A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, divulgou, nesta quarta-feira (8), as primeiras imagens do protótipo de seu primeiro carro voador (eVOLT). A divulgação, que ocorreu por meio de um teaser de 35 segundos, reforça a expectativa de que os primeiros testes de campanha de voo ocorram ainda neste ano. A fabricação do veículo é feita em Taubaté, no interior de São Paulo.
Ainda em fase de montagem, o carro voador brasileiro aparece quase que completamente na cor preta, com algumas peças pintadas de verde. Futuras atualizações sobre o progresso do projeto devem ser compartilhadas nas redes sociais da Eve Air Mobility. Confira, a seguir, o vídeo completo.
Veja as primeiras imagens do carro voador da Embraer
📝 Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Saiba no Fórum TechTudo
Embora os primeiros testes de voo estejam programados para ocorrer ainda esse ano na cidade de Gavião Peixoto, a 330 km da capital paulista, o funcionamento pleno do veículo deve ocorrer apenas a partir de 2026. Mesmo assim, já há cartas de intenções para a aquisição de até 2.850 carros voadores.
De acordo com Eve Air Mobility, são 29 clientes espalhados por todos os continentes, que se dividem entre: operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. A parcela brasileira das encomendas corresponde a 335 veículos, sendo 100 para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.
As empresas brasileiras traçaram rotas que preveem uso do eVOLT para diferentes finalidades e destinos. Com foco no transfer aéreo, a Flapper deve utilizar os veículos para viagens de curta distância, como de Guarulhos para São Paulo, de São Paulo para Angra dos Reis, Porto Seguro para Trancoso e Rio de Janeiro para Angra dos Reis. Por outro lado, a Helisul, que reservou 50 carros voadores da Embraer, pretende utilizar o meio de transporte para viagens de turismo e voos panorâmicos.
A expectativa da Eve é que o carro voador alcance 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As projeções divulgadas em agosto do ano passado também incluem a quantidade de vertiportos, como são chamados os pontos de chegada e partida dos eVTOLs. Em São Paulo serão oito vertiportos em 2026 e 36 em 2035, enquanto no Rio de Janeiro serão seis em 2026 e 30 em 2035.
Com informações de Embraer
🎥 Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça
Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça