O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio no Brasil, é o momento ideal para passar um tempo com a família e celebrar as figuras maternas em sua vida. Para isso, assistir a filmes divertidos, com mães fortes e empoderadas, pode ser uma boa pedida. Por sorte, não faltam opções de títulos para conferir no streaming, como o nacional Minha Mãe É Uma Peça (2013) e a animação Valente (2012).
Para te ajudar a celebrar o Dia das Mães, o TechTudo te conta 10 filmes perfeitos para assistir com a sua família e curtir o momento. Todos estão disponíveis em diferentes streamings, como Netflix e Globoplay, e contemplam diversos estilos e gêneros, para agradar a todo mundo. Em cada tópico, você confere informações como elenco, enredo e repercussão de cada um dos títulos. Veja, a seguir!
📝Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo com filmes para assistir no Dia das Mães, você encontra:
- Fala Sério, Mãe! (2017)
- Os Mitchells e a Revolta Das Máquinas (2021)
- Valente (2012)
- Operação Cupido (1998)
- Minha Mãe é Uma Peça (2013)
- Os Irmãos Willoughbys (2020)
- Sexta-Feira Muito Louca (2003)
- Mamma Mia! (2008)
- Pequena Miss Sunshine (2006)
- Adoráveis Mulheres (2019)
1. Fala Sério, Mãe! (2017)
Baseado em livro de Thalita Rebouças, Fala Sério, Mãe! se foca em Angela Cristina, uma mulher comum que enfrenta as diversas facetas da maternidade. Mas ela tem desafios especiais agora que a sua filha, Malu, chegou a adolescência e está encarando problemas na vida escolar, social e amorosa.
Mãe e filha são interpretadas por Ingrid Guimarães (De Pernas pro Ar) e Larissa Manoela (Modo Avião). João Guilherme (De Volta aos 15) também está no elenco como Nando, par romântico de Malu. O filme, dirigido por Pedro Vasconcelos, está disponível no Globoplay e é avaliado em 6.1 pontos no IMDb.
2. Os Mitchells e a Revolta Das Máquinas (2021)
A família Mitchell, composta pelos pais, dois filhos e um cachorro, se organiza em uma viagem para levar Katie, a mais velha, para a faculdade. Porém, no caminho, há uma verdadeira revolta das máquinas e só os membros da família podem salvar a humanidade.
Escrito e dirigido por Michael Rianda e Jeff Rowe, o elenco de dubladores tem Abbi Jacobson (Uma Equipe Muito Especial) e Maya Rudolph (Gente Grande) como Katie e a mãe Linda. O próprio diretor, Rianda, é creditado como dublador de Aaron, irmão mais novo de Katie. Disponível no catálogo da Netflix, o filme, que concorreu ao Oscar de Melhor Animação, acumula 7.6 pontos no IMDb, com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
3. Valente (2012)
Merida é uma princesa que precisa seguir o passo a passo clássico: se casar e se tornar Rainha. Mas a jovem tem outros planos em mente. Sendo especialista em arco e flecha, ela desafia seus pretendentes e vai contra a tradição ancestral. Porém, sua mãe não apoia a ideia ousada e as duas precisam passar por uma verdadeira jornada de autodescobrimento juntas.
Valente ganhou o Oscar de Melhor Animação e faz parte do catálogo do Disney+. No original, o filme é dublado por Kelly Macdonald (Boardwalk Empire) e Emma Thompson (Cruella) nos papéis de Merida e da mãe, Rainha Elinor. Dirigido por Brenda Chapman e Mark Andrews, o longa ganhou 7.1 pontos no IMDb e traz 79% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
4. Operação Cupido (1998)
Estrelado por Lindsay Lohan (Pedido Irlandês) no papel das irmãs Hallie e Annie, o filme conta a história de gêmeas que foram separadas ainda bebês. Os pais, Elizabeth e Nicholas, se divorciaram e decidiram seguir cada um com uma filha. O pai, do ator Dennis Quaid (O Dia Depois de Amanhã), vive nos Estados Unidos, enquanto a mãe, interpretada por Natasha Richardson (Garota Mimada), é da Inglaterra.
Tudo muda quando Hallie e Annie se reencontram em um acampamento para adolescentes, descobrem a verdade e decidem reunir os pais. Operação Cupido também está disponível no Disney+. O filme, com direção de Nancy Meyers, é avaliado com nota acima da média, acumulando 6.6 pontos no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes.
