O Detran-RJ voltará a cobrar o pagamento da taxa da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). A cobrança foi suspensa em 2022 por uma lei estadual, mas acabou sendo derrubada pela Justiça. Agora, motoristas precisam emitir duas guias de pagamento referentes aos anos de 2023 e 2024, em um total de R$ 153,54 (R$ 76,77 cada). A emissão da guia é feita por meio do site do Bradesco e já é possível baixar a do ano passado. Já a referente a 2024 só será liberada em maio.
🔎 CNH Digital: como ver quantos pontos você tem na carteira usando o celular
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vale ressaltar que o CRLV é um documento de porte obrigatório e o prazo de pagamento vai variar de acordo com o final da placa de cada veículo. A seguir, saiba mais sobre o que é o CRLV-e, confira o cronograma detalhado de pagamento e aprenda a pagar a taxa online.
📝Como favoritar um local no Google Maps? Confira no Fórum do TechTudo
CRLV-e: Cronograma de pagamento
Como dito anteriormente, o prazo para o pagamento das taxas do CRLV-e vai variar de acordo com o final da placa de cada veículo. O primeiro grupo, que engloba as placas com final 0, 1 e 2 devem realizar o pagamento até 31 de julho. Automóveis com final 3, 4 e 5 devem pagar até 31 de agosto. Já os com final 6, 7, 8 e 9 têm até 30 de setembro para quitar a taxa. Confira a tabela com o cronograma de pagamento completo.
Pagamento da taxa da emissão do CRLV-e
Final da placa do veículo | Data de pagamento |
0, 1 e 2 | 31 de julho |
3, 4 e 5 | 31 de agosto |
6, 7, 8 e 9 | 30 de setembro |
O que é CRLV-e e quem precisa pagar?
O CRLV, mais conhecido como “licenciamento do veículo” (ou “documento do carro”), é um documento obrigatório que certifica que o veículo está apto para circular. Ele é emitido pelos Detran estaduais e comprova que o automóvel está cumprindo todas as normas estabelecidas, como inspeção veicular em dia e quitação de todos os impostos e taxas.
A cobrança da taxa pelo Detran-RJ, no entanto, refere-se à versão digital do documento, o CRLV-e. O licenciamento eletrônico também é obrigatório e, mesmo se o motorista estiver com o CRLV em dia, terá que pagar as taxas para emitir a versão eletrônica do documento. Caso não realize o pagamento referente aos anos de 2023 e 2024, haverá impedimentos para a realização de serviços relacionados ao veículo. Após o pagamento da taxa, o CRLV-e ficará disponível no Posto Digital do Detran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Como pagar taxa CRLV online
- Acesse o site do Bradesco para pagamentos do Detran pelo link “https://www.ib7.bradesco.com.br/ibpfdetranrj/DebitoVeiculoRJGRTLoaderAction.do”;
- Confira se a aba ativa é a chamada “GRT - Licenciamento Anual”;
- Em seguida, insira o número do RENAVAM no local indicado e o CPF ou CNPJ no qual o veículo está registrado;
- Responda o captcha;
- Após uma pesquisa, aparecerá as taxas em aberto para aquele veículo;
- Depois, basta selecionar o ano de exercício do GRT;
- Uma nova tela irá aparecer com os dados do veículo, valor da taxa, etc;
- Para visualizar o boleto, basta clicar no símbolo da lupa que aparece ao lado do valor;
- Clique em “Gerar boleto” para fazer o download do documento;
- Por fim, basta pagar o boleto dentro do prazo estabelecido.
Mais lidas da semana
Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar