Os melhores doramas da Netflix estão cada vez mais populares. Não à toa, a plataforma tem se especializado em fornecer esse formato, que trata de séries de episódios curtos com enredos geralmente voltados ao romance e drama. As obras costumam ser produzidas em países asiáticos como Japão, China, Hong Kong (região autônoma chinesa), Taiwan e Coreia do Sul. É neste último país onde o streaming vermelho tem buscado a maioria de seus títulos, que são chamados de K-dramas.
Na lista a seguir, você confere as 13 principais obras da Netflix que têm atraído notas acima da média entre portais agregadores de críticas como IMDb e Rotten Tomatoes. Em cada tópico há informações sobre enredo, elenco e avaliações da crítica e público. Confira!
📝 Qual melhor concorrente para a Netflix? Confira no Fórum TechTudo
1. Uma Advogada Extraordinária (2023)
Uma Advogada Extraordinária segue na linha do conterrâneo Good Doctor, dorama que inspirou uma versão estadunidense estrelada por Freddie Highmore. Ou seja, vemos uma profissional com autismo mostrando para os colegas de trabalho que sua condição não atrapalha seu desempenho profissional. Estão no elenco Park Eun-bin (O Rei de Porcelana), Kang Tae-oh (O Jogo do Detetive), Kang Ki-young (Tunnel), Jeon Bae-soo (O Lamento) e Baek Ji-won (Vencer na Vida).
A protagonista é Woo Young-woo, uma advogada neurodivergente que possui um QI elevado de 164. Por meio dessa habilidade, Young-woo decifra alguns dos problemas quase insolucionáveis no escritório onde trabalha - além de superar o preconceito. As avaliações são de 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, junto com nota 8,6 no IMDb.
2. A Lição (2022)
A Lição é um drama tenso apimentado com suspense e vingança. Para começar, a temática desta série protagonizada por Song Hye-kyo (Descendentes do Sol) foca nos traumas causados pelo bullying. Junto da atriz estão no cast Lee Do-hyun (18 Outra Vez), Harrison Xu (Grey's Anatomy), Lim Ji-yeon (O Traidor) e Aria Song (Yellowstone). Moon Dong-eun (Song Hye-kyo) é uma professora do ensino básico que, na adolescência, sofreu bullying. Quando ela vai trabalhar na escola onde estudam os filhos dos antigos desafetos, Dong-eun descobre onde eles vivem e planeja uma vingança para acabar com deles. A Lição recebeu aprovação de 83% no Rotten Tomatoes e nota 8,1 no IMDb.
3. Round 6 (2021)
Round 6 é para a televisão o que Parasita (2019) é para o cinema sul-coreano. A produção exclusiva da Netflix se tornou um fenômeno mundial, com uma segunda temporada confirmada ainda sem data de lançamento. O elenco principal é formado por Lee Jung-Jae (Livrai-nos do Mal), Lee Byung-hun (Amor e Outros Dramas), Wi Ha-joon (O Pior do Mal) e Gong Yoo (Invasão Zumbi).
No enredo, um grupo de pessoas endividadas participam de um jogo aparentemente banal, onde os desafios são jogos infantis e o vencedor ganha uma fortuna em dinheiro. Mas eles descobrem que cada erro cometido na disputa pode ser letal. Round 6 ganhou Certificado Fresco no Rotten Tomatoes, com aprovação de 95%, e nota 8,0 no IMDb.
4. Sky Castle (2018)
Investindo no humor satírico, Sky Castle retrata as relações nada éticas da elite sul-coreana com o sistema de ensino do país. Integram o elenco Yum Jung-ah (Medo), Oh Na-ra (Talvez Amor), Lee Tae-ran (A Clínica do Casamento), Yoon Se-ah (Me Derretendo Suavemente) e Kim Seo-hyung (É Tudo Meu).
