A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2024 começa no dia 20 de janeiro. Por isso, as equipes participantes já montaram suas line-ups durante a janela de transferência para buscar o título máximo do MOBA no Brasil.
Curiosamente, ao contrário do que ocorreu em outras temporadas, alguns times demoraram mais do que o esperado para anunciar oficialmente seus times, mas rumores e informações divulgadas pelo jornalista Luis "Showtana", por exemplo, fizeram o trabalho de confirmar jogadores antes mesmo das próprias organizações. A seguir, confira todas as escalações das participantes do CBLOL 2024 (1° Split).
🎮 League of Legends: 7 coisas que não existem mais no MOBA da Riot
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
👉 Qual o melhor jogador brasileiro de League of Legends? Opine no Fórum do TechTudo
Fluxo
Fluxo é a equipe que mais fez mistério em relação à escalação. Enquanto todos os boatos e informações do jornalista Luis Showtana já praticamente confirmavam seus jogadores, a organização pouco comentava sobre seu 2024 no League of Legends. O que se sabe é que o Fluxo não colocará na mesa um projeto tão ambicioso quanto o anterior, em seu primeiro ano de CBLOL. Para estrear na competição, o time era formado apenas por nomes consolidados no cenário, como o campeão brasileiro pela LOUD Diego "Brance" Amaral e o bicampeão pela RED Canids Kalunga Gabriel "Jojo" Dzelme.
A estratégia do Fluxo não rendeu os frutos esperados, com apenas dois frustrantes Top 6 nas duas etapas de 2023. Para 2024, a organização também faz uma aposta, mas sem abrir os cofres e visando apenas jogadores que ainda almejam seu espaço na elite do League of Legends brasileiro. Com exceção do topo Thiago "Kiari" Luiz, vice-campeão brasileiro de 2021 pela Rensga eSports, os outros nomes ainda precisam provar que são capazes de estar entre os melhores do país.
É seguro afirmar que, entre os outros jogadores, aquele com mais potencial é o caçador Luis "St1ng" Martins, que já conta em seu currículo com um bicampeonato do CBLOL Academy. Quanto aos demais, a falta de experiência pode ser um problema nas primeiras semanas. Ainda mais levando em consideração que outras equipes foram atrás de nomes consagrados no cenário nacional ou até internacional.
Aquele que teve uma breve experiência na elite foi o suporte Pedro "scamber" Maximiniano. Ele atuou por algumas partidas pela RED Canids Kalunga na primeira etapa de 2023, mas retornou à RED Academy na etapa seguinte. Os outros jogadores são o meio Gabriel "Fuuu" Furuuti e o atirador Caio "kojima" Kojima.
Escalação do Fluxo
- Topo: Thiago "Kiari" Luiz
- Caçador: Luis "St1ng" Martins
- Meio: Gabriel "Fuuu" Furuuti
- Atirador: Caio "kojima" Kojima
- Suporte: Pedro "scamber" Maximiniano
- Treinador: Luiz “ONMETA” Junior
FURIA
A FURIA aparece em 2024 com uma equipe que gera uma expectativa bastante positiva entre os torcedores. Nas últimas etapas, a equipe sempre foi capaz de figurar entre os playoffs, mas se tornava apenas uma coadjuvante quando LOUD, paiN Gaming e RED Canids Kalunga apareciam na arena. A única etapa que entra na lista das exceções é o CBLOL 2023 (2° Split), no qual a FURIA fez uma jogada arriscada ao apostar somente em jogadores jovens no cenário, mas acabou ficando de fora dos playoffs por apenas duas vitórias.
No CBLOL 2024 (1° Split), a FURIA optou por seguir com três de seus jogadores da etapa passada: Arthur "Tutsz" Machado, Andrey "Ayu" Saraiva e Vinicius "Zay" Viana. Além disso, sua comissão técnica segue liderada pelo experiente Lucas "Maestro" Pierre. A dúvida que maior entre a torcida estava em relação à parte superior de Summoner's Rift, as duas rotas que fizeram a FURIA voltar a ser ambiciosa em seu objetivo de conquistar o CBLOL pela primeira vez.
