O Google anunciou na última semana o lançamento da primeira prévia do Android 15 para desenvolvedores. O update deu uma amostra do que podemos esperar do próximo grande lançamento do sistema operacional. A primeira versão do Android 15 traz melhorias de privacidade e desempenho, além de novas ferramentas, como suporte para gravação parcial de tela, novos controles da câmera e novidades nas notificações. Antes do lançamento final, que deve acontecer somente no fim de 2024, o sistema ainda passará por muitas mudanças. A seguir confira tudo o que se sabe até agora da versão mais recente do Android 15.
📝Posso transferir conversas do WhatsApp do iPhone para o Android sem usar aplicativos pagos? Veja no Fórum TechTudo
O que foi lançado na primeira versão do Android 15 para desenvolvedores?
A primeira prévia do Android 15 tem alguns ajustes ocultos de otimização de privacidade e desempenho. O update ganhou recursos que trazem mais proteção contra malwares que infectam o aparelho por meio de apps. Entre outras novidades, está a versão mais recente do Privacy Sandbox, ferramenta que propõe equilibrar a privacidade do usuário e as necessidades dos anunciantes. A versão também recebeu atualizações no recurso de otimização do desempenho térmico e da CPU. O aprimoramento permitirá que aplicativos em segundo plano de longa duração funcionem com eficiência de energia.
Outro lançamento da prévia é o suporte para gravação parcial de tela. Com o recurso, os usuários poderão gravar uma parte específica da tela ao invés do display inteiro. A atualização também trouxe melhorias da câmera em apps de terceiros, como controle de intensidade do flash e da luz. Outra possível novidade é a função Notification Cooldown que permite diminuir o volume de notificações ao receber vários avisos seguidos do mesmo app. Vale lembrar que o update é exclusivo para desenvolvedores, pois se trata de uma versão instável e inacabada. A primeira prévia do Android 15 passará por mudanças e melhorias nos próximos meses.
Quando o Android 15 deve ser lançado?
A previsão do Google é lançar a primeira versão beta público entre março e abril deste ano. Nos meses seguintes, a empresa trabalhará para alcançar a estabilidade do sistema operacional. Segundo o cronograma divulgado pela companhia, a última versão beta deverá ser liberada entre julho e agosto de 2024. Após esse período, as marcas levam alguns meses para ajustar o novo Android na interface dos seus respectivos sistema.
O lançamento da versão final do Android 15 deve ser entre setembro e outubro de 2024. No entanto, a atualização do sistema operacional pode ser diferente dependendo da marca e modelo do aparelho. Dispositivos Pixels, fabricados pelo Google, costumam ter a atualização liberada antes do que outros smartphones.
Quais recursos devem ser lançados no Android 15?
Além dos recursos anunciados pelo Google, o Android 15 deve receber outras novidades já testadas. O sistema operacional pode trazer de volta os widgets na tela de bloqueio, por exemplo. Outra função esperada é a exibição da saúde da bateria em comparação com o momento em que o celular era novo. O Private Space também deve ser uma novidade anunciada pelo Google nas próximas prévias. Ele permite ocultar aplicativos em um espaço separado do menu, assim como já é possível em aparelhos Samsung.
O Google vem trabalhando em uma tela de configuração chamada Easy Mode, um recurso voltado para facilitar o uso do aparelho por pessoas menos experientes em tecnologia ou com deficiência visual. A configuração otimizaria a interface do Android para permitir uma navegação mais simples. O Arquivamento de aplicativos também deve ser lançado no Android 15. Com ele, o usuário poderá selecionar quais apps não usados com frequência quer arquivar para ganhar espaço de armazenamento.
Entre outras possíveis novidades, está a capacidade de salvar as abas abertas na função tela dividida e, assim, navegar em dois apps ao mesmo tempo, de forma automática. Outro lançamento seria o Auracast Bluetooth, que permitiria compartilhar o áudio reproduzido no aparelho do usuário com outros dispositivos perto via Bluetooth.
Quais celulares vão atualizar para o Android 15?
O Google e as fabricantes de aparelhos ainda não anunciaram oficialmente quais smartphones vão receber o Android 15. As especulações são de que o sistema operacional chegue para os aparelhos OnePlus 12, OnePlus 11, OnePlus Open, Sony Xperia 1 V, Sony Xperia 5 V, Xiaomi 13 e Motorola Razr Plus 2023, entre outros dispositivos. Além disso, uma lista dos possíveis aparelhos Samsung que devem receber o novo sistema operacional circula na web. Confira a seguir:
Série Galaxy S
Série Galaxy Z
- Galaxy Z Fold 6
- Galaxy Z Fold 5
- Galaxy Z Flip 6
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Z Fold 4
- Galaxy Z Flip 4
- Galaxy Z Fold 3
- Galaxy Z Flip 3
Série Galaxy A
- Galaxy A73
- Galaxy A72
- Galaxy A54
- Galaxy A53
- Galaxy A34
- Galaxy A33
- Galaxy A25
- Galaxy A24
- Galaxy A23
- Galaxy A15 (LTE+5G)
- Galaxy A14 (LTE+5G)
Série Galaxy Tab
- Galaxy Tab S9 FE+
- Galaxy Tab S9 FE
- Galaxy Tab S9 Ultra (Wi-Fi/5G)
- Galaxy Tab S9+ (Wi-Fi/5G)
- Galaxy Tab S9 (Wi-Fi/5G)
- Galaxy Tab S8 Ultra (Wi-Fi/5G)
- Galaxy Tab S8+ (Wi-Fi/5G)
- Galaxy Tab S8 (Wi-Fi/5G)
Série Galaxy F
- Galaxy F54
- Galaxy F34
- Galaxy F15
Com informações de Android Authority, TechRadar, SamMobile, Google, 9to5Google e The Verge
Veja também: Redmi Note 13 Pro 5G: análise do celular da Xiaomi e primeiras impressões
Redmi Note 13 Pro 5G: análise do celular da Xiaomi e primeiras impressões
Mais lidas da semana
- Android
- Android 15
- Galaxy A14
- Galaxy A23 5G
- Galaxy A33
- Galaxy A34
- Galaxy A53
- Galaxy A54
- Galaxy A72
- Galaxy A73
- Galaxy S21
- Galaxy S21 FE
- Galaxy S21 Plus
- Galaxy S21 Ultra
- Galaxy S22
- Galaxy S22 Plus
- Galaxy S22 Ultra
- Galaxy S23
- Galaxy S23 FE
- Galaxy S23 Plus
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy S24
- Galaxy S24 Plus
- Galaxy S24 Ultra
- Galaxy Tab S9
- Galaxy Z Flip 3
- Galaxy Z Flip 4
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Z Fold 3
- Galaxy Z Fold 4
- Galaxy Z Fold 5
- Motorola Razr
- Samsung
- Sistemas Operacionais
- iPhone 14 Plus