O BlueStacks 5 é um emulador de Android com download disponível para PCs Windows e Mac. O aplicativo permite rodar programas e até jogos mobile como Free Fire direto nos computadores. Caso esteja travando, ele também permite fazer alterações simples de forma rápida e para otimizar o desempenho, como liberar mais memória e ativar a virtualização via hardware. Assim, é possível garantir que o emulador executado sem travamentos e até mesmo prevenir bugs. Confira, a seguir, seis opções que podem ajudar o sistema do Bluestacks 5 a rodar com mais agilidade.
Por que não consigo fazer login no Bluestacks? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
1. Ative a virtualização do seu sistema
A virtualização é a capacidade do seu computador de simular um outro dispositivo ou sistema operacional em tempo real. Contudo, o suporte a essa ferramenta pode estar desabilitado no PC. Sem a ativação do recurso, o BlueStacks 5 pode não funcionar corretamente ou apresentar lentidão.
O processo de ativação da virtualização varia entre as máquinas, mas o básico é sempre o mesmo: é preciso reinicializar o sistema e entrar nas opções da BIOS do computador. Por lá, localize o conjunto de opções relacionadas ao processador para liberar o recurso.
2. Reserve mais processador e memória RAM para o BlueStacks 5
Uma outra dica interessante é reservar uma parcela maior de memória para a aplicação funcionar. Com essa medida, o BlueStacks 5 pode ficar mais estável, eliminando os travamentos constantes durante o uso. Isso porque o programa terá acesso a uma quantidade maior de RAM do computador e, então, pode armazenar os dados em uso durante cada sessão.
Abra as “Configurações” e selecione “Engine” para mexer nas configurações de CPU e aumentar a quantidade de núcleos de processamento que você irá dedicar ao aplicativo. Quanto mais núcleos dedicados ao BlueStacks, mais rápida e estável será a virtualização do Android.
3. Altere para o plano de alto desempenho
Essa dica é útil para quem usa laptops. Notebooks costumam alternar entre diversos planos de energia diferentes conforme o uso, de modo que equilibra desempenho e consumo de energia. Isso acaba garantindo maior duração da bateria, mas ao custo de algum prejuízo de performance.
A sugestão aqui é forçar o computador a rodar com o plano de alto desempenho ativado sempre que o BlueStacks 5 é acionado. Dessa forma, é possível garantir que o Windows não está forçando economia de recursos a troco de poupar energia.
Para fazer isso, abra o “Painel de Controle” do Windows 10, navegue pela opção de “Hardware e sons” e selecione “Opções de energia”. Então, confira se seu computador está usando o modo de “Alto desempenho” para garantir maior performance.
4. Atualize drivers de vídeo
Para rodar melhor, o BlueStacks 5 tira proveito da placa de vídeo do seu computador, em especial as GPUs dedicadas de AMD e Nvidia. A recomendação aqui é atualizar o driver que controla a placa gráfica para garantir que ela tenha acesso a maior desempenho, algo que pode ajudar o Bluestacks. A dica vale, sobretudo, para quem procura rodar games Android no PC.
O processo de atualização do driver de placa de vídeo para as duas marcas não é complicado. Você pode acessar o site oficial da AMD ou Nvidia e, de acordo com o seu modelo de placa gráfica, pesquise pelos pacotes de drivers mais recentes. Ainda há como realizar a ação em placas das marcas Radeon e GeForce.
5. Encerre apps que consomem RAM e outros recursos
Outra medida importante é fechar os apps que não são usados enquanto roda o BlueStacks 5. Isso tem o efeito de liberar memória RAM para a virtualização do Android, além de desocupar algum espaço do processador para que o programa seja executado de forma mais estável.
A melhor maneira de mapear o que está em uso no momento no PC é por meio do “Gerenciador de Tarefas”, dentro da aba “Processos”. Note que, no exemplo acima, o navegador Opera é o maior consumidor, já que utiliza mais de 3 GB de RAM que podem fazer falta para o BlueStacks.
6. Desative temporariamente o antivírus
Em alguns casos, antivírus podem interferir com softwares de virtualização como uma medida de segurança. Além disso, podem impedir completamente que o sistema seja capaz de virtualizar, mesmo que a opção na BIOS esteja ativada. O BlueStacks é um exemplo de aplicação de virtualização que pode acabar sendo afetada por esse tipo de interferência.
A solução é desligar o antivírus em tempo real durante o uso do programa. Cada sistema terá uma maneira específica de permitir que você o desative temporariamente. Outra opção é desativar o bloqueio à virtualização nas opções, uma configuração que também varia de acordo com o antivírus instalado no computador.
Via BlueStacks
Veja também: Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android
Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android