Chip M4: tudo sobre o novo processador poderoso da Apple

Novo processador marca presença na nova geração do iPad Pro e deve chegar aos Macs em breve; Apple promete 50% mais desempenho que o M2, presente no último iPad

Por , para o TechTudo


O chip M4 é o mais novo processador de fabricação própria da Apple. Lançado na última terça-feira (7) durante o evento "Let Loose", o componente chega para substituir os atuais chips M3, que equipam os mais recentes computadores da maçã. Presente inicialmente no novo iPad Pro de 7ª geração, o M4 tem como principal novidade o uso de Inteligência Artificial (IA) para otimizar o desempenho de tarefas e a CPU aprimorada com 10 núcleos, o que deve garantir cerca de 50% a mais de performance em relação ao M2, visto na geração anterior do iPad Pro.

A Apple afirma ainda que o processador conta com a Neural Engine mais poderosa já criada pela empresa, capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo – 60 vezes mais rápido do que a primeira Neural Engine, lançada no A11 Bionic. Nas linhas a seguir, o TechTudo lista tudo o que você deve saber sobre o chip M4, que em breve também equipará novos Macs.

➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

M4 é produzido em processo de 3 nanômetros, o que garante melhor eficiência energética — Foto: Divulgação/Apple

📝 Os concorrentes da Apple estão superando o iPhone? Opine no Fórum do TechTudo

1. Tem 10 núcleos

A CPU do chip M4 tem conta com 10 núcleos de processamento, sendo quatro núcleos de alto desempenho e seis núcleos de eficiência. De acordo com a fabricante, isso foi suficiente para aprimorar em 50% o poder de fogo do processador, em comparação com o M2. A GPU tem ainda suporte a recursos avançados como o Dynamic Caching, função que permite aos chips usar apenas a quantidade suficiente de memória que uma tarefa precisa. O resultado é uma melhoria significativa no desempenho de jogos e aplicativos mais exigentes.

A nova série traz ainda Ray Tracing acelerado por hardware e Mesh Shading, recurso de renderização de gráficos mais complexos que torna os videogames ainda mais realistas, incluindo melhorias na iluminação e reflexos. A Apple afirma que o desempenho de renderização profissional em apps como Octane é agora quatro vezes mais rápido do que no M2.

Chip M4 turbina o desempenho de renderização profissional em apps como Octane, sendo quatro vezes mais rápido do que no iPad Pro com M2. — Foto: Reprodução/Apple

2. É construído com 3 nanômetros (nm)

Assim como a geração M3, o chip M4 foi construído usando a arquitetura de 3 nm (nanômetros), menor que os 5 nm dos chips M1 e M2. Na prática, os nanômetros representam a distância entre os transistores individuais no chip. Quanto menor for essa distância, mais transistores podem ser colocados em um espaço menor, o que leva a chips mais poderosos e, principalmente, mais eficientes em energia. Segundo a Apple, o processador entrega a mesma performance do M2, mas com metade da energia.

3. Processa 38 trilhões de operações por segundo

O M4 tem um Neural Engine – componente de hardware que lida especialmente com processos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) – ainda mais poderosa, capaz de processar cerca de 38 trilhões de operações por segundo. No comparativo com a primeira versão da solução (no chip A11 Bionic), o chip neural é 60 vez mais rápido, segundo a fabricante.

Isso é possível graças ao uso combinado de uma maior largura de banda, aceleradores de machine learning de última geração na CPU e uma GPU de alto desempenho. A Apple afirma ainda que o Neural Engine no chip M4 tem desempenho melhor que qualquer unidade de processamento neural em um PC com IA atualmente.

Chip M4 processa cerca de 38 trilhões de operações por segundo — Foto: Divulgação/Apple

5. É focado em IA

Um dos grandes destaques no lançamento de M4 foi a sua grande capacidade de lidar de forma aprimorada com apps e software que utilizam IA. Isso se dá em decorrência da adoção da nova Neural Engine no dispositivo – ao todo, são 16 núcleos na NPU trabalhando especificamente para atividades de IA. No uso diário, a evolução deve representar melhorias significativas nesse tipo de tarefa, entregando respostas mais rápidas e precisas.

No lançamento, a Apple reforçou que o M4 representa desempenho superior em tarefas como a transcrição do áudio em tempo real (Legendas Ao Vivo); a Pesquisa Visual, que identifica objetos em vídeos e fotos; e o isolamento de pessoas no fundo em vídeos 4K no Final Cut Pro, por exemplo.

Neural Engine do M4 é capaz de isolar alguém do fundo em um vídeo 4K no Final Cut Pro com apenas um toque — Foto: Reprodução/Apple

6. Equipa o iPad Pro (7ª geração) e deve estar em novos Macs

O chip M4 chega ao mercado equipando o iPad Pro de 7ª geração, opção mais premium da linha que traz diversas novidades atreladas ao chip. Entre elas está o display Ultra Retina XDR, que inaugura a nova tecnologia Tandem OLED, que combina dois painéis para oferecer melhor saturação e contraste.

A expectativa é que a nova geração do processador também chegue às novas versões do MacBook Pro e do próximo iMac, que atualmente contam com o chip M3.

Com informações de Apple e The Verge

🎥 Confira também como resetar o seu iPhone!

Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple

Mais recente Próxima Redmi 10C vs Redmi 12C: saiba o que muda entre os celulares da Xiaomi

Leia mais