay de Fallout 4 acontece em um mundo aberto cheio de possibilidades. O jogador tem liberdade para explorar ambientes destruídos pela guerra nuclear como e quando quiser, com poucas restrições. Há muito a se fazer além da campanha principal, e você acaba descobrindo partes da trama à medida que explora novos cenários.
Também é possível coletar sucata pelo mapa, que funciona como a moeda do jogo, sendo usada para aprimorar os equipamentos. E a cada nível, um ponto é distribuído entre os atributos que vão determinar como o seu personagem consegue lidar com diferentes situações, como combates e diálogos com NPCs.
Assim como em Fallout Shelter, você ainda pode criar comunidades com o sistema de construção. Com ele, é possível administrar recursos básicos como água, comida, energia e ajudar a população a se manter fora de um ambiente hostil.
Mods em Fallout 4
A popularidade duradoura de Fallout 4 é amplamente atribuída à sua dedicada comunidade de modders. Mesmo com quase dez anos após seu lançamento os mods continuam a revitalizar o jogo com melhorias na jogabilidade, com mapa aprimorado e alterações visuais, como a possibilidade de jogar na pele de um cachorro.
Além de plataformas como Nexus Mods e BlueStacks, a Bethesda também disponibiliza mods para download oficialmente através do seu site (https://mods.bethesda.net/fallout4). Eles incluem novas missões, cosméticos, armas, cães adotáveis e locais de assentamentos.
Builds e Perks
Em Fallout 4, a criação de um novo personagem é orientada pelo sistema SPECIAL, que define as habilidades do personagem. Cada atributo inicia com um ponto e, na tela de criação do personagem, você dispõe de mais 21 pontos para distribuir. Conforme avança de nível, você pode adicionar pontos a esses atributos para incrementar o poder do seu personagem.
Existem sete atributos principais, cada um com seus próprios perks básicos: Força, Percepção, Resistência, Carisma, Inteligência, Agilidade e Sorte. Alocar mais pontos em um atributo específico amplia os benefícios básicos recebidos.
Assim, um planejamento prévio permite criar um personagem excepcionalmente habilidoso em um estilo de jogo específico, seja ele voltado para ataques com armas pesadas ou especialização em stealth (furtividade).
Mapas de Fallout 4
A narrativa de Fallout 4 se desenvolve na Comunidade (The Commonwealth), uma área que engloba regiões como Boston, Cambridge e Mar Reluzente. Adicionalmente, o game se expande com dois mapas adicionais disponíveis através de DLCs: Far Harbor, situado em uma ilha próxima à costa, e Nuka-World, um parque temático pré-guerra que foi convertido em um reduto de invasores.
E, caso você esteja perdido em meio a tantas quests e locais para visitar, vale a pena apostar no uso de ferramentas online que oferecem versões interativas do mapa de Fallout 4 disponíveis no link (https://fallout4map.com). Elas são úteis para facilitar a descoberta de pontos de interesse, incluindo Vaults, cavernas e delegacias.
Companions em Fallout 4
Os companions em Fallout 4 são aliados controlados pelo computador que vão te ajudar na aventura, seja com perks ou outras habilidades, como acontece em Skyrim, Starfield e outros títulos da Bethesda. Eles também podem carregar itens, o que é útil para transportar um grande arsenal. Existem vários para escolher: humanos, necróticos, robôs e até o icônico pastor alemão Dogmeat. O TechTudo possui uma matéria companions para você que quer saber mais.
Requisitos de Fallout 4 no PC
Para melhorar a experiência de usuários de consoles da nova geração, a Bethesda liberou, em 24 de abril, uma atualização grátis de melhorias de estabilidade. As novas versões nativas trazem opções de modos de Desempenho e Qualidade no Xbox Series X e Xbox Series S, com resolução melhorada a 60 fps.
Já os jogadores de PC receberam suporte para monitores widescreen e ultra-widescreen, bem como atualizações em missões, correções em áreas como o Creation Kit e verificação para o Steam Deck.
Requisitos mínimos para jogar Fallout 4 no PC
Fallout 4 - Requisitos mínimos
Requisitos mínimos | Configuração recomendada | |
Sistema operacional: | Windows 7 ou superior (64 bits) | Windows 7 ou superior (64 bits) |
Processador: | Intel Core i5 2300 2.8 GHz, AMD Phenom II X4 945 3.0 GHz ou equivalente | Intel Core i7 4790 3.6 GHz, AMD FX-9590 4.7 GHz ou equivalente |
Memória RAM: | 8 GB | 8 GB |
Placa de vídeo: | NVIDIA GTX 550 Ti 2GB, AMD Radeon HD 7870 2GB ou equivalente | NVIDIA GTX 780 3GB, AMD Radeon R9 290X 4GB ou equivalente |
Armazenamento: | 30 GB de espaço disponível | 30 GB de espaço disponível |
Com informações de Steam, SteamDB, Bethesda, VGC, The Mirror, PCGamesN, CBR, The Verge, Insider e Fallout Wiki
📽 Resident Evil 4 Remake: testamos o clássico jogo de terror
Resident Evil 4 Remake: testamos o clássico jogo de terror