Para a top lane, a FURIA contratou Yoon "Destroy" Jeong-min, um jogador que ganhou quase tudo o que disputou em suas duas última equipes, a The Kings, do México, e a Istanbul Wildcats, da Turquia. Além disso, Destroy possui experiência no forte cenário da Coreia do Sul, tornando-o uma peça chave no novo esquadrão furioso. Por fim, na selva, está Park "Mir" Mi-reu, outro sul-coreano que chega sem tantas fama, mas que se destaca pela experiência na LCK, títulos na liga da Oceania e passagem pela equipe de base da Team Liquid na América do Norte.
Escalação da FURIA
- Topo: Yoon "Destroy" Jeong-min
- Caçador: Park "Mir" Mi-reu
- Meio: Arthur "Tutsz" Machado
- Atirador: Andrey "Ayu" Saraiva
- Suporte: Vinicius "Zay" Viana
- Treinador: Lucas "Maestro" Pierre
- Treinador: Bae "sBs" Ji-hun
INTZ
A INTZ não convence sua apaixonada torcida desde que a competição aderiu ao sistema de franquias - apesar de ser a maior campeã da história do CBLOL, com cinco título conquistados. Tanto que a simples chegada aos playoffs no segundo split de 2023 foi motivo de comemoração, haja vista que nem isso os intrépidos conquistaram nos últimos anos. Infelizmente para a torcida, a INTZ não conta mais com o suporte Woo "Nia" Jun-sung, o grande destaque da equipe em 2023, e o topo Kwon "Zzk" Hee-won, que fez uma boa apresentação na segunda etapa após inconsistências no começo do ano.
Os remanescentes de 2023 são o experiente caçador Yan "Yampi" Petermann e o jovem atirador Yudi "NinjaKiwi" Miyashiro. A dupla conseguiu entregar boas atuações com a camisa da INTZ e foi importante na ida aos playoffs, mas depende da sincronia com os novos companheiros para tentar manter ou superar o nível mostrado na temporada passada.
A aposta da INTZ é somente em jogadores brasileiros, dessa vez. O retorno de Rodrigo "Tay" Panisa aparece como o principal movimento dos intrépidos. O jogador foi bicampeão brasileiro vestindo a camisa do time, e surge como esperança para a organização voltar aos dias de glória. Como suporte, está Yan "Damage" Neves, um experiente jogador com sede de vitória, em especial por conta da triste sequência de quatro vice-campeonatos brasileiros seguidos entre 2021 e 2023. Por fim, no meio, está Lucas "Aithusa" Mantese, que atuou apenas no CBLOL Academy em sua carreira e tentará agarrar essa oportunidade de atuar na elite.
Escalação da INTZ
- Topo: Rodrigo "Tay" Panisa
- Caçador: Yan "Yampi" Petermann
- Meio: Lucas "Aithusa" Mantese
- Atirador: Yudi "NinjaKiwi" Miyashiro
- Suporte: Yan "Damage" Neves
- Treinador: Franklin "Aoshi" Coutinho
- Treinador: Allan "Strazzi" Strazzi
KaBuM! Esports
KaBuM! Esports foi a organização que mais atraiu os holofotes após a janela de transferências. Após um péssimo ano de 2023, com um Top 8 na primeira etapa e uma desastrosa lanterna na segunda etapa, a tetracampeã brasileira optou por dar um basta na fase ruim e investiu pesado em nomes com alto potencial. O único jogador remanescente de 2023 é Han "Lonely" Gyu-joon, sul-coreano da rota do topo.
Para começar, a KaBuM! decidiu trazer de volta o suporte Denílson "Ceos" Oliveira. O jogador foi crucial para o sucesso LOUD na temporada passada, quando a equipe acumulou mais dois títulos de CBLOL em seu currículo. Ele conseguiu ser o destaque de um time enquanto atua como suporte, uma função que, em comparação com outras rotas, raramente recebe tanta atenção. Não à toa, levou o troféu de "Melhor Jogador" no Prêmio CBLOL 2023.
Considerado o melhor suporte brasileiro da história, Ceos já foi campeão pela KaBuM! em 2020 e retorna para ajudar sua antiga casa a retornar aos caminhos da vitória. Ao lado dele na rota inferior, estará o promissor Lucas "Netuno" Flores, que atuou pela LOS na última temporada. Para a rota do meio, Bruno "Hauz" Ferreira também retorna para a KaBuM! após um ano jogando pelo Fluxo. Por sinal, Hauz teve seu melhor momento na carreira jogando pelos Ninjas, e almeja retornar à boa forma em sua volta para o antigo time.