Um grupo de mulheres ricaças da capital Seoul querem o melhor futuro para os seus filhos, nem que para isso passem por cima de outras pessoas ou sobrecarreguem os próprios herdeiros. Mas para agilizar o que desejam, essas mães estão dispostas a subornar o vestibular sul-coreano para que os filhos sejam aprovados. Sky Castle tem nota 8,5 no IMDb.
5. Vinte e Cinco, Vinte e Um (2022)
Estrelada por Kim Tae-ri (A Criada) e Nam Joo-hyuk (A Noiva de Habaek), Vinte e Cinco, Vinte e Um está no ranking das séries sul-coreanas mais bem avaliadas entre o país. Na trama, que se passa entre os anos 1988 e 2001, a adolescente Na Hee-do (Tae-ri) tem o sonho de ser uma esgrimista famosa. O plano é mudado quando uma crise econômica abala a Coreia do Sul e ela é forçada a mudar de escola. Ao ser transferida para uma outra instituição, ela conhece Baek Yi-jin (Joo-hyuk), um jovem trabalhador e tão sonhador como Hee-do. Vinte e Cinco, Vinte e Um tem nota 8,6 no IMDb e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes.
6. Vincenzo (2021)
O mundo dos doramas não está indiferente a outros subgêneros conhecidos no ocidente, como os filmes de máfia. Logo, Vincenzo traz o universo das famílias criminosas e sotaques italianos para a realidade da Coreia do Sul. Song Joong-ki (Descendentes do Sol), Jeon Yeo-bin (Anomalia), Taecyeon (Bate Coração) e Jo Han-chul (The Moon) estão no elenco.
Vincenzo Cassano (Joong-ki) é um jovem que nasceu na Coreia do Sul, mas foi adotado por um casal italiano. No país de seus tutores, ele se tornou um advogado alinhado com a mafia. Após a morte do patriarca dos Cassano, Vincenzo volta ao país natal decidido a botar a mão em uma fortuna. O problema é que o dinheiro está na área subterrânea de um prédio cujo os moradores estão prestes a serem despejados. Vincenzo tem nota 8,4 no IMDb.
7. Pousando no Amor (2019)
A rivalidade geopolítica entre as duas Coreias (Sul e Norte) serve como pano de fundo do dorama Pousando no Amor. O enredo tem os atores Hyun Bin (Jardim Secreto), Son Ye-jin (Algo na Chuva), Seo Ji-Hye (O Beijo do Destino), Kim Jung-hyun (Mr. Queen), Yang Kyung-won (Receita para o Adeus) e Yoo Su-bin (O Acordo).
Na trama, a empresária sul-coreana Yoon Se-ri (Ye-jin) sofre um acidente em um passeio de parapente e vai parar na Coreia do Norte, país vizinho controlado pelo regime socialista. Por acaso, ela conhece o oficial do exército Ri Jeong-hyeok (Bin), que esconde a empresária para salvá-la, mas aos poucos sente por ela um desejo bem maior que a solidariedade. A nota de Pousando no Amor no IMDb é de 8,7, enquanto a aprovação no Rotten Tomatoes é de 100%.
8. Flor do Mal (2020)
Para quem quer sair do romance e entrar no território do suspense e mistério, Flor do Mal é uma das recomendações disponíveis na Netflix. A trama é estrelada por Lee Joon-Gi (Crônica de Arthdal), Moon Chae-Won (Payback), Seo Hyun-woo (Agência de Celebridades), Choi Young-joon (Cães de Caça) e Choi Dae-hoon (Um Advogado por um Dólar). Cha Ji-won (Chae-won) é uma detetive casada com Baek Hee-sung (Joon-gi), um homem que pouco fala do seu passado. Quando resolve investigar a vida de seu marido, Ji-won descobre fatos perturbadores sobre ele, que o conecta a estranhos assassinatos. A trama possui nota 8,6 no IMDb.
9. Hometown Cha-Cha-Cha (2021)
Esta é uma nova versão do filme de comédia romântica Mr. Handy, Mr. Hong (2004), famoso na Coreia do Sul. O remake apresenta no elenco Shin Min-a (O Gosto da Vingança), Kim Seon-ho (Na Direção do Amor) e Kim Young-ok (Round 6).
