O iPhone 15 foi lançado em setembro de 2023 e está entre os celulares mais desejados pelos usuários. O modelo de entrada da Apple recebeu alguns avanços que despertaram ainda mais interesse do público, como o conector USB-C — em substituição ao antigo Lightning, que acompanhava os celulares da maçã há 10 anos — e a chegada da Dynamic Island. O recurso, antes disponível nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max, chegou ao celular básico para maximizar a interatividade com ações rápidas do sistema e de outros aplicativos.
Outra função que deve ser convincente para o usuário querer comprar um iPhone 15 está no conjunto de câmeras avançado com lente de até 48 MP. Pensando nisso, o TechTudo listou cinco motivos para te fazer querer comprar um iPhone 15 agora. Confira a seguir a lista completa.
[Unboxing] iPhone 15: veja detalhes do novo celular da Apple
📝 O que acontece se a internet cair durante a atualização do iOS (iPhone)? Descubra no Fórum do TechTudo
1. Entrada USB-C
Uma das principais novidades do iPhone 15 é decorrente de uma reforma aprovada pelo parlamento europeu, que obrigou as empresas a padronizarem a entrada dos carregadores de energia. Sendo assim, a Apple teve de abandonar o Lightning e adotar o padrão USB-C, já utilizado nos conectores de outras fabricantes que produzem smartphones Android, como a Samsung. A empresa não realizou a mudança somente nos países membros do bloco, como estendeu o novo formato aos aparelhos comercializados a nível global — incluindo o Brasil.
Uma das principais vantagens da porta USB-C é que ela se conecta a vários tipos de aparelhos e, além de energizar os eletrônicos, tem diversos protocolos que possibilitam a transmissão de áudio, vídeo e rede. Além disso, tem capacidade para aguentar potência de até 100 W e suporta velocidade de transmissão de até 10 Gbps, suficiente para vídeos em 4K. O novo modelo, assim como o conector antigo, também pode ser plugado no celular em qualquer sentido — virado para cima ou para baixo — facilitando o uso no dia a dia.
2. Dynamic Island
A revolucionária Dynamic Island, apresentada de forma inédita pela Apple no ano passado no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, chegou em todos os modelos da linha iPhone 15, inclusive nos smartphones de entrada. Assim, o recurso oferece ao aparelho um atrativo a mais em relação ao modelo de entrada da geração passada.
A Ilha Dinâmica utiliza a área ao redor da câmera frontal para interagir com outras funções do iOS por meio de animações informativas e operacionais. Graças ao recurso, o usuário pode visualizar informações essenciais, controlar a reprodução de músicas direto da tela inicial ou acessar a central de controle do sistema.
3. Traseira em vidro fundido
Pela primeira vez, a cor do vidro da traseira do iPhone é fundida na própria placa de revestimento, de acordo com a tonalidade da carcaça escolhida pelo usuário: rosa, amarelo, verde, azul e preto. Outra mudança é que a parte de trás do smartphone agora é fosca, com efeito diferente do brilhante das versões anteriores.
Segundo a Apple, o vidro traseiro é reforçado com um processo otimizado de troca de íons duplos antes de ser polido com partículas nanocristalinas, resultando em um acabamento fosco texturizado. A nova borda contornada da caixa de alumínio promete ser ainda mais resistente, proporcionando maior segurança à parte de trás do dispositivo.
4. Boa visibilidade da tela sob luz solar
A tela de 6,1 polegadas do iPhone 15 possui tecnologia Super Retina XDR com brilho de HDR de 1.600 nits, alcançando pico de brilho externo de até 2.000 nits em ambientes ensolarados — duas vezes mais que a geração anterior, segundo a Apple. Essa medida é utilizada para mensurar o quão brilhante uma tela pode ser. Ou seja, caso o brilho seja muito baixo, haverá dificuldade na visibilidade, especialmente em locais muito iluminados. Sendo assim, a configuração do iPhone 15 resulta em uma boa opção de tela para assistir a vídeos e jogar, tornando a visibilidade mais confortável na rua ou durante viagens.
5. Câmera mais avançada do modelo básico
O iPhone 15 tem câmera principal de 48 MP, com sensor quad-pixel e sistema Focus Pixels a 100%, que garante foco automático rápido, além de uma câmera secundária ultra-angular de 12 MP. Graças ao sensor quad-pixel, este último sensor pode se transformar em uma teleobjetiva de 2x, para aproximar objetos que estão distantes do usuário. Todo esse conjunto avançado de câmeras permite capturar fotos com altíssima resolução (24 e 48 MP), além de gravar vídeos em 4K, acessar recursos como Modo Cinema e Modo Ação, entre outros.
A título de comparação, o iPhone 14 tinha conjunto duplo com uma grande angular e uma ultra-angular de 12 MP. Apesar de satisfatório para um smartphone, o sistema acabou ficando bem atrás da evolução desempenhada pelo conjunto de lentes do iPhone 15, que também sai na frente por oferecer zoom digital de até 10x, além de aperfeiçoamento no Modo Noite e panorama de até 36 MP. A câmera frontal, vale dizer, repetiu os 12 MP da geração anterior.