O e-Título, aplicativo compatível com Android e iPhone (iOS), oferece uma variedade de funções essenciais que todos os cidadãos devem conhecer, especialmente com a aproximação das eleições municipais em 2024. O pleito será realizado em 6 de outubro e um possível segundo turno ocorre no dia 27 de outubro. O aplicativo disponibiliza várias funções, incluindo a consulta de situação eleitoral, a emissão de certidão de quitação eleitoral e a possibilidade de consultar e quitar possíveis débitos. Além disso, os usuários podem usar o aplicativo para justificar o voto online. A seguir, confira cinco recursos que prometem ajudar os usuários em anos eleitorais.
📝 Como saber o nome do proprietário do veículo pela placa? Confira no Fórum do TechTudo!
1. Emitir certidão de quitação eleitoral
Os usuários do e-Título podem emitir várias certidões pelo aplicativo, como a de Quitação Eleitoral, Nada Consta Criminal Eleitoral e Declaração de Trabalho Eleitoral. Esses documentos comprovam a situação eleitoral do cidadão. Para acessar essas opções, basta ir até o campo “Mais opções” e, em seguida, clicar em “Certidões”.
2. Consultar a situação eleitoral
O eleitor também pode consultar a sua situação eleitoral no aplicativo. Neste ano, o prazo para regularização foi encerrado no dia 8 de maio. A consulta também pode ser feita em “Mais opções”.
3. Justificar o voto no aplicativo
O e-Título também permite que os usuários justifiquem ausência no dia da eleição, caso não possam comparecer ao local de votação. É possível justificar a ausência em outros pleitos e verificar o histórico dessas ações. Além disso, os usuários podem consultar os endereços dos cartórios eleitorais caso desejem justificar presencialmente. Para acessar essa opção, basta tocar em “Mais opções” e selecionar a aba “Justificativa”.
4. Consultar débitos eleitorais
O aplicativo e-Título também permite a consulta de débitos eleitorais. Se houver alguma multa, o usuário pode emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e realizar o pagamento com cartão de crédito ou através do Pix. Após o pagamento, a pendência é quitada automaticamente, desde que o título esteja regular. Essa opção também está disponível em “Mais opções”, na seção “Débitos eleitorais”.
5. Imprimir título eleitoral
Para aqueles que desejam o documento em formato físico, o aplicativo oferece a possibilidade de imprimir o título eleitoral, frente e verso, no formato PDF. Embora o e-Título dispense a impressão, em alguns casos, essa ação pode ser necessária, pois o título comprova que o cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e está apto para votar em eleições municipais, estaduais e federais.
Com informações de TSE.
Veja também: PIS/PASEP 2024: veja como sacar Abono Salarial e quem tem direito a receber
PIS/PASEP 2024: veja como sacar Abono Salarial e quem tem direito a receber