Para a posição de caçador, a KaBuM! chamou um jogador sul-coreano para que possa se comunicar melhor com Lonely e criar uma perigosa rota superior. Kim "Malrang" Geun-seong é um caçador que possui um currículo invejável, com títulos como a LCK de 2021, atuando pela DWG KIA como reserva do astro Kim "Canyon" Geon-bu. Além disso, faturou o título da LEC 2022 e o Top 8 do Mundial de LOL 2022, ambos atuando pela Rogue. É seguro afirmar que Malrang foi a contratação mais ambiciosa de todas para o CBLOL 2024.
Escalação da KaBuM!:
- Topo: Han "Lonely" Gyu-joon
- Caçador: Kim "Malrang" Geun-seong
- Meio: Bruno "Hauz" Ferreira
- Atirador: Lucas "Netuno" Flores
- Suporte: Denilson "Ceos" Oliveira
- Treinador: André "Ti0ben" Martinez
Vivo Keyd
A Vivo Keyd fez seu retorno ao CBLOL em 2023 e conquistou um bom Top 5 na segunda etapa. Entretanto, os Guerreiros anseiam por muito mais e miram o título que sua torcida não vê desde 2014. Apesar de a VKS ser a pioneira na contratação de jogadores da Coreia do Sul, o time vai apostar em jogadores europeus para assegurar seu sucesso em 2024.
Guilherme "Guigo" Ruiz é o único remanescente da equipe. O topo bicampeão brasileiro pela RED Canids Kalunga conquistou a confiança da VKS e tentará usar de sua experiência para chegar ao seu tricampeonato.
O caçador da equipe será Pedro "Disamis" Gonçalves. Ele adquiriu muita notoriedade em sua passagem pela Liberty, mas não conseguiu repetir o mesmo nível de jogo no período em que esteve no Fluxo. Essa será a oportunidade para o jogador se redimir e voltar a ser uma das grandes referências da selva no Brasil. O outro brasileiro na equipe é o suporte Fábio "ProDelta" Marques, que estreou no CBLOL na segunda etapa de 2023 pela paiN Gaming e foi um dos melhores suportes da edição.
Para as duas vagas de estrangeiros, a VKS contratou um jogador francês e outro sueco. O jogador da França é Loïc "toucouille" Dubois, um nome pouco conhecido entre os brasileiros que não acompanham o cenário europeu, mas que é reconhecido como ótimo jogador por aqueles que já o viram em ação. Tanto que é comum vê-lo como o melhor mid laner do CBLOL 2024 nas listas criadas por profissionais e influenciadores brasileiros. Da Suécia, Ludvig "SMILEY" Granquist surge para atuar ao lado de ProDelta na rota inferior.
- Topo: Guilherme "Guigo" Ruiz
- Caçador: Pedro "Disamis" Gonçalves
- Meio: Loïc "toucouille" Dubois
- Atirador: Ludvig "SMILEY" Granquist
- Suporte: Fábio "ProDelta" Marques
- Treinador: Christopher "SeeEl" Lee
Liberty
A Liberty chega ao CBLOL 2024 com uma abordagem forte na comissão técnica. Com exceção do experiente atirador e tetracampeão brasileiro Micael "micaO" Rodrigues, a organização procurou por jogadores da casa e que ainda precisam se provar na elite do League of Legends brasileiro. Por isso, seu ponto forte é a comissão técnica formada por nomes como Gabriel "Turtle" Peixoto, campeão da LCS 2022 pela Evil Geniuses, e Lucas "BeellzY" Spínola, tricampeão brasileiro pela LOUD.
Nomes experientes estarão lá para ajudar os jogadores que lutam por seu espaço. Para começar, podemos citar atletas que já são conhecidos pela torcida. Na rota do meio, está Elvis "Piloto" Vergara, um jogador que vem transitando constantemente entre o Academy e o CBLOL principal em sua carreira e que busca por estabilidade na elite. Como suporte, está Alexandre "Cavalo" Fernandes, um jogador que sempre vestiu a camisa da Liberty e que seguirá com o manto para 2024.
