Jogos de construir, reformar e decorar casas estão em alta com o lançamento recente de House Flipper 2 para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S. Mas, de certa forma, esse estilo de jogo nunca saiu de moda, como os fãs de construir casas em The Sims 4 podem afirmar. O gênero de simulador é ideal para os usuários que não desejam lidar com a pressão em games, como inimigos, reações rápidas ou limites de tempo, permitindo uma experiência mais relaxante enquanto ainda mantêm um bom nível de desafio. Por isso, o TechTudo preparou uma lista com os 12 melhores jogos de decorar e construir casas para baixar agora.
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
Nesta lista iremos focar em jogos nos quais as mecânicas de construção estão no centro da gameplay. Por este motivo não mencionaremos games de sobrevivência como Sons of the Forest, Ark: Survival Evolved ou mesmo Terraria nos quais a construção de casas se torna uma necessidade como uma forma de abrigo para se proteger de ameaças. No entanto, para jogadores que estejam de fato procurando um pouco de ação misturada com a jogabilidade de construção os títulos mencionados podem ser boas opções.
1. The Sims 4 (PS4, XB, PC, Mac)
A clássica série de simulador de vida The Sims da Electronic Arts permite que usuários criem personagens, acompanhem e interajam com seu dia a dia, escolhendo empregos, relacionamentos e mais. O jogo dá a chance também de decorar as casas de seus Sims da forma que achar melhor, desde que haja dinheiro na conta para pagar pelas compras. A decoração pode ir além com a possibilidade de derrubar paredes e construir sua própria casa dos sonhos. Vale a pena apontar que The Sims 4 está gratuito nos consoles e PC.
2. House Flipper 2 (PS5, XBSX/S, PC)
A sequência do game que virou febre nos PCs, House Flipper 2 está disponível agora nos computadores e consoles desafiando jogadores a reformarem casas em péssimo estado na vizinhança de Pinnacove. Em House Flipper 2 seu objetivo é comprar casas e torná-las adequadas para revenda, limpando a sujeira deixada pelos últimos inquilinos, demolindo ou erguendo paredes, pintando o ambiente e mais, tudo através de uma roda de ferramentas acessíveis no game em primeira pessoa.
Uma vez reformada a casa, é possível decorar com móveis, plantas, quadros e mais itens que possam ajudar no visual do local para venda. Há ainda a opção de jogar em modo "Sandbox" apenas para relaxar, sem limitações.
3. Animal Crossing: New Horizons (SW)
A franquia Animal Crossing, da Nintendo, traz games com pegada social em que jogadores vivem em uma ilha com habitantes animais enquanto tentam pagar um empréstimo pela compra de sua casa. Durante o game os usuários podem realizar pequenas tarefas para os habitantes que darão recompensas, como itens de decoração, móveis e papéis de parede que podem ser usados para decorar sua casa. Há também a opção de realizar trabalhos para ganhar dinheiro, como pescaria, desenterrar fósseis e mais.
Ao pagar seus empréstimos, é possível adquirir novas dívidas para ampliar sua casa até o tamanho máximo. Animal Crossing: New Horizons foi além da decoração da casa ao permitir que os usuários decorem toda sua ilha e convidem amigos para visitá-la e fazer brincadeiras como brincar de pega-pega.
4. Design dos Sonhos (And, iOS)
Neste game mobile gratuito para Android e iPhone (iOS) a construção de casas anda lado a lado com uma gameplay de "Combinar três", no estilo de Candy Crush Saga. Jogadores terão que reformar uma casa antiga cômodo por cômodo, desde as paredes, chão e teto até móveis e decoração. Porém, para realizar essa missão os usuários precisarão de "Pontos de Memória", os quais podem ser obtidos ao jogar partidas de um quebra-cabeça em que é preciso combinar três peças iguais. Ao obter pontos o bastante no quebra-cabeça, o jogador pode usá-los para pagar por itens da casa.
5. Minecraft (PS4, XB, SW, And, iOS, 3DS, Vita, PC, Mac)
Normalmente conhecido pela sua gameplay de aventura e sobrevivência, Minecraft é um jogo que também atrai fãs de construção em seu modo "Criativo", o qual não tem perigos ou limitações de blocos. Apesar de não ter sido feito inicialmente para criar casas, Minecraft se tornou bastante popular entre os usuários interessados em criar casas modernas, mansões, castelos e mais.
Apesar de oferecer itens decorativos como quadros e plantas, os jogadores precisam ser criativos para combinar objetos para criar móveis, como um poste de cerca e uma placa de pressão para criar uma mesa ou uma escada com placas para criar cadeiras, por exemplo. O game pode ser jogado também em multiplayer com amigos em várias plataformas graças ao suporte a crossplay.
