Um emulador de Android permite ao usuário rodar apps do sistema de celular no PC, incluindo games. O recursos oferece diversas vantagens, como reduzir a capacidade de usar mouse e teclado, a tela maior e, em alguns casos, a melhora na performance, assim como a qualidade gráfica dos jogos.
Softwares como Bluestacks e Genymotion são pesados e nem sempre têm muita ênfase em games, o que pode comprometer a experiência. Já emuladores como MemuPlay e SmartGaGa são feitos para rodar em máquinas com performance inferior. O TechTudo separou cinco melhores opções de emuladores de Android que prometem bom desempenho em computadores fracos.
Dolphin Emulador funciona em quais games antigos? Comente no Fórum do TechTudo.
O que são emuladores de Android?
Emuladores são aplicações que simulam um hardware completamente diferente dentro de outro. Isso explica porque quanto mais complexo o sistema a ser emulado, mais pesado será o emulador. Por conta disso, o PC precisa ter alguma margem de manobra para criar um ambiente em que as instruções do Android aos componentes tipicamente encontrados em celulares sejam assimiladas e interpretadas pelo computador.
1. NOXPlayer
O NOXPlayer é um emulador com foco em games que promete bom desempenho mesmo em computadores mais simples. Rodando Android 9, o app promete integração com teclado e mouse, baixa latência para quem curte jogos competitivos e é sensível ao input lag, além de suporte a várias instâncias simultâneas: desde que o PC aguente, é possível emular mais de um jogo – ou conta – ao mesmo tempo.
Com funcionalidade de captura de vídeo, o NoxPlayer é gratuito e leve nos requisitos de hardware: o emulador pode ser instalado em PCs com Windows 7 ou superior (64 bits), equipados com processador de pelo menos dois núcleos, 1,5 GB de RAM, 1 GB de armazenamento e placa gráfica compatível com OpenGL 2.0, o que acaba englobando mesmo as GPUs integradas mais básicas.
2. MemuPlay
O software requer apenas um processador dual-core, pode ser instalado até em computadores com Windows XP (embora o Windows 7 como mínimo seja mais recomendado), precisa de 2 GB de RAM, 5 GB de espaço em disco e hardware compatível com OpenGL 2.0. Quem tiver acesso a placa gráfica com DirectX 11 pode ganhar ainda mais performance e qualidade gráfica nos games.
3. LDPlayer
O software roda Android 7.0, versão já um pouco antiga do sistema do Google, e pode representar uma barreira na compatibilidade com games mais novos e exigentes. Além disso, o emulador tem funcionalidades típicas, como suporte a várias instâncias ao mesmo tempo, integração com mouse e teclado e até suporte a macro para quem quiser criar rotinas para executar tarefas repetitivas.
4. SmartGaGa
O SmartGaGa é o mais leve dos emuladores da nossa lista: na versão mais simples, que roda o já antigo Android 4.4 KitKat (há também uma versão com Android 7.1), o emulador ocupa pouco mais de 200 MB de espaço. O TechTudo testou a edição com o Android 4.4, que, ainda assim, dá conta de rodar PUBG Mobile e Free Fire – games que chegam pré-instalados no app.
No restante dos recursos, o SmartGaga não foge dos rivais: é necessário ter acesso a processador de dois núcleos, placa gráfica com OpenGL 2.0 e pelo menos 2 GB de RAM. Embora bem leve, o emulador fica devendo nas ferramentas avançadas que aparecem nos rivais: não há editor de macros, gravação de tela e suporte a várias instâncias, por exemplo.
5. MSI App Player
O emulador da fabricante de PCs é baseado na tecnologia do famoso Bluestacks e pode não ser a alternativa mais leve da lista, mas acaba compensando eventuais exigências de hardware no foco mais concentrado em rodar games de celular no computador. Capaz de emular games do Android a até 240 fps (a depender do hardware do PC) o MSI App Player permite múltiplas instâncias e tem suporte a macros.
O emulador da fabricante de placas e notebooks gamer requer processador Intel ou AMD dual-core, Windows 7 ou superior e executa com 4 GB de RAM. Vale ressaltar que a MSI promete maior performance, como os 240 fps ou a capacidade de bater um celular ao rodar games exigentes, desde que o computador tenha um mínimo de 8 GB de RAM. São necessários também 5 GB de espaço em disco.
Por que baixar um emulador de Android? Confira alguns motivos
Os emuladores podem ser boas opções para quem precisa usar um sistema operacional diferente no seu dispositivo. É o caso de desenvolvedores, por exemplo, que precisam criar e realizar testes de novas aplicações. Os gamers também podem ser beneficiados e executar seu jogo favorito no PC para jogá-lo com mouse e teclado.
Com informações de NoxPlayer, Memu Player, LDPlayer e MSI
Veja também: Como liberar espaço no celular? Veja opções para Android e iPhone
Como liberar espaço no celular? Veja opções para Android e iPhone