5. Minha Mãe é Uma Peça (2013)
Minha Mãe é Uma Peça é um sucesso do cinema nacional. Baseado na peça de Paulo Gustavo (Vai Que Cola), o filme fala sobre Dona Hermínia, uma mãe autêntica e superprotetora, que vive em cima dos filhos Juliano e Marcelina. A protagonista é feita por Paulo Gustavo, enquanto os irmãos são dos atores Rodrigo Pandolfo (Geração Brasil) e Mariana Xavier (Esposa de Aluguel).
O primeiro filme da trilogia, dirigido por André Pellenz, está disponível na Netflix e no Globoplay. No IMDb, Minha Mãe é Uma Peça tem 6.8 pontos, enquanto 60% do público aprova o longa no Rotten Tomatoes. O terceiro longa da saga bateu recorde, se tornando uma das maiores bilheterias do país.
6. Os Irmãos Willoughby (2020)
Os quatro irmãos Willoughby decidem se livrar de seus pais egoístas e autocentrados, com um plano liderado pelos mais velhos Tim e Jane. Mas a chegada de uma nova babá na residência pode complicar a vida das crianças. Entre o time de dubladores, está Will Forte (Ruim Para Cachorro), Maya Rudolph e Terry Crews (Brooklyn 99) nos papéis de Tim, da babá Linda e do comandante Melanoff.
A animação é dirigida por Kris Pearn e Rob Lodermeier, sendo parte do catálogo de filmes na Netflix. Os Irmãos Willoughby tem 6.4 pontos no IMDb, com 91% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
7. Sexta-Feira Muito Louca (2003)
Estrelado por Jamie Lee Curtis (Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Lindsay Lohan, o filme foca na relação de mãe e filha, Tess e Anna Coleman. Elas são verdadeiros opostos, se envolvendo em brigas constantes. As coisas mudam completamente quando, após serem vítimas de um truque de mágica, a dupla acorda com os corpos trocados. Agora, Tess e Anna precisam se adaptar à vida e aos desafios da rotina uma da outra.
Sexta-Feira Muito Louca está disponível no Disney+. A direção é de Mark Waters e o título tem 6.3 pontos no IMDb, com 88% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. De acordo com o Entertainment Weekly, a continuação do longa está confirmada, mais de 20 anos após o lançamento do primeiro filme.
8. Mamma Mia! (2008)
Donna é proprietária de um hotel na Grécia, ocupada com a organização do casamento de sua filha, Sophie. Ela só não faz ideia que a menina convidou três ex-namorados da mãe, na esperança de conhecer o seu verdadeiro pai. A dupla é interpretada por Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) e Amanda Seyfried (Os Miseráveis). A direção ficou por conta de Phyllida Lloyd.
Mamma Mia! é um musical famoso, que concorreu a prêmios no BAFTA e Globo de Ouro. Atualmente disponível no Star+ e Telecine, o longa ganhou sequência em 2018. O primeiro filme acumula 6.5 pontos no IMDb, com 55% de aprovação da crítica e 66% de notas positivas do público no Rotten Tomatoes.
9. Pequena Miss Sunshine (2006)
Em Pequena Miss Sunshine, Olive Hoover embarca em uma viagem de kombi com os pais, o irmão, o tio e o avô. O objetivo é chegar a tempo para um concurso de Miss, realizando o sonho da jovem. O elenco é composto por Abigail Breslin (Uma Prova de Amor), Paul Dano (The Batman) e Toni Collette (Hereditário) como a filha, o irmão Dwayne e a mãe Sheryl.
Disponível no Star+, o filme tem 7.8 pontos no IMDb, com 91% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Pequena Miss Sunshine levou Oscar de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante para Alan Arkin (Argo), no papel do avô Edwin.
10. Adoráveis Mulheres (2019)
Adaptação do livro clássico de Louisa May Alcott, Adoráveis Mulheres é escrito e dirigido por Greta Gerwig. No longa, conhecemos Jo March e as suas irmãs, que vivem a chegada da vida adulta durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Com personalidades e sonhos distintos, as jovens tentam achar o seu lugar no mundo.
Saoirse Ronan (Lady Bird) faz a protagonista Jo, enquanto Emma Watson (Harry Potter), Florence Pugh (Oppenheimer) e Timothée Chalamet (Duna) completam o elenco como as irmãs Meg e Amy e o melhor amigo Laurie. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Adoráveis Mulheres foi indicado a seis prêmios no Oscar. No IMDb, a avaliação dos usuários é de 7.8 pontos, enquanto 95% da crítica do Rotten Tomatoes aprova o título.
Mais lidas da semana
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época