6. Hometopia (PC)
Neste jogo em acesso antecipado bastante semelhante a House Flipper, os jogadores podem construir e reformar casas através de um sistema de trabalhos no qual clientes encomendam certos serviços para o usuário. Por não ter sido lançado oficialmente, o jogo ainda não está completo. Mas já conta com um modo carreira e muitas opções de móveis e atividades para começar sua construção. Um dos principais diferenciais do game é que ele permite jogar cooperativamente em multiplayer com até quatro amigos, algo ainda ausente em outras séries.
7. Design Casa - Cidade Moderna (And)
Este é mais um game para Android que mistura quebra-cabeça de combinar três peças com decoração. Design Casa - Cidade Moderna leva os jogadores para fazerem o trabalho de um designer de interiores na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ao lado da designer Chloe e seu sócio Liam, os usuários poderão personalizar a decoração de apartamentos escolhendo paredes, chão, janelas, móveis, plantas e mais. Cada item a ser adicionado à casa possui um custo em moedas que precisa ser obtido através dos minigames de combinar três peças estilo Candy Crush Saga.
8. Home Design Story (iOS)
Um pouco diferente dos outros jogos, Home Design Story para iPhone apresenta um visual isométrico, no qual o jogador vê toda a casa por uma visão inclinada, semelhante ao game The Sims 4. O jogo possibilita escolher a decoração de cada cômodo da sua casa com itens de vários estilos como retrô, déco, vintage e mais. Para adquirir os itens é preciso conquistar moedas, porém, não há minigames: aqui é preciso realizar pequenas tarefas para obtê-las, além de também poderem ser compradas com dinheiro de verdade. Há ainda um elemento social que permite visitar as casas dos seus amigos para ver o que eles estão fazendo na decoração.
9. Builder Simulator (PS4, XB, PC)
Para os jogadores que queiram realmente ir fundo na simulação de construção, Builder Simulator é sua melhor escolha. Este simulador permite construir uma casa do zero, desde a planta e fundação até misturar o cimento, colocar os tijolos para erguer as paredes, nivelar janelas e mais. Uma vez terminada a casa, basta decorá-la tanto por dentro quanto por fora e compartilhar o resultado de sua casa dos sonhos com o resto da comunidade do game.
10. Irmãos à Obra: Hora da Reforma (And, iOS)
Baseado no reality show de TV Irmãos à Obra (Property Brothers), os jogadores poderão reformar casas com uma jogabilidade semelhante ao jogo Design dos Sonhos misturada com quebra-cabeça. A gameplay de reforma e decoração exige moedas que podem ser obtidas jogando um puzzle ainda mais simples do que "Combinar três", já que basta tocar em qualquer bloco que tenha pelo menos um outro bloco da mesma cor adjacente.
Um grande diferencial neste game para Android e iPhone (iOS) é a presença dos comentários dos apresentadores, os irmãos Drew e Jonathan, que oferecem dicas reais de decoração que parecem saídas diretamente do programa de TV.
11. Landlord's Super (PC)
Um simulador bastante profundo tanto de construção como de vida real, em Landlord's Super o objetivo do jogador é adquirir uma boa propriedade, reformá-la e alugá-la para ganhar dinheiro. No entanto, o game vai muito além disso. O jogo se passa no Reino Unido nos anos 80 e oferece uma gameplay de mundo aberto em primeira pessoa no qual o usuário pode andar pela cidade e realizar vários trabalhos para ganhar dinheiro e investir em reformas.
Há até mesmo trabalhos ilegais que podem levar você à prisão por algum tempo. A jogabilidade de simulação em Landlord's Super toma boa parte do tempo, mas ao chegar na construção o game vai fundo nos detalhes assim como Builder Simulator.
12. Hotel Renovator (PS4, XB, PC)
Semelhante a House Flipper 2, este simulador oferece uma experiência em primeira pessoa na qual os jogadores precisam limpar e redecorar quartos de um hotel deixado pela sua família. Constantemente os hóspedes enviarão pedidos sobre o que querem nos quartos e atender suas necessidades também ajudará a aumentar o prestígio do hotel com avaliações de 5 estrelas.
É possível até mesmo realizar grandes expansões como piscina e restaurante. Algo curioso é que o game também conta com uma narrativa que se revela de maneira indireta através de itens encontrados pelo hotel.
The Sims 4: cinco destaques da expansão Gatos e Cães
Mais lidas da semana
- Android
- Animal Crossing: New Horizons
- Ark: Survival Evolved
- Candy Crush Saga
- Electronic Arts
- Home Design Story
- House Flipper
- House Flipper 2
- Jogos
- Jogos casuais
- Jogos de aventura
- Jogos de ação
- Jogos de raciocínio
- Jogos simuladores
- Minecraft
- Nintendo
- Nintendo Switch
- PS5
- Playstation
- Sistemas Operacionais
- Sons of the Forest
- Steam
- Terraria
- The Sims 4
- Videogames
- Xbox Series S
- Xbox Series X
- iOS
- iPhone
- iPhone 14 Plus