O WhatsApp passou a bloquear prints de fotos e vídeos que são enviados no modo temporário (visualização única). O bloqueio foi lançado no aplicativo do mensageiro para Android e iPhone (iOS) em dezembro de 2022 e não precisa ser ativado manualmente, funcionando de forma padrão em todas as conversas. A função foi adicionada com o objetivo de aumentar a segurança dos dados compartilhados e a privacidade dos usuários. Ao tentar fazer uma captura ou gravar a tela, uma mensagem é exibida informando a impossibilidade. Confira, a seguir, como funciona e como usar o recurso de bloquear print no WhatsApp.
📝 Como saber quem tirou print do WhatsApp? Contribua no Fórum do TechTudo
Nas linhas a seguir, o TechTudo traz informações sobre o bloqueio de prints no WhatsApp e também sobre as mensagens temporárias. Veja os tópicos que serão abordados:
- Como bloquear prints no WhatsApp
- Outras formas de proteger seu WhatsApp
- Outros mensageiros e redes sociais que possuem mensagens temporárias
1. Como bloquear prints no WhatsApp
Passo 1. Abra uma conversa e toque no ícone de “+” para enviar uma mídia. Então, escolha “Fotos e vídeos”;
Passo 2. Selecione a imagem desejada na galeria. Após o carregamento, toque no número “1” localizado na caixa de legenda para ativar o envio temporário — uma notificação será exibida sobre a foto. Então, toque na setinha para enviar;
Passo 3. Ao abrir a imagem temporária e tentar fazer um print ou gravar a tela, o usuário vai se deparar com um aviso que impede a captura.
2. Outras formas de proteger seu WhatsApp
Evitar que outras pessoas façam capturas de mensagens enviadas pelo WhatsApp é uma das formas de manter suas conversas seguras. No entanto, outros hábitos podem ajudar a aumentar a segurança no WhatsApp nas mais diversas circunstâncias, como mostrados no guia completo do TechTudo. São eles:
- Fazer backup das conversas com criptografia de ponta a ponta, para certificar de que você terá acesso aos chats de forma segura mesmo se o celular der algum problema.
- Habilitar a verificação em duas etapas, para criar uma senha de seis dígitos que é solicitada toda vez que o número é cadastrado em um celular novo.
- Bloquear aplicativo com senha, impressão digital, Touch ID ou Face ID, dependendo do sistema operacional e do modelo do celular.
- Usar a verificação biométrica no WhatsApp Web, que vai solicitar a biometria quando o usuário for se conectar a um novo navegador.
- Proteger conversas específicas com senha, acessando as configurações dentro de um chat e escolhendo que ele deve solicitar um código sempre que for acessado.
- Usar mensagens temporárias para conversas sensíveis, assim, todas as mensagens enviadas dentro daquele chat desaparecerão depois do tempo selecionado.
- Ocultar foto de perfil e status para quem não estiver salvo nos contatos do seu celular.
3. Outros mensageiros e redes sociais que possuem mensagens temporárias
Além do WhatsApp, outros mensageiros e redes sociais também possuem a função de mensagens temporárias (que só podem ser vistas uma vez ou que duram apenas um determinado período de tempo). O Telegram possui o recurso Chat Secreto, que apaga as mensagens após um tempo determinado pelo usuário. O concorrente do WhatsApp afirma que o chat possui criptografia de ponta a ponta e as mensagens não ficam salvas nos servidores.
O Snapchat ficou famoso pelas publicações que desaparecem após 24 horas. Inicialmente, o serviço só permitia chats privados em que o conteúdo se autodestruía assim que o destinatário visualizasse a mensagem. Já o Instagram permite o envio de imagens que só podem ser vistas uma vez pelo destinatário dentro de chats do Direct.
Veja também: Como remover o 'online' do WhatsApp
WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas