O Google realizou nesta terça-feira (14) o Google I/O, evento anual da companhia que revela novidades sobre produtos e serviços da empresa. Como esperado, foram apresentados avanços no Android. A nova versão do sistema operacional deve ser lançada oficialmente no segundo semestre deste ano. A integração com recursos de inteligência artificial do Gemini Google foi o principal destaque, com ferramentas que permitem buscas avançadas em diversos aplicativos, organização e customização usando o celular. A seguir, leia mais detalhes sobre as novidades anunciadas.
🔎Google I/O 2024 anuncia IAs de imagens e vídeos e novidades do Gemini; confira
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝Posso transferir conversas do WhatsApp do iPhone para o Android sem usar aplicativos pagos? Veja no Fórum TechTudo
A primeira novidade lançada para celulares Android é a função Ask Photos, que será lançada neste verão nos Estados Unidos e liberada para mais usuários em breve. O recurso funciona como uma busca avançada no Google Fotos e permite encontrar informações presente nas imagens como a placa de um carro. Ao invés de rolar o aplicativo buscando pela imagem, basta digitar o que se procura na barra de busca e a plataforma exibirá a foto — ou uma lista delas — com o objeto ou informação desejada.
Os celulares com Android também terão em breve um assistente bastante completo, capaz de compreender e memorizar contextos. No exemplo da apresentação, uma pessoa apontava a câmera para objetos na sala e a IA conseguiu identificar o local onde a pessoa estava, encontrou o óculos dela em cima de uma mesa e até criou um texto criativo com base em um bote cheio de lápis de cor. A nova modalidade faz parte da iniciativa chamada de Project Astra, ainda um protótipo em desenvolvimento pela companhia.
Aplicativo Gemini e novidades no Android
Diversas novidades foram apresentadas para o aplicativo Gemini, que transforma a IA do Google em um assistente para celulares. A maioria dos recursos, porém, será liberada apenas para consumidores do Gemini Advanced, a versão paga da plataforma.
A ferramenta Live no aplicativo Gemini, por exemplo, permitirá que os usuários tenham conversas em tempo real com o aplicativo. A ideia é que o usuário possa fazer perguntas e receba respostas como num diálogo natural, com a possibilidade de até interromper a IA durante a interação. Algo parecido com o apresentado no GPT-4o nesta semana. A empresa também está trabalhando para que, durante transmissões ao vivo, o usuário aponte a câmera para que o Gemini possa ver o que ele vê e ajude a responder perguntas em tempo real.
Outra novidade que deve ser lançada em breve é a possibilidade de criar prompts customizáveis que ficarão salvos no aplicativo Gemini, facilitando interações que são constantes. Essa ferramenta será identificada como Gems. O app também foi apresentado como um assistente que funciona sem a necessidade de fechar outras plataformas. Enquanto alguém está trocando uma mensagem, há integração com a criação de imagens. Ao assistir um vídeo no YouTube, é possível solicitar por um resumo da gravação.
A busca otimizada pela inteligência artificial foi mais um dos destaques para o Android. A função Circule para Pesquisar será aprofundada, com a opção de procurar não apenas por imagens, mas também por textos e até solução de tarefas escolares de física e matemática, pode exemplo.
Outro destaque que funciona com ajuda da inteligência artificial é uma ferramenta que reconhece chamadas com risco de serem golpes. O recurso reconhece a voz durante a ligação, entende o contexto, e mostra na tela para o usuário que ele pode estar sendo vítima de um golpista. Por enquanto, o recurso deve estar disponível apenas para os celulares do Google, a linha Pixel.
Veja também: Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI
Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI