O ChatGPT é conhecido por auxiliar usuários nas mais diversas tarefas, como revisão de texto e organização de rotina, mas a inteligência artificial (IA) da OpenAI também tem um lado descontraído. O chatbot pode ser um passatempo online e se transformar em adversário nas brincadeiras, como jogo da velha, forca, RPG, quiz e até mesmo nos games criados a partir das regras que o usuário pode descrever no prompt. A seguir, o TechTudo listou sete jogos para se divertir com o ChatGPT. Confira!
🔎 Comandos secretos do ChatGPT? Conheça 11 prompts 'escondidos' no chatbot
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 É possível criar uma inteligência artificial em casa? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
1. Forca
Para iniciar o jogo da forca com o ChatGPT, utilize o comando textual “Jogue o Jogo da Forca comigo”. A ferramenta irá oferecer duas opções: a primeira, onde você escolhe a palavra que a IA deve adivinhar, e a segunda, onde o chatbot escolhe a resposta da charada.
Quando você opta para que o ChatGPT escolha a palavra, ele pode gerar e atualizar a forca conforme o usuário vai acertando ou errando as respostas. No entanto, a IA não consegue informar com clareza as letras que estão ou não presentes na palavra, o que pode tornar o jogo difícil e confuso.
Quando o usuário desafia a ferramenta, é necessário “dialogar” com a IA algumas vezes para que a dinâmica do jogo seja compreendida. Nesse caso, o desenho da forca não será gerado e o usuário precisará indicar quantas tentativas o chatbot ainda possui, assim como quando o jogo tiver finalizado. Em geral, o recurso apresenta algumas falhas que podem tornar o jogo mais desafiador. Nesse caso, é indicado utilizar o modelo GPT-4, presente no plano Plus por US$ 20 mensais (aproximadamente R$ 99) para respostas mais confiáveis.
2. Jogo da Velha
O comando “Jogue o Jogo da Velha comigo” irá iniciar um dos games mais simples de brincar com o ChatGPT. A ferramenta é capaz de assimilar muito bem a dinâmica do jogo, criando um tabuleiro marcado por números para que o usuário escolha a posição. Para jogar, basta escolher se deseja ser “X” ou “O” e, em seguida, escolher uma posição no quadro marcado de 1 a 9.
A inteligência artificial atualiza a posição em cada rodada, no entanto, ela possui certa dificuldade de reconhecer quando há um ganhador quando se utiliza o modelo de linguagem gratuito. Neste momento, é necessário impedir que a ferramenta continue o jogo e identifique que a partida está finalizada.
3. RPG
Para brincar de RPG com o ChatGPT, será necessário a criação de comandos textuais mais detalhados. Como este é um jogo narrativo, é preciso contextualizar a ferramenta de diversas formas, através da história, do funcionamento do jogo e do papel da IA nele.
Uma opção para gerar um game é por meio de um comando textual “Vamos brincar de RPG. Você vai criar uma história com [insira o tema] e, ao longo da narrativa, você vai me dar cinco opções (A, B, C, D, E) sobre o que eu devo fazer. A história vai se desenvolver a partir dessas decisões”.
Depois disso, a plataforma irá iniciar o jogo. A cada resposta, o chatbot dará seguimento a história com base na opção escolhida, gerando cinco novas opções. Em geral, a ferramenta é bem eficiente e capaz de seguir a mesma narrativa sem problemas, mesmo no modelo gratuito.
4. Qual é a palavra? (com emojis)
Outro jogo para testar com o ChatGPT é de adivinhação. Peça que a IA escolha alguns emojis que representam uma palavra para ser adivinhada. Utilize o seguinte comando: “Vamos jogar um jogo de adivinhação. Envie um conjunto de emojis cuja primeira letra de cada um forme uma palavra que seja legível em português. Por exemplo, os emojis 🥥🍍🧂🍚 formam a palavra casa, visto que eles representam coco, abacaxi, sal e arroz cozido. Envie um conjunto de emojis que formem uma palavra, eu tentarei adivinhar qual é a palavra”.
No modelo GPT-3.5, a ferramenta não consegue gerar conjuntos de emojis que representam nenhum tipo de palavra. Para seguir com o jogo, é interessante optar por um modelo mais avançado.
5. Quiz sobre qualquer tema
É possível aproveitar o conhecimento da inteligência artificial em um quiz sobre qualquer tema. Embora o modelo de linguagem GPT-4 seja mais confiável nas respostas, a versão gratuita é capaz de gerar um game de perguntas interessante e com respostas corretas. Utilize o seguinte comando textual: “Vamos jogar um quiz de perguntas sobre [insira o tema desejado]. Faça cinco perguntas, uma de cada vez”. Após responder às perguntas, o ChatGPT irá dizer se elas estão corretas ou não, contextualizando a resposta com mais informações sobre o tópico.
6. “Akinator”/Quem sou eu
Akinator é um jogo adivinhação popular na Internet, que também pode ser jogado no ChatGPT. Use o comando “Vamos brincar de Akinator” para iniciar o game. Em seguida, basta indicar um personagem e responder às perguntas da ferramenta com “Sim” ou “Não” para que ela tente adivinhar a resposta. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes ou explicar as regras da brincadeira para a IA, visto que ela pode fazer perguntas mais complexas ou até mesmo esperar que o usuário faça as perguntas. Mas no geral, o jogo costuma funcionar de forma similar em relação ao original.
7. Invente um jogo!
Uma das melhores formas encontradas de jogar com o ChatGPT é permitindo que a IA desenvolva o jogo. Utilize o comando textual “Invente um jogo. Explique como ele funciona e como eu posso jogá-lo com você” para obter uma resposta da ferramenta.
Neste caso, a IA inventou o “Desafio das Palavras”. Na resposta enviada, ela descreveu como funciona e o papel de cada jogador no ChatGPT. Nesta brincadeira, a proposta é formar o maior número de palavras com as letras fornecidas pelo chatbot, ganha quem acertar mais. Mesmo no modelo GPT-3.5, a inteligência artificial conseguiu seguir a linha de raciocínio do jogo, reconheceu quem realizou mais acertos e também ofereceu opções corretas de respostas para a brincadeira.
Com informações de Beebom.
Veja também: ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI
ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI