O Dia Das Mães, comemorado em 12 de maio neste ano, é o momento ideal para falar sobre o destaque de figuras maternas da teledramaturgia. Séries como Game Of Thrones (2011), Todo Mundo Odeia O Chris (2005) e Modern Family (2009) têm figuras maternas memoráveis que vão desde a desde a típica mãe dona de casa até governantes poderosas, mas todas têm algo em comum: os filhos acima de tudo. E por isso, cada uma delas conquistou o coração da audiência. Vale lembrar que as produções podem ser assistidas na Max (antiga HBO Max), Amazon Prime Video e Star+, respectivamente.
Pensando em homenageá-las, o TechTudo fez uma lista com as mães mais icônicas da TV, incluindo as diversas personalidades, tipos de maternidade e configuração familiar. A seguir, veja a lista de personagens, onde assistir cada série e mais detalhes.
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar as seguintes personagens:
- Rochelle (Todo Mundo Odeia o Chris)
- Jay Kyle (Eu, A Patroa e as Crianças)
- Cersei Lannister (Game of Thrones)
- Claire Dunphy (Modern Family)
- Penelope Alvarez (One Day at a Time)
- Rebecca Pearson (This Is Us)
- Lorelai Gilmore (Gilmore Girls)
- Gloria Delgado-Pritchett (Modern Family)
- Joyce Byers (Stranger Things)
- Daenerys Targaryen (Game of Thrones)
1. Rochelle (Todo Mundo Odeia o Chris)
A lista não poderia começar melhor senão com a mãezona mais encrenqueira do Brooklyn. A icônica Rosalie “Rochelle” Rock, interpretada por Tichina Arnold (Martin), é a mãe de Drew, Tonya e Chris, na série norte-americana Todo Mundo Odeia o Chris (2005). Rochelle é uma confiante dona de casa, já que seu marido tem dois empregos. Ela também é a matriarca da família e costuma se chatear em ser a última a saber dos assuntos que envolvem seus filhos. Embora seja autoritária, ela também é muito amorosa e deseja que seus filhos sejam bem sucedidos.
A série foi inspirada na infância do ator-comediante Chris Rock, e a personagem Rochelle (Arnold) é baseada na Rosalie Tingman Rock, mãe do ator. A trama conta a história da vida de uma família que vive na periferia de Nova York, nos anos de 1980. O foco é a relação dos pais e irmãos com Chris e suas vivências como um jovem negro em uma escola de brancos. O show obteve nota 7,5 no IMDb, e 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Todo Mundo Odeia o Chris está disponível para assistir no Amazon Prime Video e Globoplay.
2. Jay Kyle (Eu, A Patroa e as Crianças)
Outra matriarca inesquecível é Janet "Jay" Kyle, do seriado Eu, A Patroa e as Crianças. Interpretada por Tisha Campbell (Uma Festa De Arromba), Jay é uma mulher Inteligente e engraçada, que era dona de casa, virou contadora, mas após ser demitida resolveu cuidar apenas do lar e seus filhos. A personagem desempenha um papel crucial na manutenção da harmonia familiar. Ela é quem equilibra a disciplina com compaixão, oferecendo orientação e apoio enquanto lida com as travessuras de sua família.
Com criação de Don Reo (Blossom) e Damon Wayans (Máquina Mortífera), que interpreta Michael Kyle, marido de Jay, a sitcom estadunidense foi um grande sucesso no Brasil. Contudo, nos principais agregadores o show tem avaliações mais modestas. No IMDb, a nota foi de 6,9, enquanto no RT não há avaliação da crítica, mas ganhou 72% de aprovação da audiência. O seriado está disponível no Amazon Prime Video e Star+.
3. Cersei Lannister (Game of Thrones)
Aqui a maternidade ganha contornos mais sombrios. Como uma verdadeira leoa – afinal, ela é uma Lannister – Cersei não mede esforços para proteger seus filhos e por isso merece ser citada. A complexa personagem interpretada por Lena Headey (300) é inesquecível por sua importância na trama de Game Of Thrones. Ambiciosa e feroz, desde nova ela buscou de forma obstinada manter o poder de sua família. Embora amorosa e protetora, a relação de Cersei com seus filhos Joffrey, Myrcella e Tommen também é marcada por tragédias, conspirações e conflitos de lealdade, contribuindo para os eventos que moldam o destino dos Sete Reinos.
Mas, além da ganância e desejo de poder, o instinto maternal de Cersei sempre foi posto como um dos alicerces capazes de fazê-la dar a volta por cima, superar adversidades e aniquilar adversários. Original da HBO, Game Of Thrones é uma das séries mais aclamadas de todos os tempos. A trama fez sucesso com público e crítica, obtendo nota 9,2 no IMDb, e 89% de aprovação no RT. A obra está disponível no Max, streaming vinculado à emissora de lançamento.
4. Claire Hunphy (Modern Family)
Claire Dunphy é um retrato da maternidade moderna. Ela é uma mãe dedicada e amorosa, mas também ambiciosa e perfeccionista. A personagem interpretada por Julie Bowen (Ed) em Modern Family é casada com Phil Dunphy e juntos têm três filhos: Haley, Alex e Luke. Como matriarca da família, Claire é conhecida por seu senso de organização, o que gera alguns conflitos com familiares. Embora comprometida com eles, como uma boa mãe dos tempos atuais, ela também luta para equilibrar suas responsabilidades domésticas com sua carreira profissional.
Com criação de Steven Levitan (Just Shoot Me) e Christopher Lloyd (Frasier), a série é um grande sucesso e não à toa se manteve no ar por mais de uma década. A trama também é elogiada nos principais agregadores, onde obteve nota 8,5 no IMDb, e 85% de aprovação da crítica no RT. A série está disponível para assistir no Star+.