A dentista Yoon Hye-jin (Min-a) quer mudar a rotina e decide abrir seu consultório em uma pequena cidade litorânea. É no novo local onde ela conhece Hong Du-sik (Kim Seon-ho), o faz-tudo da área e que sempre está disposto a ajudar os outros. A diferença social entre os dois em nada atrapalha a paixão que surge mutuamente. No IMDb, o dorama possui nota 8,4; no Rotten Tomatoes, a aprovação é de 94%.
10. Profecia do Inferno (2021)
Pelo nome e pela foto abaixo, percebe-se que Profecia do Inferno não tem um pingo de romance ou drama no enredo. A atração de terror foca no surgimento de monstros implacáveis que quer arrastar a humanidade para o inferno. No meio da desordem, uma seita religiosa surge para complicar ainda mais a vida das vítimas. Yoo Ah-in (#Alive), Kim Hyun-joo (Watcher), Jeong Min Park (Decisão de Partir) e Won Jin-ah (A Era da Escuridão) estão no elenco dessa série que tem nota 6,6 no IMDb e Certificado Fresco de 97% no Rotten Tomatoes.
11. Tudo Bem Não Ser Normal (2020)
Deixando o inferno de lado e voltando para o drama, Tudo Bem Não Ser Normal toca em temas mais emotivos e intimistas, o que lhe rendeu uma colocação na lista de Melhores Séries de TV de 2020 no jornal The New York Times. Estão no elenco Kim Soo-hyun (Meu Amor das Estrelas), Seo Ye-Ji (Véspera), Oh Jung-se (A Ligação) e Park Gyuyoung (Sweet Home).
Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun) é um cuidador que trabalha em clínicas para enfermos mentais. Em um de seus trabalhos ele conhece Ko Moon-young (Seo Yea-ji), uma escritora de livros infantis que possui transtorno de personalidade antissocial. Moon-young demonstra afeição por Gang-tae, mas este procura se manter distante dos demais, cuidando apenas do irmão mais novo, que possui autismo. O K-drama conquistou nota 8,6 no IMDb.
12. Mr. Sunshine - Um Raio de Sol (2018)
O drama de época Mr. Sunshine - Um Raio de Sol se destaca pelo olhar histórico sobre o Grande Império Coreano (1897 – 1910), período anterior à separação dos países do Norte e Sul. Estão no elenco Lee Byung-hun (Eu Vi o Diabo), Kim Tae-ri (A Criada), Yoo Yeon-Seok (Investimento de Risco) e Yo-Han Byun (Hansan: Dragão Ascendente).
Quando criança, durante o século 19, Choi Yoo-jin (Lee Byung-hun) é levado da Coreia para os Estados Unidos. Já crescido, ele retorna ao país de origem e conhece Go Ae-shin (Kim Tae-ri), uma nobre de família rica do país asiático. O amor dos dois ocorre no meio de tensões políticas no Império Coreano, como a tentativa estrangeira de colonizar a Coreia. A série tem avaliação de 8,7 no IMDb.
13. Extracurricular (2020)
Para finalizar, um drama adolescente com um pé na criminalidade. Extracurricular é estrelado por Kim Dong-hee (Sky Castle) no papel de Oh Jisoo, um jovem universitário endividado que não possui recursos para se manter estudando. Logo, ele tem a ideia de entrar em um esquema criminoso para conseguir dinheiro fácil. No entanto, o negócio pode ruir quando uma colega de Kim interfere na sua vida. Jung Da-bin (Live On), Park Ju-Hyun (Detetive Zumbi), Nam Yoon-soo (O Rei de Porcelana) e Nam Yoon-su (Maternidade) formam o elenco principal. O K-drama possui nota 7,6 no IMDb.
Com informações de IMDb, Netflix, New York Times e Rotten Tomatoes
Veja também: descubra seis truques para usar na Netflix
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!