Inteligência Artificial
Publicidade
Por , para o TechTudo


O Google anunciou nas últimas semanas que o chatbot Bard passará a se chamar Gemini, mesmo nome do modelo de inteligência artificial (IA) mais avançado da empresa. Também foi divulgada a versão atualizada da tecnologia, além de aplicativos do serviço para aparelhos Android e iPhone (iOS) nos Estados Unidos. A transição é considerada uma das atualizações mais importantes da história do Google pela vice-presidente da empresa, Sissie Hsiao. Por enquanto, as novidades só estão disponíveis em inglês.

Vale lembrar que o antigo Bard se referia à interface que atende os comandos do usuário, enquanto o Gemini seria tecnologia por trás da plataforma, responsável por processar as informações. A partir de agora, ambos são a mesma coisa. O objetivo é que os usuários saibam que estão utilizando o modelo de linguagem mais avançado da empresa. A seguir, confira cinco novidades sobre o Gemini anunciadas pelo Google.

Gemini é o novo modelo de IA multimodal do Google — Foto: Reprodução/Maria Diaz/ZDNET
Gemini é o novo modelo de IA multimodal do Google — Foto: Reprodução/Maria Diaz/ZDNET

1. Bard passa a se chamar Gemini e ganha novo endereço na web

A partir de agora, o chatbot Bard passa a se chamar Gemini, ou seja, tanto a interface do assistente virtual quanto o modelo de IA da plataforma terão o mesmo nome. Com a mudança, o endereço do robô na web foi atualizado para “gemini.google.com” (sem aspas).

2. IA do Google ganhará aplicativo para Android e iOS

Além da versão para web, o Gemini contará com aplicativo para aparelhos Android e iPhone (iOS). A novidade chegou primeiro nos Estados Unidos, mas, segundo a empresa, o software será liberado em breve para outros países e idiomas. Os celulares com o sistema Android deverão contar com pelo menos 4 GB de memória RAM e sistema operacional Android 12. Os dados da ferramenta serão processados na nuvem do Google. Será possível interagir com o Gemini por meio de voz, textos ou fotos.

3. Gemini Advanced, plano pago da IA, é anunciado

Gemini Advanced é a nova versão paga da IA do Google — Foto: Reprodução/Google
Gemini Advanced é a nova versão paga da IA do Google — Foto: Reprodução/Google

Outro anúncio feito pela gigante da tecnologia foi o lançamento do Gemini Advanced. A versão paga da IA, que custa R$ 96,99 por mês, pode ser acessada pelo Google One AI Premium. Enquanto o plano gratuito dá acesso ao modelo "Pro 1.0", voltado para tarefas mais simples, a assinatura oferece o "Ultra 1.0", que realiza ações complexas exigindo mais raciocínio lógico.

A empresa também revelou que, em breve, a IA poderá ser utilizada em outros serviços da companhia, como Gmail, Google Docs, Google Meet e mais. Por enquanto, a aplicativo funciona somente em inglês, mas pode ser acessado em 150 territórios, incluindo o Brasil.

4. Google Assistente será alimentado pelo modelo do Gemini

Google Assistente vai incorporar tecnologia de IA avançada — Foto: Marcela Franco/TechTudo
Google Assistente vai incorporar tecnologia de IA avançada — Foto: Marcela Franco/TechTudo

O Google Assistente também integrará a tecnologia de IA do Gemini. A promessa é de que a ferramenta se torne ainda mais eficiente e personalizada, sendo capaz de compreender as solicitações do usuário de forma mais precisa. Com o novo aplicativo de IA do Google, os aparelhos Android poderão ter o Gemini como o assistente virtual padrão, o usuário poderá acionar com o chamado "Ok, Google" ou com um toque longo na tecla "Início". Já no iPhone (iOS), o modelo será integrado ao app do Google, que terá um botão para iniciar a conversa com a inteligência artificial.

5. Duet AI também se torna Gemini

O Duet AI, assistente virtual do Google integrada às ferramentas Google Cloud e Google Workspace, também passa a se chamar Gemini. O novo modelo poderá auxiliar os usuários em tarefas simples, como escrever e-mails e documentos ou organizar as tarefas de trabalho. Com a novidade, o Google espera bater de frente com o Microsoft Copilot, maior concorrente do segmento. Com a inovação, o Google promete auxiliar empresas a aumentar a produtividade e a se protegerem de ataques cibernéticos.

Com informações de Google e G1

Veja também: ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

Mais recente Próxima Facebook, Instagram e Threads terão aviso de imagem gerada por IA; confira
Mais do TechTudo