5. Penelope Alvarez (One Day at a Time)
Penelope Alvarez (Justina Machado) de One Day at a Time, é uma mãe solteira e veterana do exército que enfrenta os desafios de criar seus filhos, Elena e Alex, enquanto equilibra sua vida profissional e pessoal. Ela é uma mulher forte e amorosa, dedicada a proporcionar uma vida estável para sua família. Sua relação com Elena é próxima e solidária, apoiando-a em questões como a orientação sexual da filha, além de aspirações acadêmicas. Com Alex, Penelope busca o equilíbrio entre ser protetora e permitir sua independência.
A série original da Netflix, acompanha a trajetória de uma família americana com raízes cubanas. A produção foi criada pelos roteiristas Gloria Calderón Kellett e Mike Royce. O show tem boa performance no IMDb, onde obteve nota 8,1, enquanto no RT conquistou 99% de aprovação da crítica.
6. Rebecca Pearson (This Is Us)
Vivida por Mandy Moore (Um Amor Para Recordar), Rebecca Pearson é uma das personagens principais do seriado This Is Us. Ela é uma mulher de força e compaixão, enfrentando os desafios da vida com resiliência. Como mãe de Kevin, Kate e Randall, sua dedicação ao bem-estar deles é notável. Ela oferece apoio emocional, orientação e amor incondicional, moldando as vidas de seus filhos. Na trama Rebecca é o pilar emocional da família Pearson, cuja influência é sentida em todos os momentos e aspectos da série.
O roteiro de This is Us segue as vidas de Rebecca, Jack e seus três filhos, que são apresentados em diferentes momentos, cada um com suas dores e particularidades. Escrita por Dan Fogelman, a produção ganhou quatro quatro Emmys. Além disso, também tem boa avaliação nos agregadores. No IMDb, a obra recebeu nota 8.7, e no RT teve 94% de aprovação da imprensa especializada. A série está disponível no Star+ e Amazon Prime Video.
7. Lorelai Gilmore (Gilmore Girls)
Lorelai Gilmore representa uma grande parcela de mães que criam seus filhos sozinhas. Interpretada por Lauren Graham (Doce Novembro), a protagonista da série Gilmore Girls, é uma mulher independente, cheia de personalidade, conhecida por seu senso de humor sarcástico. Após engravidar aos 16 anos, Lorelai optou por criar sua filha, Rory (Alexis Bledel), sozinha, afastando-se da vida privilegiada de sua família rica. Como mãe, Lorelai é mais do que apenas uma figura materna; ela é uma amiga e confidente para sua filha.
Nesta comédia dramática a jornada entre mãe e filha serve como fio condutor da narrativa, destacando o poderoso laço entre elas. Gilmore Girls conta com roteiro de Amy Sherman-Palladino (Roseanne). A série alcançou destaque entre o público e crítica, obtendo nota 8,2 no IMDb e 86% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra pode ser vista na Netflix.
8. Gloria Delgado-Pritchett (Modern Family)
Gloria, interpretada por Sofia Vergara (Griselda), é uma colombiana de personalidade vibrante que se casa com o americano Jay Pritchett, com quem tem um filho chamado Manny. Ao mesmo tempo, ela também se torna madrasta de Claire e Mitchell, enfrentando desafios na aproximação pela diferença cultural. Sua personalidade encantadora e protetora brilha na criação de Manny, incentivando suas paixões.
Apesar de desentendimentos iniciais, Gloria se torna uma figura materna confiável para seus enteados, contribuindo para o vínculo afetuoso da família. Modern Family está disponível para assistir no Star+.
9. Joyce Byers (Stranger Things)
Certamente Joyce Byers é uma ótima representação do amor incondicional de uma mãe e do que o instinto maternal é capaz de superar para proteger um filho. A personagem da talentosa Winona Ryder (Adoráveis Mulheres), é mãe de Jonathan (Charlie Heaton) e Will (Noah Schnapp). Ambientada na década de 1980, a série acompanha a cidade de Hawkins, onde o desaparecimento do filho de Joyce, Will, desencadeia uma série de eventos sobrenaturais. Após o evento, ela se torna uma força motriz na busca por ele, abrindo mão da própria vida para encontrá-lo.
Original da Netflix, Stranger Things alcançou grande sucesso entre o público e também diante da imprensa especializada. A produção da dupla Matt Duffer e Ross Duffer, recebeu nota 8,7 no IMDb e 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
10. Daenerys Targaryen (Game of Thrones)
A lista não poderia encerrar sem mencionar uma das matriarcas mais emblemáticas da teledramaturgia: a mãe dos dragões. Interpretada por Emilia Clarke (Como Eu Era Antes De Você), Daenerys Targaryen é descendente da dinastia real que governou os Sete Reinos de Westeros antes de ser deposta por Robert Baratheon. Com o extermínio de sua linhagem, ela foi vendida, abusada até escravizada.
O nascimento de seus filhos Drogon, Rhaegal e Viserion, marcam o início de uma longa jornada para conquistar os sete reinos. Eles se tornam não apenas suas armas de guerra, mas também companheiros amorosos e protetores. Daenerys é conhecida por sua resiliência, liderança e senso de justiça, características que foram fundamentais para conquistar exércitos, libertar escravos e fazer e alianças.
Inspirada nos livros da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor e produtor de TV George R.R. Martin, Game Of Thrones, se tornou uma das séries mais premiadas da história. A trama está disponível para assistir no streaming Max (antigo HBO Max) e tem nota 9,2 no IMDB, além de aprovação de média de 89% da crítica do RT.
Mais lidas da semana
🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming