O Orkut teve seu fim decretado para o dia 30 de setembro de 2014 e, desde então, passada, várias pessoas correram para fazer o backup de seus dados na rede social pelo Google Takeout. Ferramenta própria do Google para fazer o backup de contas associadas ao perfil dos usuários, o Takeout permite fazer o download de fotos, depoimentos, mensagens e scraps, mas não dos vídeos postados no perfil.
Para baixar os vídeos que estão no Orkut, o usuário terá a ajuda de uma série de programas, sites e plugins que permitem o download de vídeos do YouTube. Diferente do Facebook, que armazena vídeos e fotos na plataforma, a condição para visualizar vídeos na rede social é que eles estejam previamente disponíveis no YouTube. Se deseja resgatar os vídeos que estão em seu perfil, siga os passos:
Passo 1. Baixe e instale um dos programas que permitem o download de vídeos do YouTube.
Para isso, o TechTudo criou um kit de programas para baixar música e vídeos no YouTube;
Passo 2. Clique em “Vídeos”, na página inicial do Orkut;
Passo 3. Selecione o vídeo que deseja baixar. Alguns deles podem não estar disponíveis por terem sido excluídos pelo usuário ou violado direitos autorais no Youtube;
Passo 4. Caso ele seja reproduzido, clique com o botão direito do mouse em cima do vídeo. Selecione “Ver URL do vídeo”;
Passo 5. Clique com o botão direito sobre a URL e selecione “Copiar”, ou simplesmente pressione “Ctrl” + “C”;
Passo 6. Agora, entre em um dos programas listados no Kit do TechTudo e cole a URL no espaço reservado para isso.
Abaixo, confira como isso é feito no programa aTube Catcher.
Há também opções para se fazer o download de vídeos sem instalar nenhum programa. É importante lembrar que eles permanecem disponíveis em seus links de origem no YouTube e não serão apagados.
Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.