As maiores novidades da Liberty aparecem na selva e no topo. A decisão da Liberty para a função de caçador foi de subir da Liberty Academy o jovem Luciano "Drakehero" Junior, que atua no competitivo desde 2022. Já na rota superior, estará Gabriel "Makes" Nemeth, mais um jovem jogador sem tanta experiência para a line-up. Makes joga profissionalmente desde 2022 e teve como única equipe em sua carreira e LOUD Academy, mas já apareceu jogando pela LOS durante o MEG League of Legends 2023.
Escalação da Liberty
- Topo: Gabriel "Makes" Nemeth
- Caçador: Luciano "Drakehero" Junior
- Meio: Elvis "Piloto" Vergara
- Atirador: Micael "micaO" Rodrigues
- Suporte: Alexandre "Cavalo" Fernandes
- Treinador: Gabriel "Turtle" Peixoto
- Treinador: Lucas "BeellzY" Spínola
LOS
A LOS, antiga Los Grandes, buscou realizar uma renovação em sua equipe, com nomes que vieram do Academy, da Coreia do Sul e até do próprio CBLOL. Os jogadores serão liderados pelo treinador ex-paiN João "Dionrray" Barbosa.
Quem foi subiu do Academy para receber uma oportunidade na equipe principal foi Marcelo "Celo" Leite. O atirador atuou toda a temporada de 2023 pela LOS Academy, inclusive conquistando o vice-campeonato na primeira etapa, e retorna ao CBLOL após ter uma breve experiência na elite em sua época de Netshoes Miners. Já Cleber "SuperCleber" Nantes, o topo bicampeão do CBLOL Academy finalmente fará sua estreia na elite, após muitos elogios por suas ótimas atuações por Flamengo Esports e KaBuM!.
O brasileiro mais experiente da line-up é o meio Bruno "Envy" Farias. Bicampeão brasileiro em 2019 e 2020 pela INTZ, Envy vem se mostrando um jogador consistente e acumula outras boas campanhas, incluindo dois Top 4 e dois Top 3 por FURIA e RED Canids Kalunga nos últimos anos. Nas rotas restantes, estarão os dois jogadores sul-coreanos que a LOS procurou para ajudá-la a finalmente engrenar no cenário competitivo de League of Legends.
Para a selva, estará Kim "Seize" Chan-hee, um jogador com bastante experiência no cenário sul-coreano, mas que passou os últimos anos atuando na liga latino-americana, a LLA, pela Isurus. Por fim, o suporte que jogará ao lado de Celo será Jeong "Kabbie" Sang-hyeon, um nome que também teve seus anos de experiência na liga de seu país, inclusive com um título da popular KeSPA Cup. Sua última equipe foi a Zero Tenacity, que participa de torneios menores na Europa.
- Topo: Cleber "SuperCleber" Nantes
- Caçador: Kim "Seize" Chan-hee
- Meio: Bruno "Envy" Farias
- Atirador: Marcelo "Celo" Leite
- Suporte: Jeong "Kabbie" Sang-hyeon
- Treinador: João "Dionrray" Barbosa
LOUD
Atual tricampeã do CBLOL, a LOUD sofreu apenas uma baixa, a já comentada ida de Denílson "Ceos" Oliveira para a KaBuM! Esports. Para seu lugar, foi contratado o tricampeão brasileiro Ygor "RedBert" Freitas. O suporte, apesar de muito respeitado no cenário, vem de uma péssima campanha pela KaBuM! na temporada de 2023. Mesmo não tendo uma boa performance, RedBert recebeu uma ótima oportunidade de se juntar à melhor equipe do Brasil no momento para tentar recuperar o nível de jogo que o colocou entre as grandes referências do país.
O restante da LOUD é exatamente o mesmo que a torcida se lembra nos últimos títulos de CBLOL. A única exceção é a saída de Lucas "BeellzY" Spínola, que assinou com a Liberty. Assim, apenas Son "Stardust" Seok-hee estará à frente da comissão técnica do esquadrão.
- Topo: Leonardo "Robo" Souza
- Caçador: Park "Croc" Jong-hoon
- Meio: Thiago "tinowns" Sartori
- Atirador: Moon "Route" Geom-su
- Suporte: Ygor "RedBert" Freitas
- Treinador: Son "Stardust" Seok-hee
paiN Gaming
A atual vice-campeã brasileira paiN Gaming também manteve uma base idêntica à do CBLOL 2023. No topo, na selva e no meio, os jogadores já são velhos conhecidos dos torcedores e dos rivais. Porém, é na rota inferior onde aparecem as novidades. Conforme comentado anteriormente, Fábio "ProDelta" Marques não faz mais parte da equipe, apesar de ter acumulado ótimas atuações na segunda etapa e de ter vencido na categoria "Jogador Revelação" no Prêmio CBLOL 2023.
O atirador sul-coreano Ju "Bvoy" Yeong-hoon também deixou a equipe. Assim como ProDelta, ele teve atuações espetaculares na segunda etapa, com exceção da grande final, momento em que ele deixou bastante a desejar e virou um dos principais alvos de críticas da torcida ao lado do treinador João "Dionrray" Barbosa, que também deixou a equipe.
Para a função de atirador, a paiN não quis arriscar ou apostar em promessas do cenário. Por isso, trouxe Alexandre "TitaN" Lima, que com apenas 23 anos está entre os melhores atiradores brasileiros da história. A confiança da paiN no jogador é tanta que a organização o deixou escolher o suporte que ele gostaria de jogar na equipe: Choi "Kuri" Won-yeong, sul-coreano que já teve experiência no Brasil pelo Flamengo Esports e pela RED Canids Kalunga, na qual pôde jogar com TitaN.
Escalação da paiN
- Topo: Choi "Wizer" Ui-seok
- Caçador: Marcos "Cariok" Oliveira
- Meio: Matheus "dyNquedo" Rossini
- Atirador: Alexandre "TitaN" Lima
- Suporte: Choi "Kuri" Won-yeong
- Treinador: Sin "Xero" Hyeok
- Treinador: Matheus "Sarkis" Sarquis
RED Canids Kalunga
A RED Canids Kalunga tenta renovar sua line-up, apesar de ter chegado ao Top 3 na segunda etapa de 2023. Ao todo, três jogadores deixarão o time para a temporada de 2024. Alexandre "TitaN" Lina deixará de vestir o manto vermelho após cerca de quatro anos, onde conquistou dois dos quatro títulos de CBLOL que ele tem na carreira. Bruno "Envy" Farias é outro que deixou uma rota desfalcada na RED. Como mencionado anteriormente, ele irá para a LOS.
Também deixa a RED o suporte José Eduardo "Frosty" Leal. Ele nunca havia atuado profissionalmente e recebeu uma grande chance ao ser contratado pela RED para jogar na elite do CBLOL 2023. No geral, ele surpreendeu positivamente com suas atuações e foi indicado no Prêmio CBLOL na categoria "Jogador Revelação", vencida por Fábio "ProDelta" Marques. Entretanto, ele não renovou com a RED e tem futuro incerto.
Na rota superior e na selva, seguem vestindo a camisa da Matilha os jogadores Francisco "fNb" Miranda e Gabriel "Aegis" Lemos. Para o lugar de Envy, a RED anunciou o retorno de Daniel "Grevthar" Xavier, nome bastante vitorioso na organização. Algo semelhante ocorreu na função de suporte, com a volta do também bicampeão brasileiro pela RED Gabriel "Jojo" Dzelme.
Diego "Brance" Amaral foi o escolhido para suprir a ausência de TitaN, um jogador de apenas 19 anos que ascendeu como um dos melhores da posição rapidamente. Em seu currículo, o título brasileiro de 2022 quando atuava pela LOUD.
Escalação da RED Canids Kalunga
- Topo: Francisco "fNb" Miranda
- Caçador: Gabriel "Aegis" Lemos
- Meio: Daniel "Grevthar" Xavier
- Atirador: Diego "Brance" Amaral
- Suporte: Gabriel "Jojo" Dzelme
- Treinador: Calisto "Coelho" Clavé
- Treinador: Rodrigo "Kalec" Rodrigues
Com informações de LoL Esports e Liquipedia
🎥 5 ações proibidas em jogos competitivos
5 ações proibidas em jogos competitivos